Como Fazer Tofu

Aprenda como fazer tofu caseiro sem complicação, usando apenas dois ingredientes. Também chamado de queijo de soja, o tofu é um ingrediente saudável, barato e muito versátil, podendo ser usado em uma variedade de preparos salgados e doces.

tofu caseiro cortado em uma tábua de madeira

Não sei por que eu demorei tanto para trazer no Plantte uma receita de como fazer tofu em casa! Por aqui, ele é um queridinho há muitos anos e frequente nas nossas semanas. Sempre tivemos sorte de ter acesso a tofu de qualidade disponível por um preço acessível, mas eu sei que essa não é a realidade de todo mundo. Grãos de soja, entretanto, costumam ser baratos e encontrados em todos os cantos do Brasil. Fazer tofu caseiro acaba sendo uma ótima solução.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Mas afinal, o que é tofu?

O tofu nada mais é do que o leite de soja coalhado, drenado e prensado, normalmente no formato de um bloco. Originário da China, se espalhou pelo mundo e hoje compõe pratos dos mais diversos tipos. Tem sabor neutro na essência, o que faz com que seja um ingrediente extremamente versátil, podendo ser usado em preparos salgados ou doces, firmes ou cremosos, para todas as ocasiões.

Por ser uma ótima fonte de proteína vegetal, o tofu também é muito usado nas culinárias vegetariana e vegana. Outros benefícios do tofu incluem a presença de vitaminas e minerais como cálcio, ferro e zinco.

De que é feito o tofu?

Os ingredientes para o preparo do tofu são dois: grãos de soja (ou leite de soja pronto) e um coagulante, que pode ser vinagre, limão ou cloreto de magnésio, por exemplo. Para manter as coisas simples, sempre usamos vinagre ou limão aqui em casa. Funciona super bem e normalmente já temos algum deles por aqui. Se preferir usar o cloreto de magnésio, você encontra online ou em farmácias. E, sempre que puder, use soja orgânica e não transgênica.

Como fazer tofu? – passo a passo

O preparo do tofu é muito parecido com o preparo de queijos tradicionais, por isso, ele também costuma ser chamado de queijo de soja ou queijo tofu.

grãos de soja crus e demolhados para preparo do tofu caseiro

Começamos o preparo na noite anterior, lavando grãos de soja e colocando-os de molho em água limpa. É necessário que os grãos fiquem de molho por pelo menos 12 horas. Se puder, deixe por mais tempo (até 48 horas, trocando a água de 12 em 12 horas), pois esse processo ajudar a eliminar os antinutrientes da soja, fazendo com que a gente consiga digerir melhor essa leguminosa, e também potencializa a absorção dos seus nutrientes. Passado o tempo, escorra a água e lave novamente os grãos.

mistura de grãos de soja com água no liquidificador

Adicionamos, então, os grãos demolhados em um liquidificador junto com água limpa e batemos bem por alguns minutos, até quebrar todos os pedaços maiores de soja. Se for necessário, repita esse processo duas ou mais vezes, dependendo do limite de volume máximo do copo do seu liquidificador.

leite de soja sendo coado e fervido

Com o auxílio de um voal ou pano de prato limpo, coamos esse líquido e colocamos em uma panela grande. Cozinhamos até ferver.

E, sim, acabamos de preparar um leite de soja caseiro! Se você quiser, pode começar o preparo do tofu a partir dessa etapa, fazendo o queijo com leite de soja de caixinha industrializado.

O resíduo de soja que sobra no voal se chama okara (okara de soja) e não precisa ser descartado. Você pode utilizá-lo em receitas de pães, bolinhos e cookies, por exemplo.

leite de soja coalhado

Agora é a hora de talhar o leite de soja. Com o fogão desligado, adicionamos vinagre ou suco de limão como coagulante, aos poucos, e misturamos. Em seguida, deixamos essa mistura descansar por alguns minutos, até que o leite esteja claramente coalhado. Você deve ver vários gruminhos, e o líquido da mistura deve estar transparente (e amarelado), não mais turvo. Usando novamente um voal ou pano de prato limpo, retiramos o excesso de líquido.

Nesse ponto, você já pode usar o tofu para preparos como esse Mexido de Tofu com Vegetais ou até mesmo esse Tofu Mexido Cremoso. Entretanto, se for guardar ou quiser seguir com o preparo tradicional, drenando muito bem o excesso de água e moldando o tofu em algum formato, é preciso prensar o tofu.

drenagem e prensagem do tofu caseiro

Para drenar o tofu, você precisa de um recipiente com furos. Eu uso um pote com furinhos que eu mesma fiz usando um arame quente, mas você pode simplesmente usar uma peneira se preferir. Colocamos esse recipiente dentro de uma vasilha (ou qualquer lugar em que o líquido consiga sair), posicionamos o voal ou pano com o tofu por cima do recipiente, ajeitamos e pressionamos com as mãos e, por cima, caso queira que seu tofu fique com um formato específico, coloque um pote de mesmo tamanho por cima. Caso não tenha, use outro objeto, como uma tampa lisa, um pedaço de madeira ou até mesmo uma vasilha. Em seguida, colocamos um peso por cima. Pode ser um pote cheio de grãos, como o que mostrei na foto, tábuas, panelas ou até mesmo livros. O que funcionar pra ti.

Deixamos essa configuração pelo tempo necessário para atingir a textura que você quer para o tofu. Quanto mais tempo, mais firme o seu tofu vai ficar. Eu sempre deixo por pelo menos 1 hora.

tofu caseiro em tigela com água

Passado o tempo, tiramos o tofu do pote e também de dentro do voal, e transferimos para um recipiente com água bem gelada. A água gelada ajuda a firmar ainda mais o tofu. E está pronto! Agora você pode usar seu tofu caseiro nos mais diversos preparos!

tofu caseiro em uma tábua de madeira

Você ainda pode cortar as laterais dele se quiser deixar mais bonito, como eu fiz. Totalmente opcional. 🙂

Como conservar o tofu?

Guarde seu tofu coberto com água em um pote fechado na geladeira por até 10 dias. Troque essa água a cada 2 dias ou sempre que ela estiver turva. Isso faz com que ele fique gostoso por mais tempo. Você também pode congelar o tofu por até 3 meses, mas saiba que a textura dele muda, ficando mais “esponjoso”.

Algumas receitas com Tofu para testar

  • Maionese de Tofu – nossa queridinha por aqui, muito versátil. Temos sempre pronta na geladeira!
  • Tofu Mexido Cremoso – minha maneira preferida e super deliciosa de preparar um tofu mexido. É um ótimo substituto vegano para os ovos mexidos.
  • Torta Cremosa de Tofu – muito saborosa, ótima para o fim de semana ou momentos especiais.
  • Molho Cremoso de Abóbora e Tofu – um molho cremoso para o macarrão é sempre uma ótima ideia né? O tofu proporciona isso de uma maneira simples e nutritiva.

tofu caseiro fatiado em uma tábua de maneira

Receita de Tofu Caseiro Simples

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Como Fazer Tofu


  • Author: Bruna
  • Prep Time: 40 min
  • Cook Time: 20 min
  • Total Time: 60 min
  • Yield: 500 gramas 1x

Description

Aprenda como fazer tofu caseiro sem complicação, usando apenas dois ingredientes. Também chamado de queijo de soja, o tofu é um ingrediente saudável, barato e muito versátil, podendo ser usado em uma variedade de preparos salgados e doces.


Scale

Ingredients

  • 2 xícaras de grãos de soja
  • 8 xícaras de água
  • 5 colheres (sopa) de suco de limão ou vinagre (de arroz, álcool ou outro)

Instructions

  1. Lave os grãos de soja e coloque-os de molho em água limpa por pelo menos 12 horas.
  2. Escorra a água do demolho, lave os grãos e bata-os no liquidificador com água nova (medida da receita) por alguns minutos, até não ter mais nenhum pedaço grande de soja. Se necessário, divida a soja em 2 ou 3 porções, conforme a marcação de volume máximo indicado no copo do seu liquidificador.
  3. Usando um voal ou pano de prato limpo, coe esse líquido. Descarte* o resíduo de soja que sobrar.
  4. Coloque o líquido coado em uma panela e cozinhe até ferver, misturando para não grudar no fundo. Leva cerca de 15 a 20 minutos. É normal formar uma espuma, retire se desejar.
  5. Fervido o leite, desligue o fogo, espere 2 a 3 minutos e, então, adicione o suco de limão (ou vinagre) aos poucos, uma colher de cada vez, mexendo sempre. Quando tiver adicionado tudo, deixe descansar por 10 a 15 minutos para coalhar. Vai estar pronto quando estiver cheio de gruminhos e o líquido estiver transparente e amarelado, não mais turvo.
  6. Coe com uma escumadeira ou peneira fina e coloque o tofu em um molde furado e forrado com um voal ou pano fino. Se quiser o tofu mais firme, coloque também um peso por cima.
  7. Deixe escorrer o excesso de líquido por aproximadamente 1 hora.
  8. Desenforme, retire o voal ou pano e transfira o tofu para uma vasilha com água bem gelada. Conserve na geladeira em um pote com água e fechado por até 10 dias, fazendo a troca dessa água a cada 2 dias.

Notes

*O resíduo de soja que sobra após coar a mistura batida de soja com água se chama okara e pode ser usado em diversos preparos, como pães, bolinhos e cookies.

Informações adicionais sobre o preparo do tofu podem ser encontradas no texto da publicação e no vídeo indicado.

Esta receita de tofu caseiro foi inspirada e adaptada de livros e plataformas culinárias diversas, especialmente por Mary’s Test Kitchen.

  • Category: Receitas Básicas
  • Method: Cozido
  • Cuisine: Asiática

Keywords: como fazer tofu, tofu caseiro, simples, fácil, vegano, vegetariano, queijo de soja, queijo tofu, tofu de soja,

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita de Tofu Caseiro para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

tofu caseiro cortado em uma tábua de madeira

6 Comments

  1. Oii, é normal demorar bastante pra coalhar ??

    • Oi Isabela. Normalmente é bem rapidinho. É pra já começar a ver os gruminhos quando adiciona o limão ou vinagre, mexendo, e depois ficar em torno de 10 a 15 minutos sem mexer para coagular melhor.

  2. primeira receita de tofu que eu segui e definitivamente a melhor!!!

    • Fico tão feliz em saber disso, Nanda! Muito obrigada pela mensagem e também por avaliar aqui a receita. Um abraço!

  3. Eu achei esse tofu maravilhoso! Consegui achar os ingredientes no mercado perto de casa e já to fazendo várias das suas receitas com tofu! Eu coloquei uma panela de ferro bem pesada pra firmar ele! Já estou preparando a próxima fornada!

    • Que bom saber disso, Luciano! Fico muito feliz que tenha gostado da receita e já tenha usado o seu tofu caseiro para tantas outras! 🙂 Um abraço!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*