Como Fazer Tahine em Casa

Tahine é uma Pasta de Gergelim muito nutritiva e gostosa. Versátil, pode ser utilizada em diversas preparações. Fazer em casa é muito simples.

tahine ou pasta de gergelim

Como Fazer Tahine (ou tahini)? É muito simples! Mas, primeiro, vamos conhecer um pouco mais sobre essa pastinha tão deliciosa e versátil.

O Tahine nada mais é do que uma Pasta de Gergelim. Bastante utilizado na culinária árabe, incrementa muito bem as mais diferentes preparações (abaixo dou alguns exemplos de receitas variadas em que usamos o tahine). Felizmente, nos últimos anos, temos usado esse ingrediente com uma maior frequência por aqui também.

Existem muitas marcas no mercado que comercializam o produto, mas é tão simples de fazer em casa (e normalmente muito mais em conta) que, na minha opinião, é a melhor alternativa. Você só precisa de um único ingrediente para fazer o tahine: o próprio gergelim. Pode ser tanto o branco como o preto; ele só precisa estar descascado.

tahine ou pasta de gergelim

Para fazer, basta torrar levemente as sementes de gergelim e depois bater em um processador até formar uma pasta. Tem pessoas que adicionam algum óleo para “ajudar” a bater mais rápido, porém, vai por mim, não é necessário. Dependendo da potência do seu processador, você precisará de mais paciência, mas obterá uma boa consistência de pasta só com o gergelim mesmo. E essa acaba sendo outra vantagem de fazer o tahine em casa: poder escolher a consistência desejada. Se quiser uma pasta mais grossa, bata no processador por menos tempo. Se quiser uma pasta mais lisa, bata por mais tempo.

Assista ao vídeo abaixo para ver o processo todo.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Como utilizar o tahine?

O tahine é um ingrediente bastante versátil. Ele pode ser usado puro para passar no pão (com geleia de frutas vermelhas ou melado fica uma delícia!), pode ser usado para temperar a salada (misture com água e limão e terá um molho super gostoso, como esse Molho de Tahine com Limão e Ervas Frescas) e outros alimentos, e também entra na lista de ingredientes de muitas receitas gostosas, como a desses Cookies de Amêndoas, Tahine e Laranja.

Por conter muita gordura boa, é um ótimo incremento em pastinhas e patês, ajudando a dar cremosidade nessas preparações. Minhas sugestões: Homus de Grão de Bico Tradicional (façam essa receita!!!!), Homus de Pimentão Vermelho Assado, Homus de Manjericão e Patê de Amêndoas (feito com o resíduo que sobra da preparação do Leite de Amêndoas).

Além disso, em preparações de assados (como cookies e bolos) que levam pastas de oleaginosas, normalmente o tahine pode ser uma boa substituição. Um exemplo é na receitas dessas Barrinhas de Cereal com Amendoim e Nibs de Cacau.

tahine ou pasta de gergelim

E por que tentar incorporar o tahine na alimentação? Porque é gostoso. Se isso não basta, saiba que essa pastinha é bem nutritiva, sendo, inclusive, uma ótima fonte de cálcio e gorduras boas.

Como Fazer Tahine (Pasta de Gergelim) em casa:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Como Fazer Tahine em Casa


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 20 min
  • Total Time: 20 min
  • Yield: 500 gramas 1x

Description

Fazer Tahine (Pasta de Gergelim) em casa é muito simples. Além disso, é barato. Essa pastinha, além de gostosa, é também bastante nutritiva.


Scale

Ingredients

  • 500 gramas de sementes de gergelim, sem casca (pode ser o branco ou o preto)

Instructions

  1. Lave as sementes de gergelim em água corrente. Em seguida, seque-as bem com um pano.

  2. Leve ao forno médio por aproximadamente 5 minutos. É necessário prestar atenção, pois, pelo fato de as sementes serem bem pequenas, elas podem queimar facilmente. A coloração que queremos é levemente dourada.

  3. Retire do forno e deixe esfriar por um tempo. Em seguida, leve a um processador de alimentos e bata até obter uma mistura homogênea*.

  4. Guarde em um recipiente fechado dentro da geladeira por até 3 meses.

Notes

*Dependendo da potência do processador, pode levar um tempinho para isso. Nesse caso, desligue o processador, raspe as laterais com uma espátula e espere um tempo para que o óleo do gergelim seja liberado. Bata novamente e repita o processo até obter a textura de sua preferência.

  • Category: Receitas Básicas
  • Method: Mixer
  • Cuisine: Árabe, Oriental, Vegetariana, Vegana

Keywords: como fazer tahine, tahine, tahini, pasta de gergelim

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas????

Quer salvar a receita desse Tahine (Pasta de Gergelim) para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

tahine ou pasta de gergelim

45 Comments

  1. Oi. Comprei gergelim preto da Ceifeiro e na embalagem diz
    sementes de gergelim preto TOSTADAS.
    Isso quer dizer que não preciso levar ao forno???
    Obg.

    • O calor ajuda a liberar o óleo natural do gergelim e acho mais fácil de bater assim, mas não precisa! Pode bater direto 🙂

  2. Precisa adicionar azeite/oleo sim. Muitos processadores e principalmente liquidificadores nao deixam na consistência desejada. Varios sites com receita do tahine explixam que precisa adicionar azeite. Tentei seguir sua receita sem adicionar azeite, e so perdi tempo. Procurei em outros sitesce vi que precisa colocar azeite. A partir daí foi super facil e deu certo.

    • Oi Naiara. Sinto muito que essa tenha sido a sua experiência, mas não precisa de azeite não. Eu faço tahine em casa há muitos anos e nunca adicionei azeite ou qualquer outro óleo. Entendo que pode haver diferença de acordo com o modelo de processador utilizado, e que a adição de óleo possa facilitar o processo em alguns casos, mas isso não quer dizer que precisa. No vídeo que gravei e compartilhei aqui na publicação, inclusive, o único ingrediente utilizado foi o gergelim. Para as fotos também. 🙂

  3. Gergelim que compra em lojas de produtos naturais vem descascado? Como descasca?

  4. Ola Bruna , Boa noite . Estou amando suas receitas!! Fiz o molho de tomate assado, o tahine e o Homus. Obrigada por toda dedicação e por compartilhar conosco seu conhecimento e nos ajudar a melhorar nossa alimentação. Obrigada também pela seção guia, aprendi muito com você nela . Sucesso sempre. Que Deus continue tr abençoando e te iluminando com muitas novas receitas maravilhosas como essa ????????

    • Fico tão feliz em saber disso, Rayssa! Que bom que está gostando do que compartilho por aqui. Muito obrigada pela mensagem e pelo carinho!!

  5. Ana Cristina

    O sabor do meu ficou amargo.É normal?
    Os grãos não queimaram pois estavam clarinhos.
    Usei óleo de amendoim pois não tinha de girassol.

    • Oi Ana Cristina. Eu não sei dizer quanto ao óleo de amendoim porque eu faço o tahine apenas com o gergelim, sem adicionar óleo algum, mas só ficaria amargo por causa dele se fosse um óleo amargo. Porém, o tahine em si puxa pro amargo. Eu estou bastante acostumada e não sinto, mas sei que algumas pessoas estranham bastante. Você costuma consumir ou foi a primeira tentativa?

  6. Ana Cristina

    Eu fiz numa frigideira, não deixei queimar, pois os grãos não estavam escuros.Usei óleo de amendoim porque não tinha de girassol. No entanto, o sabor está amargo. É normal?

    • Oi Ana Cristina. Eu não sei dizer quanto ao óleo de amendoim porque eu faço o tahine apenas com o gergelim, sem adicionar óleo algum, mas só ficaria amargo por causa dele se fosse um óleo amargo. Porém, o tahine em si puxa pro amargo. Eu estou bastante acostumada e não sinto, mas sei que algumas pessoas estranham bastante. Você costuma consumir ou foi a primeira tentativa?

    • Ola Bruna , Boa noite . Estou amando suas receitas!! Fiz o molho de tomate assado, o tahine e o Homus. Obrigada por toda dedicação e por compartilhar conosco seu conhecimento e nos ajudar a melhorar nossa alimentação. Obrigada também pela seção guia, aprendi muito com você nela . Sucesso sempre. Que Deus continue tr abençoando e te iluminando com muitas novas receitas maravilhosas como essa ????????

  7. Bom dia, dá pra fazer no liquidificador? só tenho 100gr de gergelim daí não é suficiente pro processador

    • Oi Lu! Eu particularmente acho mais trabalhoso e demorado, mas costuma funcionar direitinho também. Só tem que ter mais paciência! 🙂

  8. Sonia Araujo

    Gostei da reeita e parece facil vou, vou fazer e depois juntar com ervilhas e azetos e creme de leite para ser usado no biscoito de gergilim e vai ficar otimo.

  9. Ah, você poderia dizer o modelo e marcas dos processadores que usa, vi um maior que usa para fazer o tahine e outro menor para bater o tahine com ervas frescas.

  10. É possível que a quantidade também interfira pra não dar certo?
    Tentei fazer com 1 xícara de gergelim apenas, que era a quantidade que tinha em casa, e não passou de uma farofa ????
    Ou seria apenas que vc disse ali em outro comentário mesmo, qualidade do processador e o gergelim estar velho?

    • Mayara, é possível sim! Se o seu processador não for mini, provavelmente 1 xícara tenha sido pouco mesmo! Alguns processadores até dão conta de poucas quantidades, mas também com dificuldade. Quando o gergelim vira a farofa, quase tudo fica embaixo da lâmina e isso faz com que a pasta não “gire”. Imagino que esse tenha sido o seu problema aqui 🙁

  11. Daniela

    Não tem possibilidade de usar o gergelim integral? é o que mais compro e quase sempre torro para consumir.

    • Pode usar ele sim, Daniela. Só é um pouco mais difícil pra bater, dependendo do processador que você usa.

  12. meu processador é bom e não tô conseguindo chegar na pasta =/

    mas obrigada pelas dicas!

    • Que pena, Úrsula! Normalmente o que faz não dar certo é o processador ou então as sementes de gergelim que podem estar mais velhas e já oxidadas 🙁

  13. Achei q tinha que deixar na geladeira por 3 meses antes de comer… Só entendi depois que vi o vídeo! Parabéns pela receita.. vou fazer.

  14. Boa tarde, td bem?
    Estou fazendo meu tahine agora depois eu conto o resultado, oqueeu queria saber também é se posso congelar ou quanto tempo ele dura na geladeira e se podemos fazer algum outro tipo de doce com a pasta .obrigada

    • Oi Cristiane, espero que esteja bem! Eu nunca congelei, mas não vejo a necessidade de congelar porque o tahine dura muitos meses na geladeira, até seis meses. Sobre doce, dá pra fazer cookies (listei a receita de um aqui no post) e também pode usar em bolos, trufas… Bastante coisa! 🙂

  15. Shirlei Furim

    Gosto de aprender sobre alimentação saudável e de simples preparo. Gratidão.

  16. Shirlei Furim

    É muito bom encontrar estas receitas, pois aprender e fazer o que gostamos referente aos alimentos, é só gratidão.

  17. Onde posso encontrar o gergelim sem casca?

  18. Na minha cidade não encontro gergelim sem casca. Como faço para retirá-la?

    • É um pouco complicado de retirar em casa… Tem alguns tutoriais na internet mostrando como, mas eu realmente sugiro que tu procure em tudo que é lugar o sem casca hehe. É aquele mesmo que costuma vir por cima de alguns pães, sabe?

  19. Agora entendo por que o tahine industrializado é caro. Leva muito tempo para fazê-lo em casa e o vídeo não deixa isso claro. Estou há cerca de uma hora e nada de finalizar.

    • Na verdade o tempo de preparo depende do equipamento (e isso foi citado no vídeo). Meu processador demora cerca de 5 a 10 minutos para fazer o tahine. Se for um modelo inferior ou se for feito no liquidificador, vai levar mais tempo mesmo. Os industrializados não são caros por esse motivo, maquinários próprios são usados para fazer a pasta.

  20. Eduardo R Neto

    Murilo, a receita parece ser muito fácil de fazer. Se vc tiver outras dicas como esta, pode enviar para meu email. Gosto de preparos naturais e fáceis. Quanto mais natural, a saúde agradece. Abraços

  21. Murilo Vasco Gondin

    Ótimo. Gostei das receitas.

    • Que bom, Murilo. Fico feliz. Obrigada!

      • Cristina Agostini

        Eu fiz a Tahine. Levou bastante tempo, mas foi muito legal o processo todo. Desde a lavagem, torra e processamento. Adorei fazer. Fiz com meio quilo de gergelim branco sem casca e meu processador é de potência 1000 kw.

        Agora virá o passo 2: fazer a hallew. Como eu não compro nada alimentício que venha da indústria superprocessada, queria fazer esse doce para meu namorado. Como sou alérgica a gergelim, amêndoas, macadâmias e etc, estou ansiosa para saber se está bom!

  22. Beleza de receita, vou fazer amanhã. grato garcia abçs

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*