Brigadeiro Vegano Simples

brigadeiro vegano simples servido em um prato

Brigadeiro Vegano é algo bem controverso, não acham? Existem várias receitas por aí, desde as “tradicionais” que usam leite condensado de alguma oleaginosa (como o feito a partir do leite de amêndoas ou de coco), até os mais criativos e saudáveis, que tem por base ingredientes como a biomassa de banana verde ou o inhame, por exemplo. Sinceramente, eu gosto de todos. Se estiver com a medida certa de cacau e açúcar, estou satisfeita. Porém, eu entendo quando muita gente reclama da textura.

brigadeiro vegano simples servido em um prato

Acho que são poucas as pessoas do Brasil que nunca comeram brigadeiro ou que comeram pouco brigadeiro. É algo fácil de fazer, relativamente barato e, pela doçura, altamente viciante. Acredito que, para a maioria das pessoas que opta cortar leite e derivados da alimentação, o paladar muda também. Como as opções ficam inicialmente mais restritas, a gente se abre para um mundo novo e, com isso, experimentamos novas coisas. No passado eu reviraria meus olhos para um “brigadeiro” feito com inhame ou mandioca, e talvez até me recusaria a experimentar, mas hoje eu adoro. Acontece que nem todo mundo é assim. Por isso sempre busquei uma versão que, além do sabor, tivesse uma textura parecida com a do brigadeiro tradicional.

Então eu resolvi testar um brigadeiro usando o Leite Condensado Vegano que já ensinei no blog. Se você ainda não experimentou, saiba que só precisamos de um liquidificador e de 3 minutos da nossa vida para deixar ele prontinho. Juntei com cacau em pó e chocolate 70% picado, além de uma pitada de sal para equilibrar os sabores, e ficou prontinho em menos de 10 minutos. E, querem saber? Deu certíssimo. Simplesmente adicionei cacau e um pouco de chocolate meio amargo.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Não é a opção mais saudável, mas é um treat bem fiel ao que a lembrança remete.

brigadeiro vegano simples servido em um prato

Aprenda a fazer esse Brigadeiro Vegano Simples em menos de 15 minutos:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Brigadeiro Vegano Simples


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 5 min
  • Cook Time: 10 min
  • Total Time: 15 min
  • Yield: Serve 6 pessoas 1x

Description

Versão vegana e deliciosa de uma das receitas mais queridas do Brasil. Esse Brigadeiro Vegano é simples de fazer e fica pronto em 15 minutos.


Scale

Ingredients

  • 1 porção de Leite Condensado Vegano (fica pronto em 3 minutos)
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó de boa qualidade
  • 1/4 de xícara de chocolate 70% picado (ou outro chocolate em barra)
  • pitada de sal

Instructions

  1. Adicione todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo médio até obter uma mistura bem homogênea que desgruda do fundo da panela.

  2. Retire do fogo, coloque em um recipiente e deixe esfriar. Ele irá engrossar por conta e deve ficar no ponto de enrolar. Para enrolar, unte suas mãos com óleo de coco ou creme vegetal de sua preferência.

  • Category: Doces
  • Method: Cozido
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana

Keywords: brigadeiro vegano, brigadeiro, leite condensado vegano, simples, rápido, vegano, caseiro, cremoso, leite em pó, leite de coco, leite de arroz, leite de soja

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas????

Quer salvar a receita desse Brigadeiro Vegano Simples para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

brigadeiro vegano simples servido em um prato

30 Comments

  1. Adorei a receita, eu testei mas ficou bastante duro, um aspecto mais de caramelo. Na panela chegou a ficar como cristais quebradiços, sabe me dizer o motivo?
    Obrigada!!!!

    • Oi Amanda. Que pena! Pode ser a qualidade do leite em pó usado. Tu chegou a verificar os ingredientes? Muitas vezes eles contêm alguns aditivos que atrapalham nessa questão. Outra coisa é o tempo de cozimento. Esse brigadeiro é super rápido mesmo, então se cozinhar por muito tempo pode endurecer mesmo 🙁

  2. Oie! Pode ser feito com leite líquido? De aveia?

    • Oi Alice! Essa receita em específico não. Pra fazer um brigadeiro com leite de aveia, sugiro levar pra panela e cozinhar até chegar no ponto. É outro processo, mais demorado do que esse que mostrei aqui, mas vira brigadeiro também 🙂

  3. Segui a receita e ficou super líquido. Achei que ia virar chocolate quente ????, mas foi mais um tempo no fogo e pegou uma consistência boa!

    Usei leite vegetal de coco da QualiCoco. Não recomendo.

  4. Adorei demais, tenho algumas idéias e vou fazer alguns testes. Veganos e veganas, a festa não para por causa de um cardápio bem elaborado.

    Brigadeiros delicioso, vou pensar em algo com algum chocolate branco.

  5. Olá! Qual leite vegetal em pó tu usou para o Brigadeiro?
    Grata!

  6. Ola Bruna ! Gostaria de saber a durabilidade desses brigadeiros na geladeira ! E se podemos congelar? Obrigada

    • Oi! Eu nunca cheguei a congelar, mas imagino que não tenha problema. Na geladeira eu já deixei até 15 dias e ainda estavam ótimos hehe 🙂

  7. Ola
    Eu fiz o leite condensado e ficou super líquido, segui a recita corretamente ,sabe me dizer o que poderia ser

    • Oi Glaucia! Que pena que não deu certo. Pela informação que tu passou, eu imagino que tenha sido a composição do leite vegetal em pó. Existem vários tipos no mercado, então um pode acabar sendo bem diferente do outro. 🙁

  8. Ana Bulhões

    Deu muito certo!!!!!! Ficou ótimo!!! Amei!!!

  9. Da para fazer com menos açucar?

  10. Eu fiz conforme a receita e ficou duro demais. Cozinhei uns 15 minutos e esperei ficar no ponto de brigadeiro comum. Ainda esta meio liquido na depois de 15 minutos, mas tirei do fogo assim mesmo. Fique super decepcionada quando esfriou e estava duro demais.

    • Oi Cristina! Lamento que tenha ficado duro. Pela minha experiência e também como mencionei no vídeo, isso pode acontecer com algumas receitas dependendo da composição do leite vegetal em pó utilizado. Alguns não são puros, podem conter muita maltodextrina ou gomas, por exemplo, então isso pode variar algo na receita, como o tempo de fogo, porque acabam se tornando ingredientes diferentes. Imagino que seja isso pelo que você relatou, já que seguiu o resto do processo como descrito. Qual leite você utilizou?

      • Oi Bruna, obrigada pela reposta 🙂
        Faz sentido sua explicacão. Eu usei Anthony’s Organic Coconut Milk Powder. Os ingredients são: Leite de Coco, Maltodextrina de Tapioca, Goma de acacia.
        Vou tentar fazer de novo e deixar menos tempo no fogo. Assim que fizer, mando uma mensagem sobre o resultado.

        • Infelizmente tem essa diferença dependendo do produto. O leite condensado fica normal? Ele muda a textura quando aquece?
          Me avisa mesmo como ficou! 🙂 Vou ficar na torcida pra que dê certo.

  11. Fiz só com cacau em pó, sem chocolate derretido e deu super certo! Ficou uma delícia. Obrigada pela receita!

  12. Priscila Lima RJ

    Olá tudo bem estou pesquisando sobre doces pra diabéticos, no caso o seu é vegano você saberia me dizer se eles podem comer esse doce? Pois quero fazer os doces comuns e esse tipo tbm pra poder atender a esse tipo de público pois vendo meus doces na rua e tem pessoas que não pode comer açúcar e pedem pra fazer assim, então achei interessante o seu só que não sei se é apropriado pra eles, o que vc me diz bjs e adorei a receita

    • Oi Priscila! Desculpa a demora pra te responder. Esse brigadeiro, do jeito que mostrei a receita, contém açúcar (entra no preparo do leite condensado vegano), então acredito que não seja o melhor doce para diabéticos. Porém, sei que tem bastante gente que fez com xilitol e deu certo. Recomendo então que teste com esse adoçante caso resolva fazer. 🙂

  13. A receita rendeu quantos brigadeiros?

    • Oi Lara. Desculpa a demora pra responder. É bem difícil de dizer porque vai depender do tamanho que você fizer, mas aqui rendeu em torno de 25 brigadeiros.

  14. Isabelle Silvestre

    Qual a marca dos chocolates utilizados?

    • Oi Isabelle! Nessa receita em específico eu usei chocolate da Amma (o cacau em pó também), mas existem muitas marcas de chocolate sem leite disponíveis. 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*