Print
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
vagem congelada em um saco de silicone

Como Congelar Vagem Crua ou Cozida


5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star

No reviews

Descrição

Aprenda como congelar vagem e ter sempre este vegetal saudável em casa prontinho para uso, além de evitar desperdício. Use refogada, em cremes, sopas, saladas e outras receitas deliciosas.


Ingredientes

  • Vagens (a quantidade que quiser)

Instruções

  1. Lave bem e higienize as vagens.
  2. Corte as vagens do tamanho que preferir (opcional).
  3. Faça o branqueamento da vagem: ferva uma panela de água, adicione os pedaços de vagem e deixe-os na panela por 1 minuto. Em seguida, com uma escumadeira, transfira a vagem para um recipiente com água gelada (pode ser uma vasilha de água com gelo) e deixe até que fique em temperatura ambiente (cerca de 2 minutos).
  4. Escorra os pedaços de vagem e seque-os. Deixe por um tempo em uma peneira ou escorredor de alimentos se puder e/ou use um pano ou papel toalha também. Isso faz com menos gelo seja criado na superfície da vagem congelada.
  5. Faça o pré-congelamento distribuindo os pedaços de vagem em uma forma, assadeira ou prato, sem sobrepor (para que não grudem após o congelamento). Leve para o congelador até que fiquem bem firmes. O tempo depende do seu freezer.
  6. Transfira os pedaços de vagem congelados para um pote com tampa ou saco hermético e leve para o congelador novamente. A vagem está pronta para uso e pode ser armazenada assim por até 12 meses.

Notas

Para congelar a vagem cozida previamente, basta seguir as etapas de congelamento listadas a partir do pré-congelamento.

  • Tempo de preparo: 5 min
  • Tempo de cozimento: 1 min
  • Categoria: Conservação de Alimentos
  • Método: Congelado
  • Cozinha: Saudável