Bolinho de Mingau de Aveia com Mirtilo

O Bolinho de Mingau de Aveia com Mirtilo é uma ótima opção de café da manhã ou lanche saudável. Delicioso, simples e fácil de fazer, é ainda vegano, sem glúten e sem açúcar.

bolinho de mingau de aveia com mirtilo

Para quem conhece o Plantte (ou nos acompanha no Instagram ou no YouTube), não é surpresa o tanto que gostamos de aveia e usamos ela no dia a dia. A aveia é um alimento barato, acessível (você encontra em qualquer mercadinho) e cheinho de nutrientes. Mas, claro, nosso foco aqui está em todas as delícias super simples em que ela é transformada. Esse Bolinho de Mingau de Aveia com Mirtilo é mais uma delas.

É super simples de fazer

Os ingredientes, além da aveia em flocos grossos (que pode ser sem glúten, caso você precise), são basicamente banana, especiarias, fermento em pó (eu gosto do nosso fermento químico caseiro), mirtilos e água. Não vai leite, de vaca ou vegetal, nem ovo, nem farinha de qualquer tipo, nem açúcar.

Além disso, em questão de 5 minutos, você mistura todos os ingredientes e leva para assar. Não tem mistério. Basta misturar tudo em uma vasilha. Caso queira ver o modo de preparo em vídeo, confira abaixo a partir do minuto 3:18. Tudo também está bem descrito no fim da página.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Não precisa de acompanhamentos

Ele é ótimo por si só, sem adição de mais nada. Porém, claro, se quiser algo com mais cara de docinho (afinal, estamos falando de um bolinho), geleia de mirtilo combina muito bem. Ou qualquer outra geleia. Outras opção são pasta de amendoim ou de castanha de caju, por exemplo.

bolinho de mingau de aveia com mirtilo

O Bolinho de Mingau de Aveia com Mirtilo não é do tipo fofinho – como o nome já diz, ele lembra um mingau, só que assado. Fica molhadinho, mas ao mesmo tempo firme. Eu adoro assim, especialmente como um café da manhã super prático e tenho sempre algumas unidades no congelador. Para descongelar, basta aquecer no forno ou no microondas.

bolinho de mingau de aveia com mirtilo

Outras receitas relaciondas:

Receita de Bolinho de Mingau de Aveia com Mirtilo:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Bolinho de Mingau de Aveia com Mirtilo


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 5 min
  • Cook Time: 20 min
  • Total Time: 25 min
  • Yield: 6 bolinhos 1x

Description

O Bolinho de Mingau de Aveia com Mirtilo é uma ótima opção de café da manhã ou lanche saudável. Delicioso, simples e fácil de fazer, é ainda vegano, sem glúten e sem açúcar.


Scale

Ingredients

  • 1 banana grande bem madura (aproximadamente 110 gramas, sem casca)
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de aveia em flocos grossos (sem glúten se necessário)
  • 1/3 de xícara de mirtilos frescos

Instructions

  1. Preaqueça o forno a 180 graus e prepare uma forma de muffins ou cupcakes com 6 cavidades de tamanho médio. Reserve.
  2. Em uma vasilha grande, adicione a banana e, com um garfo ou amassador de batatas, amasse até que ela vire um purê.
  3. Adicione a canela em pó, o gengibre em pó, o sal e o fermento em pó e misture. Em seguida, adicione a água e misture novamente.
  4. Incorpore, então, a aveia em flocos grossos e os mirtilos.
  5. Distribua a massa igualmente nas 6 cavidades da forma de muffins reservada.
  6. Leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que os bolinhos fiquem firmes e com as bordas douradas. O tempo varia de forno para forno, então preste atenção.
  7. Espere esfriar antes de desenformar para não quebrar. Transfira para uma grade de resfriar para que os bolinhos esfriem completamente. Eles ficam mais firmes com o tempo.

Notes

Os bolinhos podem ser armazenados em um pote fechado por até 3 dias em temperatura ambiente ou uma semana na geladeira. Você também pode congelar por até 3 meses. Para descongelar, basta aquecer no forno ou no microondas.

Caso use mirtilos congelados, deixe eles no freezer até o momento de misturar na massa e, quando estiverem incorporados, leve rapidamente para assar. Dessa forma evitamos que a umidade interfira na massa.

  • Category: Café da Manhã, Lanche, Doces
  • Method: Assado
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana

Keywords: bolinho de mingau, mingau assado, vegano, sem glúten, sem trigo, sem açúcar, sem ovo, sem leite, sem lactose, fit, bolo vegano, bolinho de aveia, simples, muffin, rápido, fácil

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Bolinho de Mingau de Aveia com Mirtilo para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

bolinho de mingau de aveia com mirtilo

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*