Aprenda como fazer qualquer tipo leite vegetal usando diferentes alimentos, como aveia, soja, oleaginosas, amendoim, inhame e sementes.
Leite vegetal pode até ser uma coisa mais trabalhosa de se fazer em casa (sempre é mais fácil comprar pronto, né?), mas, uma vez que a gente pega o jeito, fica muito simples e cada vez mais rápido. Além disso, o preço sai mais em conta e você tem total controle dos ingredientes usados. Ou seja, são muitas vantagens e benefícios.
Sabe o que é mais legal? Existem várias possibilidades de sabores com ingredientes variados. Cada um tem um sabor e característica, então, você pode escolher o tipo que melhor combina com o uso.Isso é ótimo também para o bolso. A amêndoa está cara onde você mora? Experimente com amendoim. Não gosta do sabor de coco? O leite de castanha é neutro e também cremoso. Enfim, deu para pegar a ideia, né?
Além disso, são vários os modos de preparo com os mesmos ingredientes. Como você vai ver, o leite de coco não precisa ser feito apenas com o coco marrom, pois também pode ser feito com a polpa do coco verde e, até mesmo, com o coco ralado vendido em saquinhos no supermercado. O que funcionar na sua rotina está valendo!
Qual é o melhor leite vegetal?
Antes de irmos para as receitas, é importante ressaltar que nenhum destes leites têm o mesmo sabor do leite de vaca. Cada ingrediente tem suas características próprias, incluindo o sabor. Porém, em termos de uso em receitas, todos eles se saem muito bem.
Por serem diferentes entre si, é provável que um te agrade mais do que o outro. Não tenho como dizer qual é o mais saboroso por si ou qual fica melhor com café, por exemplo, porque nossos paladares também são diferentes. Só testando e experimentando para saber!
Em termos nutricionais, cada leite também difere um do outro. Alguns são mais ricos em proteína, como o leite de soja, outros em cálcio, como o leite de gergelim. Por isso, sugiro que você varia sempre que puder e, assim, tenha acesso a diferentes nutrientes.
Como usar o leite vegetal
Como mencionado, cada leite vegetal possui características próprias. Pela minha experiência, todos eles são bem versáteis e podem ser usados da mesma maneira que você usaria um leite de vaca.
Use-os em vitaminas, molhos, bolos, sobremesas… As possibilidades são muitas! Leia as dicas em cada uma das receitas e comece sua jornada de experimentos!
Leite Vegano
Por não conter nenhum ingrediente de origem animal, o leite vegetal também costuma ser chamado de leite vegano. Eles são naturalmente sem lactose, sendo uma ótima opção para intolerantes e alérgicos.
Utensílios recomendados
Existe no mercado uma máquina de fazer leite vegetal famosa e, caso você queira concentrar todo o processo em um mesmo equipamento, pode valer a pena.
Porém, você pode preparar o leite vegetal facilmente com o que já tem em casa.
- Liquidificador: é usado para bater o ingrediente escolhido (aveia, amêndoas, soja, castanhas, inhame ou outro) junto com água filtrada. Qualquer liquidificador dá conta do trabalho, mas, quanto mais potente, menos resíduo sobra.
- Coador de voal: é meu acessório prefiro para coar o leite vegetal. Seus furos são bem fininhos e, assim, o leite fica bem homogêneo. Caso você não tenha, saiba que vale o investimento! Como alternativa, você pode usar um pano limpo ou uma peneira bem fina.
- Pote ou garrafa: para armazenar o leite, é necessário um recipiente com tampa. Sugiro usar potes ou garrafas de vidro por serem mais fáceis de esterilizar.
E é só isso! Caso você queira congelar, recomendo que você distribua o leite em potes pequenos aptos para freezer ou forminhas de gelo com tampa, visto que, assim, você pode descongelar somente a quantidade de leite necessária para uso.
Leite de Oleaginosas e de Sementes
O mesmíssimo modo de preparo aplica-se para leites de oleaginosas e sementes. Escolha a de sua preferência e/ou faça uma mistura delas para novos sabores.
Opções de oleaginosas: amêndoas, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, avelãs, macadâmia, nozes pecã, nozes chilenas, entre outras.
Opções de sementes: gergelim, girassol, abóbora, hemp, linhaça, entre outras.
Leite de Amêndoas
O leite de amêndoas é uma opção coringa dentre os leites vegetais de oleaginosas por sua neutralidade. É prático, saboroso e muito simples de ser preparado
Leite de Castanha-de-Caju
O leite de castanha-de-caju é um dos leites vegetais mais simples de ser preparado. Ele apresenta sabor neutro, sendo também bem versátil e ótimo para utilizar em preparações doces e salgadas. Fazer em casa é fácil e rápido. Não precisa coar.
Leite de Castanha-do-Pará
O leite de castanha-do-pará é prático, saboroso e requer apenas dois ingredientes para ficar pronto. Use nos mais diversos preparos doces e salgados
Leite de Avelã
O leite de avelã é prático, muito saboroso e requer apenas dois ingredientes para ficar pronto. Use nos mais diversos preparos doces e salgados.
Leite de Gergelim
O leite de gergelim é muito nutritivo, prático e requer apenas dois ingredientes para ficar pronto. Use nos mais diversos preparos doces e salgados.
Leite de Amendoim
Apesar de ser uma leguminosa, o amendoim é muito parecido com as oleaginosas. Por ser um ingrediente barato e abundante, faz um dos leites vegetais mais acessíveis.
Leite de Amendoim
Com sabor característico, o leite de amendoim pode ser preparado de diferentes maneiras. Use em vitaminas, molhos, bolos, sobremesas… Ele vai bem com doces e salgados!
Leite de Coco
Outro ingrediente barato e acessível é o coco. Você pode fazer leite de coco de muitas maneiras, usando coco verde, coco marrom, manteiga de coco ou coco ralado.
Leite de Coco
O Leite de Coco Caseiro é um dos leites vegetais mais deliciosos e baratos. Versátil, pode ser feito em casa de diferentes maneiras. Beba puro ou use em preparos doces ou salgados.
Leite de Cereais
Cereais, como o arroz e a aveia, também se transformam em leite vegetal. São opções baratas e acessíveis.
Leite de Aveia
O leite de aveia é uma opção muito barata e prática de leite vegetal. É simples de fazer e fica pronto para uso em menos de 10 minutos.
Leite de Arroz
O leite de arroz requer apenas dois ingredientes para ficar pronto e pode ser usado nos mais diversos preparos doces e salgados.
Leite de Soja
O leite de soja, provavelmente, é o leite vegetal mais consumido e não é por menos, já que é muito nutritivo e bem acessível.
Leite de Soja
O leite de soja caseiro muito simples e você só precisa de soja em grãos e água. Ele pode ser usado nos mais diversos preparos doces e salgados.
Leite de Inhame
O inhame é um alimento muito interessante por seu sabor neutro e cremosidade. Também é possível fazer leite vegetal utilizando o tubérculo.
Leite de Inhame
O leite de inhame é uma opção de leite vegetal barata e simples de preparar. Tem sabor neutro e pode ser utilizado tanto em preparos salgados como em preparos doces.
Como usar o resíduo do leite vegetal
Se você é como eu e costuma preparar leite vegetal com frequência em casa, certamente já se deparou com o dilema de o que fazer com o resíduo que sobra após coarmos o leite. São infinitas as possibilidades de uso, porém, algumas são mais fáceis e diretas que outras. Algumas opções incluem:
- Enriquecer massas de pães, de bolos e de bolachas.
- Engrossar sopas e ensopados.
- Cozinhar com cebola e temperos para fazer uma farofa de frigideira.
- Adicionar no mingau (o resíduo do leite de aveia é especialmente bom aqui).
- Adicionar em docinhos de frutas secas.
- Usar em bolinhos salgados e em hambúrgueres vegetais.
Patê de Amêndoas
Este Patê de Amêndoas Vegano é muito saboroso. Simples de ser preparado, fica pronto rapidinho. Além disso, é feito com a polpa ou resíduo que sobra do preparo do leite de amêndoas, sendo uma ótima receita para usar esse ingrediente.
Pastinha de Cacau
Esta Pastinha Doce de Cacau é uma ótima maneira de aproveitar o resíduo que sobra da preparação do leite vegetal. Fácil e rápida de fazer, fica uma delícia. Sirva com pães, frutas ou como recheio para bolos e tortas.
Biscoito de Sementes
Estes biscoitos, além de deliciosos, são muito nutritivos! São uma ótima maneira de aproveitar o resíduo do preparo do leite vegetal. Nós adoramos consumir com pastinhas caseiras! A receita é exclusiva do nosso e-book Dia a Dia.
Como Fazer Leite Vegetal
- Tempo Total: 10 min
- Rendimento: 1 litro
Descrição
O mesmíssimo modo de preparo aplica-se para leites de oleaginosas (como amêndoas, castanhas, avelãs, macadâmia e nozes) e sementes (como gergelim, de girassol e de abóbora). Escolha a de sua preferência e/ou faça uma mistura delas para novos sabores.
Ingredientes
- 1 xícara de oleaginosas ou sementes (cruas, sem casca e sem sal)
- 4 xícaras de água filtrada
Instruções
- Adicione as oleaginosas ou as sementes em uma vasilha e cubra-as com água. Deixe de molho por 8 horas. Para facilitar, você pode deixá-las de molho antes de dormir e fazer o leite na manhã seguinte. Depois do demolho, você vai perceber que elas ficam hidratadas e macias.
- Descarte a água do demolho e lave as oleaginosas ou as sementes. Adicione-as em um liquidificador junto com água nova filtrada (a medida da receita). Bata por alguns minutos, até que o leite fique homogêneo, sem pedaços.
- Coe o leite sobre um recipiente utilizando um coador de voal. Esprema bem para extrair todo o leite.
-
Guarde o leite em um recipiente fechado (preferencialmente de vidro e esterilizado) na geladeira por até 5 dias. Para congelar, use recipientes pequenos que possibilitem o descongelamento de porções individuais para uso.
Notas
Confira a publicação na íntegra para outras opções de leite vegetal, como o leite de soja, de aveia e de inhame.
- Tempo de preparo: 10 min
- Categoria: Bebidas
- Método: Cru
- Cozinha: Vegetariana, Vegana
leoni says
Olá...
Desejo saber sobre a lentilha, amo comer lentilha de várias maneiras de fazer mas a minha vontade é fazer o leite de lentilha. será possível?. procurei aqui e não encontrei.
Bruna says
Oi Leoni. Eu não trouxe a receita aqui porque, particularmente, não é o meu favorito. Porém, você pode fazer o leite de lentilha da mesma forma do leite de soja (tem a receita aqui). É importante deixar ela de molho e, depois de coar o leite, ferver, já que a lentilha precisa cozinhar de alguma forma antes de ser consumida. E, claro, você precisa ver se gosta do sabor dele!
PETRONIO DOS SANTOS says
Amos todos os leites veganos citados na matéria. Principalmente o de inhame por
ser saborissimo e também de fácil plantio no meu quintal. Mas olha, experimentem o leite do pinhão da Araucárias. Aqui em casa, aproveito bem a temporada do pinhão. E o leite é maravilhoso.
Bruna says
Que legal! Muito obrigada por compartilhar a ideia com a gente, Petronio!
Brenda says
UAU que guia incrível! Eu amei, Bru. É ótimo ter referência de todos os leites vegetais em um mesmo lugar. Obrigada por compartilhar. Ajuda muito na minha jornada vegana e estou louca para experimentar todas as opções.
Andréa N. Batista says
Olá!
Estou apreciando muito este guia de leite vegano!!! Uma excelente ideia em concentrar as receitas em um único lugar, juntamente com explicações detalhadas de uso, reaproveitamento de resíduos .
Eu apenas senti falta da receita de leite de arroz(branco, integral)!!!
É possível vocês me enviarem?
Muito obrigada pelo capricho e profissionalismo neste guia!!
Beijos e desejo muito sucesso e saúde!!
Bruna says
Que bom que gostou do nosso guia, Andréa! Ainda não publicamos uma receita de leite de arroz, mas está na fila. Vou atualizar aqui quando estiver disponível! Obrigada pela mensagem e pelo carinho! Desejo muita saúde e tudo de bom para você também! Abraços! - Bruna
Bruna says
Oi Andréa. Passando para dizer que publicamos uma receita de leite de arroz. Você pode conferir aqui! 🙂