Bolo de Chocolate Vegano Simples com Calda

Esse Bolo de Chocolate Vegano Simples com Calda é muito fácil de ser preparado. Feito com ingredientes comuns e acessíveis, fica super fofinho e gostoso. Não tem erro! É uma ótima opção de lanche ou doce para servir para a família e amigos.

bolo de chocolate vegano simples e fofinho com calda de chocolate e nibs de cacau

Eu amo esse Bolo de Chocolate. Ele é bem tradicional, feito em uma única vasilha e com ingredientes acessíveis em qualquer canto do país. É muito gostoso! Perfeito para veganos e não veganos, já que fica tão fofinho que você nem percebe que não é a versão com ovos e leite. Não precisamos de nada disso aqui.

Os ingredientes são basicamente farinha de trigo, açúcar, cacau em pó, azeite (ou qualquer óleo vegetal) e água. Utilizamos também fermento, vinagre e bicarbonato de sódio. Nada de ovos ou qualquer substituto comumente usado na culinária vegana aqui. Isso mesmo, nada de linhaça, chia ou purê de maçã. Além disso, esse bolo também não leva leite, nem de vaca, nem vegetal. Por isso que digo que qualquer pessoa pode fazer esse bolo e que, provavelmente, já vai ter todos os ingredientes em casa. Sem desculpas!

bolo de chocolate vegano simples e fofinho com calda de chocolate e nibs de cacau

E ele fica uma fofura só! Bem fofinho mesmo, como mostro na foto acima.

Para fazer é muito simples, como já mencionei. Basta misturar os ingredientes e levar para assar. Tudo em uma tigela, não precisa usar liquidificador e muito menos batedeira. A receita está descrita em detalhes mais abaixo na página, mas você também pode conferir o vídeo da receita aqui:

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Ele fica muito saboroso por si só, sem nenhuma cobertura mesmo. Mas, caso queira incrementar o bolo, uma calda de chocolate vegana e muito simples também é uma ótima opção. Eu faço com açúcar, cacau em pó, água e um pouco de óleo de coco. O modo de preparo está demonstrado no vídeo e as medidas exatas descritas mais abaixo. Usei ela e, por cima, ainda acrescentei um pouco de nibs de cacau.

Você também pode usar como cobertura esse brigadeiro vegano, por exemplo, ou até mesmo chocolate derretido. O que preferir.

bolo de chocolate vegano simples e fofinho com calda de chocolate e nibs de cacau

Para uma versão sem trigo e sem glúten, confira esse Bolo Vegano de Chocolate Sem Glúten.

Como Fazer Bolo de Chocolate Vegano Simples:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Bolo de Chocolate Vegano Simples com Calda


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 5 min
  • Cook Time: 55 min
  • Total Time: 60 min
  • Yield: 8 pedaços médios 1x

Description

Esse Bolo de Chocolate Vegano Simples com Calda é muito fácil de ser preparado. Feito com ingredientes comuns e acessíveis, fica super fofinho e gostoso. Não tem erro! É uma ótima opção de lanche ou doce para servir para a família e amigos.


Scale

Ingredients

Bolo de Chocolate Vegano

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara (ou cristal)
  • 1 xícara de água (em temperatura ambiente)
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal)
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
  • 1 colher (chá) de vinagre de maçã

Calda de Chocolate Vegana

  • 1 xícara de açúcar demerara (ou outro)
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco

Instructions

Bolo de Chocolate Vegano

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma de bolo. Eu uso uma de 20 cm de diâmetro com um furo no meio. Reserve.
  2. Em uma vasilha grande, peneire a farinha de trigo, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento químico em pó e o sal. Em seguida, adicione o açúcar demerara e misture.
  3. Adicione a água e o azeite (ou outro óleo vegetal) e misture bem, até obter uma massa lisa. Adicione o extrato e baunilha (opcional) e o vinagre de maçã e incorpore.
  4. Distribua a massa na forma previamente preparada e reservada. Leve o bolo para assar por cerca de 55 minutos*. Para saber se está pronto, insira um palito. Ele deverá sair seco.
  5. Tire do forno, deixe esfriar e desenforme. Distribua a cobertura quando o bolo estiver frio.

Calda de Chocolate Vegana

  1. Adicione o açúcar, o cacau em pó e a água em uma panela e fogo médio e misture. Quando levantar fervura, adicione o óleo de coco e continue mexendo até obter a consistência desejada. Você pode testar em uma louça fria: pingue um pouco da calda e, se estiver consistente, estará pronta para uso.

Notes

  • O tempo de forno pode variar de acordo com o modelo do seu forno. Preste atenção.
  • Você pode usar a cobertura que preferir para o bolo. Além dessa Calda de Chocolate Vegana tradicional, outra boa opção é usar esse Brigadeiro Vegano (que fica pronto em 10 minutos) ou até mesmo derreter um pouco de chocolate sem leite.
  • Category: Doces
  • Method: Assado
  • Cuisine: Confeitaria Vegana

Keywords: fofinho, bolo fofo, simples, fácil, chocolate, cacau em pó, sem ovo, sem leite, vegano,

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Bolo de Chocolate Vegano Simples para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

bolo de chocolate vegano simples e fofinho com calda de chocolate e nibs de cacau

89 Comments

  1. Bruna, algo aconteceu no meu bolo que ele ficou amargando. Não sei se o cacau que usei pra untar a forma queimou ou se errei a mão no fermento. Ou se meu azeite era muito forte….
    Mas a textura ficou perfeita!! Vou tentar fazer de novo e untar sem o cacau pra ver oq acontece! <3

    • Que pena, Amanda! Não imagino que seja por ter untado com cacau, porque eu faço isso também e não sinto amargor. O cacau que tu usa costuma deixar outras coisas amargas também, especialmente quando combinado com bicarbonado de sódio? Tem alguns tipos de cacau que fazem isso acontecer. Ou pode ser o azeite mesmo. Se quiser, tenta com outro óleo vegetal que funciona da mesma maneira!

  2. ESPETACULAAAAAAAAAARRRRRRR! Estava louca atrás de uma receita de bolo de chocolate vegano para fazer para minha cunhada, que está com restrições alimentares por causa da APLV da bebezinha dela, mas que não fosse daquelas que você precisa de substitutos para o ovo dificílimos de encontrar. fiz a receita ontem e o bolo já foi embora hahahah até meu marido, que não gosta muito das adaptações, achou o bolo maravilhoso! vou fazer de novo, agora recheando com o brigadeiro vegano <3 obrigada por compartilhar!!

  3. Aline Wong

    Fácil e delícia! Obrigada Bruna!

  4. Melhor bolo que fiz na minha vida! E nem precisa de calda porque ele é perfeito sozinho. Eu como inteiro se deixar, com um cafezinho vai que vai 🙂

  5. É o melhor bolo de chocolate da vida! Fácil, rápido, delicioso e bem chocolatudo ♥️

  6. Será que dá pra colocar mais fermento? Fiz, ficou bom, mas ficou super baixo, quase não cresceu. Parece tão pouco fermento…

    • Mais fermento pode fazer o bolo crescer no forno e depois cair, ou então solar. Você utilizou uma forma do tamanho indicado?

  7. Lilian Harumi

    Eu sou péssima na cozinha,bolos então nunca acerto.Fiz esse e na primeira vez acertei!!!Ficou uma delícia,já estou fazendo outra vez e já passei a receita pras amigas!Muito obrigada por postar essa receita maravilhosa

    • Fico tão feliz em saber que tu gostou desse bolo, Lilian! Muito obrigada pela mensagem e também por compartilhar com as amigas! 🙂 Um abraço!

    • Mavi Freire

      Ficou perfeitoooo melhor receita da minha vida, nunca fiz um bolo de chocolate Bom, mas esse ficou divino, já comi tudim com minha irmã e já compartilhei com as amigas

    • Mavi Freire

      Eu coloquei morangos e um melado de morango de recheio e ficou divino, pois eu coloquei pouca açúcar e muito cacau então super casou

  8. Juliane Patrícia

    Bom dia! Fiz a receita muito desconfiada e não usei bicarbonato porque não tinha em.casa e zero possibilidades de ter saído pra ir buscar, arrisquei e ficou ótimo! Recomendo (e já mandei a receita pras migas)! Tenho uma nova fonte de receitas 😉

  9. Deyvisson

    Gostei do resultado! Ficou menos doce do que eu gostaria e um pouco compacto mas acho que foi a minha forma que era grande para a quantidade de massa. Mas ficou fofo, e com gosto bom. Usei vinagre de alcool porque não tinha outro, e o Cacau 100% da Sicao. Na proxima vou triplicar a receita mas to na dúvida quanto de açucar aumentar pra ficar mais doce sem estregar as proporções. Algum dica? Usei açucar demerara.

    • Oi Deyvisson. Que bom que gostou mesmo assim! Obrigada pelas dicas, inclusive. 🙂
      Sobre o açúcar, eu começaria aumentando 1/4 de xícara por vez. Sei de quem já aumentou 1/2 xícara e gostou, mas eu não cheguei a provar. Pra essa escala, usei uma forma de 20 cm de diâmetro com furo no meio. Ali na lista de ingredientes tem um botão com “1X”, “2X” e “3X”. Se tu sentir necessidade de dobrar ou triplicar a receita, é só clicar em algum deles que o cálculo é feito de forma automática.
      Obrigada pela mensagem!

  10. Maravilhoso!! Coloquei uma farofinha de amendoim para substituir os nibs: perfeito!! Obrigada! ????

    • Ótima ideia, Eliana! Fico feliz que tu tenha gostado! Obrigada pela mensagem!!

    • Oi…bem legal essa receita…
      Será que poderia usar mel ou melado de cana no lugar do açúcar? E se sim, na mesma quantidade?

      • Oi Luciana! Eu nunca testei com adoçantes líquidos, então não sei te dizer, desculpa. Mas isso altera a textura do bolo, então se tu for usar melado, por exemplo, vai ter que ajustar também os ingredientes secos da receita.

  11. Wllysses

    Olá! Qual marca de Cacau você sugere?

  12. Cristiana

    Olá, obrigada pela receita!
    Em vez de usar açúcar demerara posso usar mascavado? Se sim, em que quantidade?
    Obrigada 🙂

    • Oi Cristiana! Eu imagino que possa usar sim, mas infelizmente não sei te dizer em que quantidade porque nunca testei dessa forma 🙁 desculpa!

    • Isabella

      Olá Bruna
      Como posso substituir o trigo para alérgicos?

      • Oi Isabella. Eu nunca substituí a farinha de trigo nessa receita, então não sei dizer. Minha sugestão é usar um mix com farinha de arroz ou de grão de bico, polvilho doce e fécula de batata. Mas eu, particularmente, prefiro fazer uma receita que já foi pensada para ser sem trigo. Tem uma aqui no blog de Bolo Vegano de Chocolate e Sem Glúten. 🙂

  13. Olá. Preciso necessariamente penerar a farinha e etc? Não tenho peneira aqui (rs).

    Abs.

    • Oi Joyce. Eu gosto de peneirar porque facilita na hora de misturar, mas não é necessário! Pode fazer sem tranquilamente 🙂

      • Obrigada pelo pronto retorno. Outra dúvida: uso somente açúcar maskavo. Ele é mais rústico, mais grosso, pesado (por não ser refinado) e por vezes forma até pedrinhas. Posso utiliza-lo tb?

  14. Roseli Rodrigues

    Eu posso trocar a farinha de trigo por farinha de arroz? Você já testou? Funciona?

    • Oi Roseli! Infelizmente ele não vai ter o mesmo resultado. A farinha de arroz vai deixar ele seco. Bastante gente já me escreveu dizendo que substituiu a farinha de trigo por um mix de farinha de arroz, polvilho doce e fécula de batata. Se quiser uma receita já testada sem trigo, aqui no blog tem a desse Bolo Vegano de Chocolate Sem Glúten. 🙂

    • Olá! Realmente o bolo é uma delícia , eu substitui a água pelo leite de castanha do Pará, em menor quantidade. Mas, ele ficou todo esfarelento, pode ser por isso ou errei em outro quesito?! Obrigada ????

      • Que pena, Melina! Imagino que tenha sido isso sim – não o uso do leite de castanha do Pará, mas a diminuição dele. Mesmo que você use outro líquido, é importante manter a mesma quantia na receita. 🙂

  15. Muito obrigada por essa receita! Estou tentando fazer bolo de chocolate vegano há alguns meses e esse ficou perfeito! Moro no Canadá e a farinha aqui é mais densa então só coloquei uma xícara! Maravilhoso!!

  16. Aqui ficou só 30 minutos no forno para ficar bom! Achei muita diferença para os 55 minutos da receita, mesmo para fornos diferentes. Sendo que meu forno estava no modo 150-180 graus.

    • É bem comum ter grandes diferentes em tempos de forno porque são muitos os fatores envolvidos, por isso eu sempre digo que o melhor é ficar de olho. No meu leva 50-60 minutos toda vez pra fazer esse bolo 🙂
      Fico feliz que teu bolo tenha dado certo!!

  17. O QUE ACONTECE SE EU NÃO COLOCAR O VINAGRE DE MAÇÃ?

    • Oi Julianne, eu nunca fiz sem então não sei dizer. O vinagre ajuda a deixar mais fofinho. Como também vai fermento, imagino que não tenha grandes problemas sem ele… Mas se tu tiver outro vinagre em casa, recomendo usar (não precisa ser o de maçã).

  18. Oi,Bruna.
    Por que usar o bicarbonato e o fermento?
    Obrigada.

    • Oi Danielle! Eu uso os dois porque gostei mais do resultado dessa forma, achei o bolo mais fofinho. 🙂

  19. Bolo amargo. Horrível. Fiz a receita precisamente como diz. Amargo e quase salgado.

    • Sinto muito em saber que seu bolo não deu certo, Rubem. Imagino que possa ter sido o cacau em pó utilizado. Qual foi a marca que você usou?

      • Olá Bruna, fiz o bolo, ficou delicioso! Mas realmente a marca do cacau faz muito diferença. Quais marcas de cacau você indica? Obrigada! Aline

        • Oi Aline. Fico muito feliz que tenha gostado do bolo! Quanto ao cacau, eu sempre gostei muito do da Amma. Ele é mais caro, mas, por ter qualidade boa, acabo até usando menos nos preparos. O sabor é mais intenso. 🙂

    • O meu também ficou amargo!
      Acho que essa proporção de bicarbonato + fermento não deu certo!

      • Que pena, Karina! Pra mim essa proporção fica perfeita, mas entendo que possa mudar de acordo com os outros ingredientes usados. O cacau, por exemplo, é algo que dependendo da marca pode alterar o sabor (nem só por si só, mas combinando com os outros ingredientes da receita).

  20. Aline Bessa

    Bolo INCRIVEL! Usei alfarroba em vez de cacau e ficou perfeito! Obrigada!

    • Que ótimo saber disso, Aline! Obrigada por compartilhar sobre o uso da alfarroba nessa receita também, amei saber!

  21. Ana Paula

    Que bolo maravilhosoooooo.
    Antes de fazer fiquei achando que sairia duro, nada fofo, e assim que foz veio a surpresa, realmente ficou muito fofinho, gostoso e leve, dá para fazer bolo de pote com essa textura maravilhosa.
    Obrigado por compartilhar.
    Vou ser visitante frequente do seu site.
    Grata

  22. Gente! Já fiz esse bolo umas 4 vezes.
    AMEI!
    Até levei uma vez no trabalho e todos amaram!
    Muito obrigada mesmo pela receita. Ele é mega fácil de fazer.

    • Fico tão feliz que todo mundo tenha gostado! Muito obrigada pela mensagem!!

      • Já fiz varias receitas de bolo vegano, todas deliciosas, mas essa!!! Queria uma receita sem chia ou linhaça ou qualquer coisa assim hahahaha a sua fica perfeita. E como chocolate nunca é demais adicionei gotas de chocolate 63% (sem leite), aff que pecado rs

        • Fico tão feliz em saber que tu gostou desse bolo! Amei a adição de gotas de chocolate, vou fazer dessa maneira da próxima vez também. Obrigada pela mensagem!

          • Bolo de chocolate perfeito! Estou fazendo pela segunda vez. Super fácil, rápido e saboroso!

          • Fico super feliz em saber que tu gostou da receita, Victor! Muito obrigada pela mensagem!

  23. Adorei a receita ????
    O bolo ficou super fofinho e saboroso.
    Aprovado por todos aqui em casa.
    Obrigada

  24. Menina!!! To aqui no UK fazendo intercâmbio, fiz a sua receita testando a farinha daqui, sem saber se ia dar bom… e adivinha? Maravilhoso!!!! Facílimo e delícia demais! Obrigada por fazer minha noite feliz com esse presente que é essa receita! :-*

  25. Ola! Eu fiz o bolo, mas ficou muito ácido!☹️

  26. Maravilhoso!!! Eu tava sem vinagre e bicarbonato, e usei linhaça, ficou incrível duas vezes, e na terceira ficou batumado, mas delícia tbm. Vou comprar o vinagre e bicarbonato pra próxima. Mas já havia provados outras receitas. Essa realmente é perfeita. Eu estou me adaptando as formas ainda. Usei forma de silicone, foi os exatos 55 mim, mas quando usei forma de silicone com assadeira embaixo, conforme é o adequado, demorou anosssssss… Talvez por isso ele ter ficado solado. Agora estou fazendo novamente, sem sabor, e vou usar apenas forma tradicional. (Eu faço bolos pra vender..hehhe)

    • Oi Pedrita. Que ótimo saber que você gosta dessa receita! Muito obrigada por compartilhar tantas informações sobre a sua experiência com o bolo. Tenho certeza de que vai ajudar mais pessoas também. 🙂
      Sucesso nas vendas!
      Um abraço,
      Bruna

  27. Acho que foi o bolo mais fácil que fiz na minha vida! Levei uns 5 minutos para fazer e assou em 25 minutos em forma retangular. E que delícia de bolo! Super fofinho. Já foi para meu caderno de receitas especiais. Muito obrigada por compartilhar! Grande beijo.

    • Fico suuuper feliz em saber que tu gostou tanto desse bolo a ponto de colocar ele no teu caderno de receitas especiais! 🙂
      Muito obrigada pelo comentário!!
      Beijos,
      Bru

  28. Eu acho que é o bolo de chocolate mais fácil que já fiz!!! Adorei! muito obrigado pela receita! O video também ficou ótimo para explicar!

    • Que ótimo saber que tu gostou tanto assim do bolo, Luciano! Fico feliz.
      Obrigada pelo comentário e pela avaliação.
      Abraços,
      Bru 🙂

  29. Menina do céu, eu vi a foto no instagram e já corri para fazer a receita. Amei demais! Ficou bem chocolatudo apesar de ir pouco cacau (o que na minha opinião é maravilhoso, visto ser um ingrediente caro) e fofinho demais. Uma delícia! Muito obrigada pela receita. Vai ir para o meu caderninho. Um beijão!

    • Oi Suzana! Fico tão feliz que tu já correu pra fazer a receita e que gostou do bolo!
      Muito obrigada pelo comentário e pela avaliação. 🙂
      Beijos!
      Bru

      • Oi o vinagre tem que ser o de maçã apenas?

        • Oi Glaucia! Pode usar outro tipo de vinagre! 🙂

          • Fiz hoje essa receita e ficou muito sem graça, sem gosto. Usei açúcar mascavo pq era o q eu tinha.
            Ficou fofinho, mas não cresceu e ficou sem sabor algum.

            Engraçado q provei a massa crua e parecia gostoso. Uma pena…

          • Que pena mesmo, Juliana! Engraçado a massa crua estar boa e perder o sabor depois de assado. Eu nunca testei com o açúcar mascavo, mas talvez tenha influenciado levemente porque o sabor dele é bem diferente do açúcar demerara.

          • Fiz com açúcar mascavo duas vezes, e cacau 100% / 70% e ficou ótimo. Pelo menos pra mim, não sei se é questão de gosto, mas eu curti.

          • Que bom saber disso! Muito obrigada por compartilhar tua experiência com essas substituições! 🙂

    • Fiz a receita do bolo de chocolate vegano com a cobertura de brigadeiro. Fiz a cobertura com leite condensado e usei leite de côco em pó. A cobertura ficou incrível, porém achei um pouco doce pro meu gosto, usaria menos açúcar do que recomenda a receita. Outra coisa é sobre o bicarbonato no bolo, achei que fermento + bicarbonato muita coisa, fiquei sentindo o gosto, talvez usaria só uma colher de fermento. Foi meu primeiro bolo vegano e sem lactose. Grata por compartilhar a receita com a gente. Um beijo ????

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*