Bolo de Mingau de Aveia com Coco

O Bolo de Mingau de Aveia com Coco é uma delícia. Simples de ser preparado, leva poucos ingredientes e fica pronto rapidinho. É uma opção doce saudável para lanches ou até mesmo para o café da manhã. Além disso, é vegano e sem glúten.

bolo de mingau de aveia com coco

Apresento para você um dos bolos mais simples e fáceis de fazer: o Bolo de Mingau de Aveia com Coco. Ele é um queridinho aqui de casa por ficar pronto rapidinho, ser super prático de transportar e levar na marmita, levar ingredientes que normalmente já temos em casa e, claro, ser bem gostoso. Além disso, leva pouco açúcar e nenhum tipo de farinha. Sem dúvidas acaba sendo uma opção bem mais saudável para quando bate vontade de um bolinho.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Os ingredientes para fazer esse Bolo de Mingau são poucos e bem fáceis de ser encontrados.

  • Aveia em flocos grossos: é a nossa base. Ela hidrata enquanto assa e ajuda na estrutura do bolo. Certifique-se de usar uma versão sem glúten caso necessário.
  • Coco seco ralado: proporciona mais textura e sabor para o bolo. Uma delícia! Opte por versões integrais e sem açúcar.
  • Banana: ajuda a dar liga pro nosso bolo e também adoçar, para que possamos usar menos açúcar. Tente usar uma o mais madura possível. Caso não goste de banana ou queira variar, uma ótima opção é o Purê de Maçã.
  • Açúcar: além da doçura, também contribui para a estrutura do bolo. Eu gosto de usar açúcar de coco ou mascavo, mas você pode usar o que preferir. Você pode omitir, caso queira uma versão de bolo sem açúcar. Muda levemente a textura, mas ainda assim fica ótimo. Nós normalmente fazendo sem quando queremos consumir no café da manhã.
  • Leite: é o líquido da nossa receita. Eu gosto de usar leite vegetal caseiro, especialmente de amêndoas, castanha de caju ou coco. Você pode usar o leite da sua preferência. Caso opte por um industrializado, sugiro comprar versões sem açúcar e “para beber”.
  • Sal: equilibra os sabores. Caso prefira, omita.
  • Canela em pó: especiaria usada aqui para o sabor. Varie conforme sua preferência.
  • Fermento em pó: ajuda a firmar o bolo, dando estrutura. Eu uso meu fermento químico caseiro, mas você pode usar o que tiver em casa, claro. A função é a mesma.

bolo de mingau de aveia com coco

Já disse que o Bolo de Mingau de Aveia e Coco é super simples de fazer?

Ok, só pra deixar claro, hehe. Basta amassar a banana, misturar com o açúcar, canela em pó, sal, fermento em pó e leite vegetal e, por fim, incorporar a aveia em flocos grossos e o coco seco ralado. Assa até firmar e dourar, espera esfriar um pouquinho antes de cortar e está pronto para servir.

bolo de mingau de aveia com coco

E, caso você esteja achando o preparo super parecido com o de um mingau de forno, é porque é mesmo. Eu me baseei na nossa própria receita de Mingau Assado de Aveia com Maçã e Especiarias (uma delícia que amamos!), mas quis deixar essa versão com mais carinha de bolo. Por isso o nome: Bolo de Mingau. Não é demais?!

bolo de mingau de aveia com coco

Esse bolo não é daquele tipo que fica super fofinho (como esse Bolo de Chocolate Vegano); é do tipo molhadinho. Ele também não cresce, só firma. Tão tão bom! Espero que você dê uma chance, experimente e goste tanto quanto a gente. 🙂

bolo de mingau de aveia com coco

Como servir e conservar

O Bolo de Mingau de Aveia com Coco é ótimo por si só, então não precisa adicionar mais nada. Caso queira, boas opções são iogurte de coco e banana, como na foto, e também pastinhas como a pasta de amendoim ou de oleaginosas e sementes.

Você pode armazenar o que sobrar do bolo na geladeira em um pote fechado por até 5 dias ou congelar por 3 meses. Para descongelar, basta usar o forno ou o microondas. Essa é uma ótima opção também para fazer em maiores quantidades e deixar pronto no freezer caso queira um café da manhã ou lanchinho rápido.

Outras receitas para você experimentar:

Receita de Bolo de Mingau de Aveia com Coco:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Bolo de Mingau de Aveia com Coco


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 5 min
  • Cook Time: 20 min
  • Total Time: 25 min
  • Yield: 1 bolo médio 1x

Description

O Bolo de Mingau de Aveia com Coco é uma delícia. Simples de ser preparado, leva poucos ingredientes e fica pronto rapidinho. É uma opção doce saudável para lanches ou até mesmo para o café da manhã. Além disso, é vegano e sem glúten.


Scale

Ingredients

  • 1 banana bem madura
  • 3 colheres (sopa) de açúcar de coco (ou outro)
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó (uso o caseiro)
  • 1 xícara de leite de coco caseiro (ou o leite da sua preferência)
  • 1 xícara de aveia em flocos grossos
  • 1/2 xícara de coco seco ralado

Instructions

  1. Preaqueça o forno a 180 graus e reserve uma forma (usei uma retangular de 22×11 cm), untando com papel manteiga se achar necessário.
  2. Em uma vasilha, adicione a banana madura e amasse bem com um garfo ou amassador de batatas até ficar na consistência de um purê.
  3. Adicione o açúcar de coco, a canela em pó, o sal, o fermento em pó e o leite de coco caseiro e misture bem com um fouet ou colher.
  4. Incorpore, então, a aveia em flocos grossos e o coco seco ralado e misture.
  5. Distribua a massa na forma reservada e leve para assar no forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que fique firme e dourado. Cada forno é diferente, então dê uma olhada. Espere esfriar antes de cortar e servir.

Notes

Sobras podem ser armazenadas em um pote fechado na geladeira por 5 dias ou congeladas por até 3 meses.

Além de proporcionar doçura, o açúcar também ajuda na estrutura da receita. Porém, caso queira fazer o bolo sem açúcar, basta omitir. Ele vai ficar mais molhadinho, mas ainda assim uma delícia.

Você também pode fazer o bolo em outro formado ou em forma de muffins, por exemplo. Ajuste o tempo de forno.

Mais informações podem ser encontradas ao longo publicação no site.

  • Category: Doces, Lanches, Café da Manhã
  • Method: Assado
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana

Keywords: bolo de mingau, aveia, coco, sem glúten, molhadinho, vegano, vegetariano, receita, fit, saudável, rápido, fácil, simples, mingau assado, mingau de forno

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Bolo de Mingau de Aveia para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

bolo de mingau de aveia com coco

 

4 Comments

  1. Julia Mayumi

    Oi Bruna! Obrigada pela receita criativa, eu ameei a ideia. Ainda não fiz então queria perguntar: tem problema trocar o coco ralado seco por coco ralado úmido? traria alguma diferença na textura? obrigada e um beijo!!

    • Oi Julia! Que bom que gostou da ideia! 🙂 Pode usar o coco ralado úmido sim! Vai alterar levemente, mas nada que comprometa!

  2. Jamile Dias

    Esse bolo é a minha salvação no café da manhã, é muuuito gostoso.

    • Fico tão feliz em saber que tu gostou, Jamile! Muito obrigada pela mensagem e também por avaliar a receita. Um abração!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*