Aprenda como fazer rejuvelac, uma bebida probiótica que pode ser consumida por si, pura, em sucos ou vitaminas, ou, ainda, usada para fermentar outros alimentos, como iogurtes e queijos vegetais.

O que é rejuvelac?
O rejuvelac é uma bebida probiótica e enzimática feita a partir da germinação e fermentação de grãos integrais.
Por ser simples de fazer em casa, é uma maneira barata e prática de consumir probióticos, já que cápsulas e sachês podem ser caros ou difíceis de encontrar dependendo de onde você mora.
De que é feito o rejuvelac?
O trigo é o grão mais usado, mas o rejuvelac também pode ser feito com quinoa (como você pode ver ilustrado nas fotos), arroz integral, trigo sarraceno, linhaça, painço, amaranto e outros. O importante é que o grão seja integral, caso contrário ele não germinará (o que é fundamental para o preparo do rejuvelac).
Quais os benefícios do rejuvelac?
O rejuvelac é uma bebida viva e probiótica, possui microorganismos benéficos para a nossa microbiota intestinal. Uma boa saúde intestinal reflete na nossa saúde como um todo, fortalecendo, inclusive, nosso sistema imunológico.
Como fazer rejuvelac
Antes de começar, é importante salientar que:
- Independente do grão escolhido, o processo para fazer o rejuvelac é o mesmo. Aqui eu fiz o rejuvelac de quinoa para ilustrar, mas escolha o grão (como os mencionados acima) de acordo com sua preferência ou o que tiver fácil acesso. O sabor do rejuvelac muda dependendo do grão usado, por isso, se puder, teste de diferentes maneiras para saber qual é o seu preferido.
- Fazer rejuvelac leva alguns dias, pois os grãos precisam germinar e fermentar. Apesar disso, é muito simples de preparar. O tempo é basicamente de espera. Programe-se com antecedência.
Etapa 1: Demolho do grão
Começamos o processo para fazer o rejuvelac lavando o grão escolhido (quinoa, no caso), colocando-o em um pote de vidro grande e cobrindo com água filtrada. Use bastante água, pois o grão hidrata e seu tamanho aumenta no demolho.
Deixamos de molho por 8 horas. Para facilitar, você pode colocar de molho antes de dormir e continuar o processo na manhã seguinte.
Etapa 2: Germinação
Passado o tempo de demolho, escorra a água com o auxílio de uma peneira limpa e lave bem os grãos de quinoa (ou o que tiver escolhido).
Para fazer a germinação, você pode deixar os grãos em cima da peneira usada, colocá-la por cima de um pote e cobrir com um pano limpo. Também é possível transferir os grãos para um pote e cobrir com um pano. De qualquer maneira, é necessário que o grão esteja úmido sempre, mas sem acumular água (por isso, prefiro deixar os grãos na peneira). Para manter sempre úmido no tempo de germinação, é importante passar o grão na água novamente pelo menos duas vezes por dia.
O tempo de germinação depende de alguns fatores, como o tipo de grão e o clima no lugar que você mora. Se estiver frio, vai demorar mais do que em dias de calor. Pode levar de 8 a 24 horas.
Você vai notar um "narizinho" se formando no grão quando ele começar a germinar. A partir do momento em que começar a sair um brotinho maior (como mostro na foto acima), a quinoa está germinada e pronta para ser usada para fazer o rejuvelac.
Etapa 3: Fermentação
Lave novamente os grãos germinados, transfira-os para um pote de vidro grande e esterilizado e complete com água filtrada.
Cubra o pote com um pano de voal ou de gaze e amarre com um barbante, use um elástico ou feche com um aro (sem a tampa). Isso faz com que o pote fique bem fechado, evitando a entrada de sujeiras ou bichinhos, mas ainda com espaço para "respirar". Se você vedar totalmente, o pote pode explodir, visto que este é um processo de fermentação.
Armazene o pote em um lugar fresco e escuro, em que não bata sol, e espere o grão fazer o trabalho! Pode demorar de 24 a 72 horas, dependendo do clima do lugar onde você mora.
Como saber se o rejuvelac está pronto?
Há indicativos para saber quando a bebida está fermentada e pronta para uso.
- A água fica turva (não mais transparente, como quando colocamos).
- Bolhas de ar se formam na superfície da água. Se você mexer o pote levemente, também pode ver as bolhas subindo.
- O cheiro é característico de fermentados. Fica forte, mas sem dar a impressão de algo estragado (é leve, nesse sentido).
Quando o rejuvelac estiver pronto, basta coar o líquido e armazenar em um pote de vidro esterilizado.
Como armazenar o rejuvelac
Conserve em um pote de vidro esterilizado e fechado na geladeira por até duas semanas a um mês.
O que fazer com o grão que sobra?
Você pode aproveitar que o grão já está germinado e usá-lo para uma nova leva de rejuvelac. É só seguir o mesmo processo a partir da etapa de fermentação. É possível usar os mesmos grãos por até 3 vezes.
O que sobrar também pode ser usado em saladas, em granolas salgadas, ou ser cozido normalmente. Não descarte! É um bom alimento e está ótimo para uso.
Como usar o rejuvelac?
- Beba! O rejuvelac é uma bebida bem poderosa, por isso, recomendo que você beba pouco por dia. Por ter um sabor forte, é bom usar um pouco de limão para neutralizar e suavizar o sabor.
- Use em sucos e vitaminas. É só separar uma medida e adicionar em outros preparos de bebidas, como sucos verdes e vitaminas de frutas.
- Use para fermentar outros alimentos, como iogurtes vegetais ou cremes e queijos veganos. Confira nossa receita de Iogurte de Coco Vegano.
📖 Receita completa
Rejuvelac de Quinoa (Ou Outros Grãos)
- Tempo Total: 2 a 4 dias
- Rendimento: 720 ml 1x
Descrição
Aprenda como fazer rejuvelac, uma bebida probiótica que pode ser consumida por si, puro, em sucos ou vitaminas, ou, ainda, usada para fermentar outros alimentos, como iogurtes e queijos vegetais.
Ingredientes
- 1/2 xícara de quinoa em grãos crua (ver notas)
- 3 xícaras de água filtrada (e mais para outras etapas do processo)
Instruções
- Demolho: Lave a quinoa (ou outro grão) e coloque-a em um pote de vidro grande. Cubra com água e deixe de molho por 8 horas. Para facilitar, você pode colocar de molho antes de dormir e continuar o processo na manhã seguinte. Passado o tempo de demolho, escorra a água com o auxílio de uma peneira limpa e lave bem os grãos de quinoa.
- Germinação: Para fazer a germinação, você pode deixar os grãos em cima da peneira usada, colocá-la por cima de um pote e cobrir com um pano limpo. Também é possível transferir os grãos para um pote e cobrir com um pano. De qualquer maneira, é necessário que o grão esteja úmido sempre, mas sem acumular água (por isso, prefiro deixar os grãos na peneira). Para manter sempre úmido no tempo de germinação, é importante passar o grão na água novamente pelo menos duas vezes por dia. A quinoa estará germinada quando você notar brotinhos maiores saindo dos grãos. O tempo depende do clima da cidade onde você mora, podendo levar de 8 a 24 horas.
- Fermentação: Lave novamente os grãos germinados, transfira-os para um pote de vidro grande e esterilizado e complete com água filtrada (medida da receita = 3 xícaras). Cubra o pote com um pano de voal ou de gaze e amarre com um barbante, use um elástico ou feche com um aro (sem a tampa). Armazene o pote em um lugar fresco e escuro, em que não bata sol, e espere o grão fazer o trabalho. Pode demorar de 24 a 72 horas, dependendo do clima do lugar onde você mora. A bebida está fermentada (e o rejuvelac pronto) quando a água estiver turva, tiver bolhas de ar na superfície e estiver com cheiro característico de fermentados.
- Coe, use e/armazene: Quando o rejuvelac estiver pronto, basta coar o líquido, beber, usar em algum preparo ou armazenar em um pote de vidro esterilizado e tampado, na geladeira, por até 2 semanas.
Notas
Você pode usar outros grãos além da quinoa para fazer o rejuvelac, como trigo, arroz integral, painço, amaranto, trigo sarraceno ou linhaça.
- Tempo de preparo: 20 min
- Tempo de espera: 2 a 4 dias
- Categoria: Bebidas
- Método: Fermentado
- Cozinha: Saudável
Keywords: rejuvelac, quinoa, germinação, fermentação
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Salve a receita para mais tarde
Além de imprimir a receita, você pode usar o Pinterest para salvar ela online. Basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte por lá!
Deigma
Bruna, gratidão imensa pelas minuciosas explicações. Estava procurando informações de como fazer o rejuvelac e encontrei aqui.
Ticiana
É possível armazenar na geladeira nesse processo de fermentação?
Bruna
Oi Ticiana. Depois de pronto, sim!
Rosângela aparecida Andrade Lopes
Muito interessante sua receita, já tive muitos problemas com o meu intestino,e essa receita muito me interessou, muito obrigado por compartilhar.
Bruna
Que bom que foi útil para você, Rosângela. Desejo muita saúde!
Camila
Não conhecia essa bebida, que interessante! Obrigada por, além das receitas sempre incríveis, trazer outros conteúdos interessantes que ajudam a melhorar nossa saúde e nosso dia a dia. Parabéns 🙂
★★★★★