Como Fazer Tahine em Casa

tahine (pasta de gergelim) em um pote de vidro

Como Fazer Tahine (ou tahini)? O Tahine nada mais é do que uma Pasta de Gergelim. Bastante utilizado na culinária árabe, incrementa muito bem as mais diferentes preparações (abaixo dou alguns exemplos de receitas variadas em que usamos o tahine). Felizmente, nos últimos anos, temos incorporado esse ingrediente por aqui também.

Existem muitas marcas no mercado que comercializam o produto, mas é tão simples de fazer em casa (e normalmente muito mais em conta) que, para mim, é a melhor alternativa. Você só precisa de um único ingrediente para fazer o tahine: o próprio gergelim.

sementes de gergelim para fazer tahine

Para fazer, basta torrar levemente as sementes de gergelim e depois bater em um processador até formar uma pasta. Tem pessoas que adicionam algum óleo para “ajudar” a bater mais rápido, porém, vai por mim, não é necessário. Dependendo da potência do seu processador, você precisará de mais paciência, mas obterá uma boa consistência de pasta só com o gergelim mesmo. E essa acaba sendo outra vantagem de fazer o tahine em casa: poder escolher a consistência desejada. Se quiser uma pasta mais grossa, bata no processador por menos tempo. Se quiser uma pasta mais lisa, bata por mais tempo.

tahine (pasta de gergelim) em um pote de vidro

Como utilizar o tahine?

O tahine é um ingrediente bastante versátil. Ele pode ser usado puro para passar no pão (com geleia de frutas vermelhas ou melado fica uma delícia!), pode ser usado para temperar a salada (misture com água e limão e terá um molho super gostoso) e outros alimentos, e também entra na lista de ingredientes de muitas receitas gostosas.

Algumas receitas com Tahine:

Homus de Grão de Bico Tradicional (façam essa receita!!!!)
Homus de Pimentão Vermelho Assado
Homus de Manjericão e Grão de Bico
Cookies Veganos de Amêndoas, Tahine e Laranja

Inclusive, em preparações de assados (como cookies e bolos) que levam pastas de oleaginosas, normalmente o tahine pode ser uma boa substituição. Um exemplo é na receitas dessas Barrinhas de Cereal com Amendoim e Nibs de Cacau.

E por que tentar incorporar o tahine na alimentação? Porque é gostoso. Se isso não basta, saiba que essa pastinha é bem nutritiva, sendo, inclusive, uma ótima fonte de cálcio e gorduras boas.

tahine (pasta de gergelim) em um pote de vidro

Como Fazer Tahine (Pasta de Gergelim) em casa:

Imprimir

Como Fazer Tahine em Casa


  • Autor(a): Bruna, blog PLANTTE
  • Tempo de Preparo: 20 minutos
  • Tempo Total: 20 minutos
  • Rendimento: 250 ml
  • Categoria: Receitas Básicas
  • Método: Mixer
  • Culinária: Árabe, Oriental, Vegetariana, Vegana

Descrição

Fazer Tahine (Pasta de Gergelim) em casa é muito simples. Além disso, é barato. Essa pastinha, além de gostosa, é também bastante nutritiva.


Ingredientes

  • 2 xícaras de sementes de gergelim, sem casca (pode ser o branco ou o preto)

Modo de Preparo

  1. Lave as sementes de gergelim em água corrente. Em seguida, seque-as bem com um pano.

  2. Leve ao forno médio por aproximadamente 5 minutos. É necessário prestar atenção, pois, pelo fato de as sementes serem bem pequenas, elas podem queimar facilmente. A coloração que queremos é levemente dourada.

  3. Retire do forno e deixe esfriar por um tempo. Em seguida, leve a um processador de alimentos e bata até obter uma mistura homogênea*.

  4. Guarde em um recipiente fechado dentro da geladeira por até 3 meses.

Notas

*Dependendo da potência do processador, pode levar um tempinho para isso. Nesse caso, desligue o processador, raspe as laterais com uma espátula e espere um tempo para que o óleo do gergelim seja liberado. Bata novamente e repita o processo até obter a textura de sua preferência.

Palavras-chave: como fazer tahine, tahine, tahini, pasta de gergelim

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas🙂

Quer salvar a receita desse Tahine (Pasta de Gergelim) para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

tahine (pasta de gergelim) em um pote de vidro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*