Print
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
copo de leite de arroz caseiro

Como Fazer Leite de Arroz Caseiro


Descrição

Aprenda como fazer leite de arroz em casa. Ele requer apenas dois ingredientes para ficar pronto e pode ser usado nos mais diversos preparos doces e salgados.


Ingredientes

Escala
  • 1 xícara de arroz branco ou integral
  • 3 xícaras de água filtrada

Instruções

  1. Adicione o arroz em uma vasilha e cubra com água bem quente (você pode ferver logo antes). Deixe de molho por 2 horas, no caso do arroz branco, ou por 6 horas, no caso do arroz integral. O ponto é você conseguir quebrar o grão de arroz com as unhas, mas ainda sentindo certa resistência.
  2. Passado o tempo do demolho, escorra a água usada para hidratar o arroz e transfira os grãos escorridos para um liquidificador. Adicione água filtrada nova (medida da receita), em temperatura ambiente, e bata bem, de forma a quebrar os grãos de arroz.
  3. Coe o leite de arroz sobre um recipiente utilizando um coador de voal, um pano limpo ou uma peneira bem fina. Esprema bem para extrair todo o leite. Você pode utilizar o resíduo (ou polpa) em diversas receitas (veja abaixo).
  4. Armazene em um recipiente fechado (preferencialmente de vidro) na geladeira por até 5 dias.

Notas

A quantidade de água utilizada pode ser alterada de acordo com a sua preferência. Gostamos de fazer na proporção de 1:3 pela versatilidade de usos. Você pode adicionar mais ou menos água.

O resíduo (ou polpa) que sobra no coador pode ser usado como componente de sopas ou mexidos.

O tempo de preparo não leva em conta o tempo de demolho.

  • Tempo de preparo: 15 min
  • Categoria: Bebidas
  • Método: Batido
  • Cozinha: Vegetariana

Keywords: leite de arroz, arroz branco, arroz integral, leite vegano, leite vegetal, leite de cereal