Como Fazer Pasta de Amendoim Caseira

A Pasta de Amendoim é muito gostosa e versátil. É um acompanhamento ideal para lanches diversos, frutas e pães, mas também serve como ingrediente para as mais diversas receitas, como bolos, bolachas, vitaminas e hambúrgueres. Fazer em casa é fácil e barato.

pasta de amendoim caseira muito cremosa servida em um pote de vidro

Eu adoro Pasta de Amendoim Caseira. É um item básico que nunca falta por aqui. E sabe o que é melhor? Fazer em casa é mais simples do que parece.

A Pasta de Amendoim, ou Manteiga de Amendoim, nada mais é do que um creme liso feito 100% de amendoim. Por esse motivo, também é chamada de Pasta de Amendoim Integral, por não conter aditivos químicos ou conservantes. É claro que existem muitas variações no mercado, e por isso é importante observar sempre os ingredientes dos produtos que compramos, mas a pasta original mesmo só leva o amendoim. Nada de óleos ou açúcares. Se você gostar da pasta mais doce ou chocolatuda, continue lendo que já já eu explico como fazer.

Mas por que fazer a Pasta de Amendoim em casa?

  • Sai mais em conta. O amendoim costuma ser um ingrediente barato em todos os lugares.
  • A melhor Pasta de Amendoim é a caseira. Hoje em dia, no mercado, existem muitas marcas vendendo pasta de amendoim. Acontece que as grandes e mais acessíveis usam um processo super rápido para fazer a pasta e, assim, a textura dela fica um pouco comprometida. Já as pastas artesanais, que usam o mesmo processo que ensino aqui, saem por um preço elevado.
  • Você tem controle total dos ingredientes. Ou, no caso, do único ingrediente. Como já citei, as pastas industrializadas, muitas vezes, tem adição de outras coisas além do amendoim. Fazer em casa é uma preocupação a menos. E, se quiser customizar, é simples demais. Além disso, dessa forma, você aproveita os benefícios da pasta de amendoim, que é fonte de proteínas e gorduras boas.

pasta de amendoim caseira muito cremosa servida em um pote de vidro

Como Fazer Pasta de Amendoim Caseira:

Fazer a Pasta de Amendoim em casa é muito simples. Precisamos apenas de um processador de alimentos e do próprio amendoim.

Qual amendoim usar? Pode ser qualquer um, mas eu super recomendo que você compre o amendoim cru e já descascado (sem pele). Isso facilita demais o processo, pois você pula toda a etapa de descascar o amendoim (o que pode ser bem trabalhoso e fazer sujeira).

Para fazer a pasta, basicamente torramos levemente o amendoim e depois batemos em um processador de alimentos até virar obter a consistência desejada. O tempo vai depender do processador que você tiver em casa. Alguns, como o modelo que eu tenho, levam cerca de 5 minutos. Outros podem demandar 15 minutos batendo e mais um tempo de descanso, caso o processador esquente muito. Mas o que importa aqui é que mesmo com modelos bem simples é possível chegar na consistência desejada. Basta um pouco de paciência.

O processo todo está descrito abaixo. Você também pode conferir como fazer a pasta de amendoim em vídeo dando o play aqui:

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Caso queira a pasta de amendoim mais doce, adicione açúcar ou algum adoçante líquido, como melado de cana ou agave. Caso queira chocolatudo, adicione cacau em pó. Se quiser diferente, canela e cardamomo são ótimas opções. Porém, como mostramos no vídeo, deixe para misturar posteriormente. Basta usar a quantidade desejada dos ingredientes e misturar com uma colher. Assim, a pasta de amendoim fica bem mais versátil.

Como usar a pasta de amendoim?

A maneira mais tradicional de usar a pasta de amendoim é como um acompanhamento. Cai bem com frutas (banana com pasta de amendoim é um clássico), é ótimo para passar no pão (especialmente acompanhando de geleia ou de melado de cana), servir com o mingau, colocar nas vitaminas, entre outras opções.

Mas você sabia que ela também é um ingrediente ótimo para usar nas mais diferentes receitas de doces e salgados? As opções são tantas tempos uma publicação aqui no Plantte listando Receitas com Pasta de Amendoim. Não deixe de conferir!

pasta de amendoim caseira muito cremosa servida em um pote de vidro

Receita de Pasta de Amendoim:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Pasta de Amendoim Caseira


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 20 min
  • Total Time: 20 min
  • Yield: 500 gramas 1x

Description

A Pasta de Amendoim é muito gostosa e versátil. É um acompanhamento ideal para lanches diversos, frutas e pães, mas também serve como ingrediente para as mais diversas receitas. Fazer em casa é fácil e barato.


Scale

Ingredients

  • 500 gramas de amendoim cru, sem pele e sem sal*
  • pitada de sal (opcional)

Instructions

  1. Distribua o amendoim em uma assadeira e leve ao forno médio até tostar levemente. O tempo pode variar de forno para forno, por isso, preste atenção para não correr o risco de queimar o amendoim. O tempo médio é de aproximadamente 10 minutos.

  2. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutinhos e, em seguida, leve o amendoim ainda quente ao processador. Bata até obter uma mistura homogênea. Dependendo da potência do processador, pode levar um tempinho para isso. Nesse caso, desligue o processador, raspe as laterais com uma espátula e espere um tempo para que o óleo do amendoim seja liberado. Bata novamente e repita o processo até obter a textura de sua preferência.

  3. Guarde em um recipiente fechado. Dura até um mês em temperatura ambiente e 3 meses na geladeira.

Notes

Você pode usar outros tipos de amendoim. Se for o amendoim com pele (casca), retire-a antes de processar. Se for o amendoim sem casca, mas já torrado, coloque-o mesmo assim no forno para que esquente um pouco. Isso ajuda a liberar o óleo natural do amendoim na hora de bater no processador para virar uma pasta.

  • Category: Receitas Básicas
  • Method: Mixer
  • Cuisine: Saudável

Keywords: caseira, receitas básicas, amendoim, manteiga de amendoim, cremosa, proteína, sem açúcar, fácil, natural, vegano, sem glúten, ingrediente versátil

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita dessa Pasta de Amendoim Caseira para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

pasta de amendoim caseira muito cremosa servida em um pote de vidro

37 Comments

  1. Jorge Oberdan

    Parabens pela receita, muito bom….
    obrigado

    obs vou repetir

  2. Olá, boa tarde!
    Primeiro quero te agradecer por compartilhar tão valiosa receita!
    Dá pra fazer com o amendoim triturado, ou a com a farinha de amendoim?
    E qual rendimento da pasta feita com 500 gramas do amendoim?
    Desde já te agradeço pela resposta.
    Gratidão… Abraço!

    • Oi! Pode usar o amendoim triturado sim. Já a farinha de amendoim eu não sei dizer, porque, dependendo de quando foi transformada em farinha, pode ter oxidado a ponto de não ter mais gordura o suficiente para ser transformada em pasta. Teria que testar! Sobre o rendimento, 500g de amendoim rende 500g de pasta. 🙂 Um abraço e obrigada pela mensagem!

  3. Bom dia, gostaria de saber se somente no processador para fazer está receita, no liquidificador teria como fazer?

    • Oi Maristel! Se for um liquidificador forte, pode usar ele sim. Só recomendo que você tenha mais cuidado e desligue o aparelho vez ou outra para não forçar demais. 🙂

  4. Receita maravilhosa! Obrigada por compartilhar. Se comprar o amendoim com casca, dá uma torradinha e esperar esfriar que ajuda a descascar bem fácil. Depois é só aquecer um cadinho antes de bater.

  5. Ficou perfeita! Obrigada!

  6. Camila Dutra

    Oi Bruna! Amei essa receita, ficou muito boa, com uma textura incrível. Nunca mais comprei na muinha vida a pasta pronta! Muito obrigada! 🙂

  7. Josilene de Paula

    Qual teu processador? Quero comprar um bom, vc indica algum?

    • Oi Josilene! Meu processador atual é um modelo da KitchenAid, parecido com esse aqui: https://amzn.to/2Y1JO6E
      Como ele é caro, eu costumo também indicar outro modelo mais simples da Walita, que é o modelo que eu tinha anteriormente e usava para fazer a pasta de amendoim também. É esse modelo aqui: https://amzn.to/2MVdHza
      O KitchenAid é bem superior (por isso o preço mais alto), mas dependendo do orçamento e também do seu estilo de vida e o quanto vai usar o Walita pode ter um melhor custo benefício. Ele é ótimo também! A escolha acaba sendo bem pessoal, mas eu recomendo os dois 🙂

      • Josilene de Paula

        Obrigada pelo retorno! Realmente é bem salgado o preço. Da mesma marca tem o microprocessador, que nao consegui descobrir a potência. Embora seja mais caro que o
        Walita, se for de melhor qualidade, ainda encaro. O Que achas?

        • Pelo que li, a potência do mini é de 240W, enquanto a do modelo maior é 250W. Parece que as lâminas também são os mesmos modelos. E quanto a marca em si, eu gosto muito no geral, tenho outros eletroportáteis e todos foram uma ótima compra. Imagino que esse Mini Processador seja muito bom também 🙂

  8. Lino João

    Como posso deixá-la concistente? Quando faço a minha fica muito líquida.

    • Coloca na geladeira – é a melhor maneira de conservar a pasta, inclusive. Outra opção é bater menos no processador, mas eu particularmente prefiro a primeira 🙂

  9. Difícil achar pasta de amendoim pura no mercado, tem misturas de gordura e outros aditivos para conservar, nada saudável. Obrigado pela dica!

  10. Fica perfeita e é super fácil, compensa muito fazer. Não compro nunca mais. Obrigada 🙂

  11. Robério

    Tudo bem?

    Gostaria de saber o modelo do liquidificador que vc usou no vídeo para fazer a pasta de amendoim. Obrigado

    • Oi Robério. Espero que esteja bem!
      Na verdade eu usei um processador de alimentos no vídeo (prefiro fazer a pasta de amendoim nele). O modelo é esse aqui. Outro modelo (bem) mais acessível que eu costumava usar bastante também é esse. Se tiver alguma dúvida me avisa 🙂

      • Olá, Procurei em vários sites ,e não esta disponível.
        acho que saiu de linha. Eu estou atras de modelo como ele para produção de pastas .
        Obrigado

        • Robério, desculpa pela demora pra responder! Ele teve o design alterado, mas o modelo correspondente é esse aqui (link). Os processadores da KitchenAid são ótimos pra produzir pastas assim porque deixam pronto bem rápido e sem exigir tanto do equipamento. 🙂

      • Antonio Souza

        Olá Bruna dá pra fazer no liquidificador. Quero muito fazer, mas não quero comprar um processador!

        • Oi Antonio! Se teu liquidificador não for muito fraco, pode usar ele sim. Muita gente usa ele pra fazer, inclusive 🙂 Só vai demorar um pouco mais. Sugiro que tu bata aos poucos, desligando por vezes e esperando um tempo pra não forçar o aparelho.

          • Valeu, Bruna! Muitíssimo obrigado! Ah, você diz que da pra salvar a receita no.printerest, onde está o printerest? O que é isso. Desculpe pela ignorância!

          • Oi Antonio! Imagina, não precisa se desculpar. O Pinterest é um outro site em que você pode salvar imagens em pastas particulares, com nomes escolhidos por você, e acessar quando quiser. Depois de ter um cadastro, é só clicar no ícone vermelho que aparece nas fotos daqui quando o cursor está em cima delas e escolher em qual pasta você quer salvar. Mas não precisa usar ele não, hehe. Se quiser, você pode também salvar a receita em pdf, clicando em “print”. E, claro, ela estará sempre por aqui no site 🙂

  12. Arlete Machado

    Fiz ficou ótima. Obrigada ????

  13. Eu fiz essa receita e ficou MARAVILHOSA! Nunca mais vou comprar pasta pronta. Obrigado, Bruna!

  14. Adorei a receita! como posso fazer para obter uma pasta de amendoim com pedacinhos dando uma “crocância”?

    • Oi Adriana! Desculpa a demora pra responder. Pra deixar pedacinhos, processa rapidamente antes (até chegar no tamanho da tua preferência) e daí tira do processador e reserva. Faz a pasta normalmente e, quando ela estiver pronta, adiciona o amendoim reservado e mistura bem só, sem bater. 🙂

  15. Elisa Dalben

    Estamos consumindo bastante a pasta de amendoim em casa, td mundo adoro… Mas a que fiz em casa ficou muito dura, bem difícil de espalhar no pão, mas a receita que usei dizia para acrescentar óleo de coco e mel para adoçar. Será que que foi isso que deixou ela dura?

    • Oi Elisa! Pasta de amendoim é uma delícia, né?! Sobre a sua receita, você chegou a bater até virar um creme mais liso? Demora, mas vira uma pastinha nada dura com o tempo. Não precisa adicionar óleo nenhum pra isso. Quanto ao óleo de coco, especificamente, ele costuma deixar mais duro quando a temperatura está mais baixa. Outra coisa, você pode acrescentar vários ingredientes pra adoçar e dar outros sabores, mas recomendo que faça isso no final da preparação, como eu mostrei no vídeo. Dessa forma você já tem a pasta pronta e fica mais fácil de ajustar.

  16. Maria Beatris Balbinot Palma

    Gostei muito da receita, mas vi que ela fica perfeita preparada com processador. Qual a marca do seu? Eu tinha um muito ruim, acabei por me desfazer dele.

    • Oi Maria! Que bom que gostou da receita. 🙂
      O modelo de processador que eu uso hoje em dia é um multiprocessador da KitchenAid (o link vai te direcionar pro produto). Ele acaba sendo mais caro, é realmente um investimento na cozinha. Como opção mais barata e que sei que também funciona bem, pois era meu processador antigo, tem esse modelo da Philips. Eu gostava muito dele. Troquei por conta de precisar algum mais robusto mesmo pra atender às minhas necessidades atuais de forma mais rápida.
      Qualquer dúvida adicional pode me perguntar.
      E, ah, tenho uma postagem aqui no site em que detalha melhor algumas coisas do tipo: Utensílios Domésticos – Eletroportáteis
      Um abraço!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*