Batatas Gratinadas ao Creme de Alho Vegano

batatas gratinadas ao creme de alho vegano em uma travessa

Batatas Gratinadas ao Creme de Alho Vegano… Seria um sonho?

Pare tudo o que estiver fazendo e salve essa receita. Depois faça a receita e me conte o que achou. Por que isso, Bruna? Então… Esse é um dos pratos mais deliciosos que já comi na vida. Quem não gosta de batatas, né? Pode me levar a sério quando eu digo que essa é a melhor maneira de comer batatas. (E, sim, eu amo batata frita, batata no forno, purê de batatas etc.)

batatas gratinadas ao creme de alho vegano servidas em um prato

A versão tradicional (não vegana) de batatas gratinadas é normalmente cheia de derivados de leite (manteiga, creme de leite e queijos). Em um primeiro momento, parece ser difícil substituir tudo isso, mas garanto que é mais simples do que parece. E, sim, fica muito, muito melhor. Nessa versão, também usamos o alho, e, garanto, ele dá um toque todo especial ao prato.

batatas gratinadas ao creme de alho vegano servidas em um prato

Talvez alguns ingredientes da receita sejam novidades para alguns de vocês, então vamos lá:

  • O leite de amêndoas é um dos melhores leites vegetais por causa de sua neutralidade. Se quiser substituir, recomendo o uso de outro leite vegetal neutro, como o leite de castanha de caju.
  • A levedura nutricional (ou nutritional yeast) é a levedura Saccharomyces cerevisiae desativada. Rica em nutrientes, é uma ótima fonte de aminoácidos e vitaminas do complexo B (inclusive é normalmente enriquecida com B12 de origem não-animal). É opcional na maioria das receitas, porém proporciona um sabor ótimo e comumente remetendo ao de queijos. Dê preferência para as que estejam em forma de flocos (e não pó).
  • Por fim, o parmesão vegano nada mais é do que uma “farofa” de castanhas temperada com alguns temperos. A que eu faço leva apenas 4 ingredientes e menos de 3 minutos para ficar pronta. O prato fica bem mais delicioso com ela.

batatas gratinadas ao creme de alho vegano servidas em um prato

Essa receita foi inspirada em uma do livro Minimalist Baker’s Everyday Cooking (um dos meus livros preferidos de culinária vegana!).

Como Fazer Batatas Gratinadas ao Creme de Alho Vegano:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Batatas Gratinadas ao Creme de Alho Vegano


  • Author: Bruna, blog PLANTTE
  • Prep Time: 20 minutos
  • Cook Time: 1 hora
  • Total Time: 1 hora e 20 minutos
  • Yield: Serve 4 pessoas 1x

Description

Esse Gratinado de Batatas ao Creme de Alho Vegano é uma explosão de sabores, simples de ser preparado e uma ótima opção de prato para servir em datas especiais.


Scale

Ingredients

  • 4 dentes de alho, picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • pitada generosa de pimenta do reino
  • 1 colher (sopa) de polvilho doce
  • 1 1/2 xícara de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal neutro)
  • 1/2 xícara de caldo de legumes caseiro
  • 4 colheres (sopa) de levedura nutricional (nutritional yeast) em flocos
  • 600 gramas de batata branca
  • 1/4 de xícara de parmesão vegano
  • 1/4 de colher (chá) de páprica defumada

Instructions

  1. Em uma panela, adicione o azeite de oliva, o alho picado, o sal e a pimenta. Refogue em fogo médio por aproximadamente 2 minutos ou até ficar levemente dourado, mexendo sempre.

  2. Adicione o polvilho doce aos poucos, mexendo bem com um fouet. Cozinhe por 1-2 minutos.

  3. Adicione o leite de amêndoas aos poucos, ainda mexendo com o fouet para que fique bem incorporado. Quando tiver colocado todo o leite de amêndoas, adicione o caldo de legumes caseiro e misture.

  4. Reduza para fogo baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos, até engrossar, mexendo sempre.

  5. Desligue o fogo e remova a panela do fogão. Adicione a mistura a um liquidificador e adicione a levedura nutricional (nutritional yeast) e mais sal e pimenta, caso ache necessário. Bata até obter um creme homogêneo. Prove e ajuste os sabores conforme seu paladar. O creme deve ficar salgado e bem temperado, pois ele irá temperar também as batatas.

  6. Unte uma travessa com um pouco de azeite de oliva. Adicione metade da quantidade de batatas e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Mexa a travessa para distribuir bem. Em seguida, adicione metade do parmesão vegano.

  7. Adicione o restante das batatas (a quantidade que entrar na travessa!) e, de novo, tempere com uma pitada de sal e pimenta e mexa levemente para distribuir os temperos. Adicione, então, o restante do parmesão vegano.

  8. Distribua o creme na travessa, por cima das batatas. O creme deve cobrir todas as batatas, então, caso algumas tenham ficado para fora, remova-as (precisamos do creme para cozinhar as batatas!). Se desejar, polvilhe páprica por cima.

  9. Cubra a travessa com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Depois, remova o papel alumínio e asse por mais 40 minutos. As batatas estarão prontas quando estiverem macias (você pode inserir uma faca para testar) e o topo estiver dourado e borbulhando.

  10. Remova do forno e deixe esfriar por 5 a 10 minutos antes de servir. Sirva com  temperos verdes frescos e mais páprica e parmesão vegano, caso desejar.

Notes

O polvilho doce pode ser substituído por farinha de trigo branca, caso você não tenha problemas com o consumo de trigo ou glúten.

  • Category: Prato Principal
  • Method: Assado
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana

Keywords: batatas gratinadas ao creme de alho vegano, gratinado de batatas, creme de alho vegano

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas????

Quer salvar a receita dessas Batatas Gratinadas ao Creme de Alho Vegano para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

batatas gratinadas ao creme de alho vegano em uma travessa

2 Comments

  1. ANTONIO LUCAS

    O molho não deu pra cobrir tudo. Ficou muito pouco. Ou eu q coloquei muita batata kkkk

    Tô esperando vou ver se assa direito

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*