Aprenda como fazer Pasta de Castanha-do-Pará caseira. Também conhecida por Manteiga de Castanha-do-Pará, ela é muito gostosa e versátil. Simples de fazer em casa, pode ser consumida por si só ou servida com frutas, no pão e também incrementar vitaminas e bolos.

Eu adoro pastinhas de oleaginosas e sementes! Tenho sempre em casa porque uso todos os dias, seja com frutas, na vitamina de todas as manhãs ou na composição de molhos rápidos para saladas. Elas também são incríveis em doces como brownies e muffins.
A pasta de castanha-do-pará pode ser usada para tudo isso. É super versátil e saborosa, cai bem com tudo. Ela também é nutritiva: tem gorduras boas e, sem dúvida, é minha fonte preferida de selênio, um mineral importante para o nosso corpo. Uma colher por dia já é o suficiente. Incrível né!
Como Fazer Pasta de Castanha-do-Pará
Fazer a pasta é bem simples! Só precisamos de um ingrediente (castanhas-do-pará) e um processador de alimentos ou liquidificador.
Torre as castanhas
O primeiro passo é torrar as castanhas-do-pará até que elas fiquem douradas e perfumadas. O tempo depende do seu forno, mas leva em média 10 minutos em forno médio (180 graus). Esse processo é importante porque melhora o sabor da pasta e, também, faz com que o óleo natural das castanhas seja liberado, o que facilita demais a próxima etapa (transformar em pasta).
Recomendamos a quantidade mínima de 300 gramas de castanhas para que as lâminas do processador de alimentos consigam bater a mistura de maneira ideal. Você pode adicionar mais se quiser.
É importante ressaltar que, para esta receita, você não deve deixar as castanhas de molho, a menos que seque muito bem (em forno baixo ou desidratador), pois a umidade interfere negativamente no processo.
Bata no processador
Adicionamos as castanhas-do-pará tostadas em um processador de alimentos ou liquidificador potente e batemos até virar um creme liso. Como você pode ver nas fotos, primeiro as castanhas se transformem uma farofinha grossa. Aos poucos, a gordura natural das castanhas vai fazendo com que elas virem uma pasta cremosa.
O tempo vai depender do aparelho usado. No nosso (da marca KitchenAid) leva menos de 5 minutinhos para ficar pronta, porém, em processadores mais comuns pode levar até 30 minutos. Nesse caso, é importante que você desligue o processador por vezes (para não forçar o aparelho), raspe as laterais do copo e continue batendo em seguida. Esse processo deve ser repetido até a pasta ficar pronta. Tem que ter um pouco de paciência, mas vale a pena! Aqui você encontra outra opção de aparelho com ótimo custo-benefício.
Como armazenar? Quanto tempo dura?
Depois de pronta, a pasta de castanha-de-caju deve ser armazenada em um pote limpo (preferencialmente esterilizado) e com tampa. Recomendo usar recipientes herméticos.
Você pode manter em temperatura ambiente por até um mês ou guardar na geladeira por até 3 meses. Costuma ficar bom por mais tempo, mas essa é a recomendação segura. Cheire e analise antes de consumir.
Como usar a Manteiga de Castanha-do-Pará
São muitas as possibilidades! Algumas ideias incluem:
- Sirva com frutas ou no pão para um lanche rápido.
- Incremente o mingau de aveia.
- Adicione 1 colher nas suas vitaminas de frutas para deixá-las mais cremosas e nutritivas.
- Bata com água para fazer um Leite de Castanha-do-Pará em 1 minuto.
- Use no lugar do óleo em receitas de bolos e muffins. Não é uma substituição direta, mas aqui no Plantte temos muitas receitas com pasta de amendoim e pasta de amêndoas. A pasta de castanha-do-pará funciona da mesma forma. Comece provando nossos Muffins de Chocolate ou nosso Bolo de Banana Sem Glúten.
- Misture com azeite, suco de limão e temperos para fazer um molho rápido de salada. Você pode se inspirar no nosso Molho de Tahine com Ervas Frescas.
Lembrando que ela tem a mesma função de outras pastas de oleaginosas e sementes. A pasta de castanha-do-pará é uma ótima alternativa para variar as outras.
Confira também
- Como Fazer Pasta de Amendoim Caseira
- Como Fazer Pasta de Amêndoas Caseira
- Como Fazer Pasta de Castanha de Caju Caseira
- Como Fazer Pasta de Avelã Caseira
- Como Fazer Tahine (Pasta de Gergelim) em Casa
- Manteiga de Coco: Como Fazer em Casa
📖 Receita completa
Como Fazer Pasta de Castanha-do-Pará Caseira
- Tempo Total: 20 min
- Rendimento: 300 gramas 1x
Descrição
Instruções
- Distribua as castanhas-do-pará em uma assadeira e leve ao forno a 180 graus até que elas fiquem levemente torradas. O tempo varia de forno para forno, por isso, é preciso ficar atento para não queimá-las. Leva aproximadamente 10 minutos.
- Retire as castanhas do forno e transfira para um processador de alimentos ou liquidificador potente. Bata até obter uma mistura homogênea. Dependendo do processador que você estiver usando, pode levar um tempinho para isso. Nesse caso, desligue o aparelho, raspe as laterais com uma espátula e espere um tempo para que o óleo das castanhas seja liberado. Bata novamente e repita o processo até obter a textura de sua preferência. Se quiser, adicione uma pitada de sal para realçar o sabor.
- Guarde a pasta de castanha-do-pará em um recipiente fechado por até um mês em temperatura ambiente ou por até 3 meses dentro da geladeira.
Notas
Recomendamos a quantidade mínima de 300 gramas de castanhas para que as lâminas do processador de alimentos consigam bater a mistura de maneira ideal. Você pode adicionar mais se quiser.
Para criar novos sabores, experimente misturar a pasta com outros ingredientes, como açúcar (para uma versão doce) ou cacau em pó (para uma versão sabor chocolate).
O processador que usamos é da marca KitchenAid e faz a pasta em menos de 5 minutos. Outros processadores podem levar mais tempo. Aqui você encontra outra opção de aparelho com bom custo-benefício.
- Tempo de preparo: 20 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Batido
- Cozinha: Básica
Keywords: castanha do pará, pasta de castanha, manteiga de castanha, integral, caseira, como fazer em casa, saudável, fácil
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Salve a receita para mais tarde
Além de imprimir a receita, você pode usar o Pinterest para salvar ela online. Bata clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte por lá!
Deixe um comentário