Chips de couve é definitivamente algo que nunca passou pela minha cabeça quando pensava em lanches alguns anos atrás. Mas, sabe como é, eu gosto de coisas verdes.
Comi pela primeira vez em uma viagem para Los Angeles, que parece ser o lugar onde todas as tendências de alimentação saudável surgem. É uma opção bem mais leve e nutritiva quando comparado com chips de batatas (ou, convenhamos, de qualquer outra coisa) e uma maneira criativa de usar essa folha verde escura. Fica crocante e o sabor vai depender dos temperinhos que você decidir usar. Mas, pode confiar, é gostoso.
Nesse caso, usei a couve manteiga porque ela é a mais fácil de encontrar. Mas você pode usar o mesmo método para outros tipos de couve (crespa, toscana e outras) ou ainda usar folhas de brócolis, por exemplo. Se fizer com alguma outra coisa, comenta aqui. 🙂
Essa receita é bem simples, mas existem alguns detalhes que fazem a diferença:
1. Para os chips ficarem crocantes, as folhas precisam estar bem secas. Seque-as bem com um secador de saladas, um pano ou papel toalha.
2. Os pedaços de couve precisam ficar bem distribuídos em uma assadeira, sem ficarem um por cima do outro, como mostrado na foto acima.
3. Para que não queime, deixe o forno em temperatura baixa e cheque com frequência, pois fica pronto rapidinho. É interessante também, no meio do tempo, rotacionar a assadeira para que todos os pedaços de couve assem igualmente (ou o mais próximo disso).
No mais, você pode comer os chips sem mais nada ou pode servir com creminhos como Maionese de Castanha de Caju e Tahine, ou, ainda, servir de acompanhamento em pratos variados. Tenho várias receitas aqui que combinam super bem com chips de couve: Macarrão ao Molho Cremoso de Grão de Bico, Macarrão ao Molho de Pimentão Vermelho Assado, Macarrão ao Molho Cremoso de Abóbora e Tofu, Dahl de Grão de Bico, Abóbora e Couve For ao Leite de Coco.
Caso queira ver em vídeo, a Paula do Presunto Vegetariano gravou um recentemente. A versão dela é diferente da minha, mas você pode verificar e optar pela que preferir. 🙂
Como Fazer Chips de Couve:
Print📖 Receita completa
Chips de Couve Manteiga
- Tempo Total: 20 minutos
- Rendimento: 2 xícaras 1x
Descrição
Os chips de couve são uma opção bastante nutritiva de lanche ou acompanhamento de refeições.
Ingredientes
- 6 folhas de couve manteiga (ou outra de sua preferência)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1/2 colher (chá) e sal
- pitada de pimenta do reino
- 1/2 colher (chá) de mostarda amarela em pó (opcional)
- 1/2 colher (chá) de alho em pó (opcional)
- 1/4 de colher (chá) de cebola em pó (opcional)
Instruções
-
Pré-aqueça o forno a 100 graus. Prepare uma assadeira forrando-a com papel manteiga ou com um silpat. Reserve.
-
Lave e seque as folhas de couve. É importante que elas fiquem completamente secas para proporcionar crocância aos chips. Rasgue-as no tamanho de sua preferência. Se desejar, retire os talos. Eles fornecem um sabor amargo aos chips.
-
Em uma tigela, adicione as folhas de couve rasgadas e todos os outros ingredientes. Misture bem com as mãos para distribuir os temperos igualmente.
-
Distribua as folhas na assadeira reservada, tomando cuidado para que uma não fique por cima da outra.
-
Leve ao forno e asse por 5 a 10 minutos, aproximadamente. O tempo pode variar de acordo com o seu forno. Caso prefira, verifique a cada minuto. No meio do tempo, rotacione a assadeira para permitir que todos os chips assem de maneira semelhante.
-
Retire do forno e deixe esfriar por 3 a 5 minutos. Sirva.
Notas
- Tempo de preparo: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 10 minutos
- Categoria: Acompanhamentos, Lanches
- Método: Assado
- Cozinha: Vegana, Vegetariana, Saudável
Keywords: chips de couve, couve manteiga, crocantes de couve
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita desses Chips de Couve Manteiga para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Teresa
Ótima receita! Fiz com a Ora-pro-nóbis. Fantástico!!! Obrigada ❤
★★★★★