Arroz de Forno com Feijão e Vegetais

Esse Arroz de Forno com Feijão e Vegetais é delicioso! Para fazer, você só precisa misturar tudo em uma travessa e levar para assar. Prático, fácil e nutritivo, é uma ótima maneira de variar o uso do arroz com feijão. Além disso, é uma boa opção de almoço ou janta para o dia a dia.

arroz de forno com feijão e vegetais servido no prato com abacate e salsinha

Já falei aqui que sou fã da dupla “arroz + feijão”. Alimentos de fácil acesso no Brasil todo, combinam muito bem entre si e ainda ainda formam uma refeição completa, oferecendo todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa. E eu gosto bastante de criar novas maneiras de apresentar os dois ingredientes juntinhos, dando uma carinha diferente para ampliar as opções e variar ao longo das semanas.

Esse Arroz de Forno com Feijão e Vegetais é uma das maneiras que mais gosto de consumir o arroz com feijão e também, sem dúvidas, uma das mais simples de preparar. Não tem erro! A gente só precisa adicionar todos os ingredientes em uma travessa ou assadeira apta para uso em fornos, cobrir e levar para assar.

passo a passo do arroz de forno com feijão e vegetais

Depois do tempo de forno, está pronto para servir. Você pode deixar da maneira que está ao sair do forno, mas eu ainda gosto de pegar um garfo e espalhar, assim como normalmente fazemos com o arroz que cozinha na panela. Caso queira ver o passo a passo da receita em vídeo, dê o play abaixo. A receita começa a partir do minuto 1:10.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Ingredientes simples e acessíveis

Como o nome da receita já diz, esse prato é composto por arroz, feijão e vegetais variados. Para cozinhar, usamos caldo de legumes caseiro e molho de tomate assado, que proporcionam um sabor especial junto com os outros temperos secos usados. Todos os ingredientes são bem simples de encontrar.

Alguns detalhes sobre a receita:

  • Use o arroz integral cru. Ele pode estar demolhado ou apenas lavado, conforme a sua preferência. Entretanto, sugiro que você use o arroz integral na receita, pois ele apresenta um tempo específico de cozimento, assim como a quantidade de líquido. O uso do arroz branco ou negro, por exemplo, trará diferentes resultados.
  • O feijão deve já estar cozido para a receita. Usamos o preto, mas qualquer tipo de feijão serve.
  • Usamos um mix de vegetais que gostamos e achamos que combinam entre sim, mas você pode variar com o que preferir ou tiver em casa. Sugiro que cuide para manter a mesma proporção para que tudo cozinhe bem.
  • Para temperar, usamos chili em pó (numa versão suave), páprica defumada, alho em pó e pimenta-do-reino. Os temperos podem ser alterados, mas o resultado será diferente. Caso você resolva mudar, comece com temperos que você já saiba usar, já que não é possível provar ao longo do cozimento no forno.
  • Os líquidos que cozinham os outros ingredientes são o caldo de legumes caseiro e o molho de tomate assado. Clicando neles, você encontra a receita que usamos para o preparo de cada um. O caldo de legumes pode ser substituído por água e o molho de tomate assado por qualquer outro molho de tomate, entretanto, haverá leve alteração no sabor final do prato.

arroz de forno com feijão e vegetais servido na travessa

Fácil de adaptar e variar

Apesar de parecer que eu esteja insistindo para que você siga a receita (porque eu acho ela uma delícia assim), saiba que ela é bem simples de criar novas versões usando o que você tiver em casa. Um exemplo simples é usar grão de bico no lugar do feijão. Ervilhas frescas ou congeladas no lugar do milho também caem super bem. Quer uma versão mais apimentada? Aposte em pimentas. E, claro, temperos diferentes podem dar uma cara totalmente nova para o prato.

arroz de forno com feijão e vegetais servido no prato com abacate e salsinha

Esse Arroz de Forno com Feijão e Vegetais é uma delícia por si só, perfeito como almoço ou janta. Cai bem tanto no fim de semana como no dia a dia, inclusive como opção para a marmita de trabalho. Eu gosto ainda de espremer um limão por cima, jogar ervas frescas como salsinha e coentro e servir com abacate.

Confira também outras receitas variando o uso do arroz com feijão:

Receita de Arroz de Forno com Feijão e Vegetais:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Arroz de Forno com Feijão e Vegetais


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 10 min
  • Cook Time: 60 min
  • Total Time: 70 min
  • Yield: 4 - 6 porções 1x

Description

Esse Arroz de Forno com Feijão e Vegetais é delicioso! Para fazer, você só precisa misturar tudo em uma travessa e levar para assar. Prático, fácil e nutritivo, é uma ótima maneira de variar o uso do arroz com feijão. Além disso, é uma boa opção de almoço ou janta para o dia a dia.


Scale

Ingredients

  • 1 cebola média picada
  • 1/2 xícara de milho
  • 1/2 xícara de pimentão vermelho picado
  • 1 xícara de couve flor cortada em pedaços pequenos
  • 1 xícara de arroz integral cru (demolhado ou não)
  • 2 + 1/2 xícaras de feijão preto (ou outro) cozido e escorrido
  • 2 xícaras de caldo de legumes caseiro (ou água)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 + 1/2 colher (chá) de chili em pó
  • 1/4 de colher (chá) de páprica defumada
  • 1/2 colher (chá) de alho em pó
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara de molho de tomate assado (ou outro)

Instructions

  1. Preaqueça o forno a 200 graus.
  2. Em uma travessa ou assadeira apta para o forno (usamos uma de 22x15x6 cm), adicione a cebola picada, o milho, o pimentão vermelho picado e a couve flor e misture. Em seguida, adicione o arroz integral cru e o feijão cozido. Misture novamente e reserve.
  3. Em um recipiente separado, adicione o caldo de legumes caseiro, o sal, o chili em pó, a páprica defumada, o alho em pó, a pimenta-do-reino e misture bem. Adicione, então, o molho de tomate assado e misture novamente.
  4. Distribua os líquidos na travessa, de modo a cobrir todos os ingredientes. Misture com uma espátula ou colher. É importante que o líquido toque todos os ingredientes na travessa.
  5. Cubra a travessa com papel alumínio (se quiser, use ainda um pedaço de papel manteiga por baixo do papel alumínio) e leve para assar no forno preaquecido por 1 hora.
  6. Passado o tempo de forno, espere alguns minutinhos antes de retirar o papel alumínio. Em seguida, retire e, com um garfo, mexa para soltar os grãos. Caso queira, misture ervas frescas, como salsinha ou coentro, e sirva.

Notes

O caldo de legumes caseiro fornece mais sabor ao preparo. Porém, caso você não tenha ou não queira fazer, pode usar água no lugar. Ajuste os temperos caso achar necessário. Já o molho de tomate assado pode ser substituído pelo molho de tomate da sua preferência.

Você pode usar o tipo de feijão que preferir, mas, para a receita, recomendo o uso do arroz integral, visto que outros tipos de arroz demandam diferentes quantidades de líquido para cozinhar, bem como diferentes tempos de cozimento.

Sobras podem ser armazenadas na geladeira por 3 a 4 dias ou congeladas por até 3 meses.

Para mais informações, leia a publicação completa.

  • Category: Prato Principal
  • Method: Assado
  • Cuisine: Vegetariana, Vegana, Saudável

Keywords: arroz com feijão, arroz de forno, vegano, vegetariano, assado, simples, prático, fácil, dia a dia, almoço, janta

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Arroz de Forno com Feijão e Vegetais para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

arroz de forno com feijão e vegetais servido na travessa

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*