Escondidinho Vegano de Cogumelos com Purê de Abóbora

Esse Escondidinho Vegano de Cogumelos com Purê de Abóbora é muito gostoso. A combinação de sabores fica deliciosa. Ótima opção para almoços em família ou ocasiões especiais, pode também ser preparado no dia a dia, pois é simples, rápido e fácil de fazer. Além disso, é uma receita bastante versátil.

escondidinho vegano de cogumelos com purê de abóbora

Eu adoro escondidinho. É um prato que costuma ser muito simples de ser preparado, pode ser feito de inúmeras maneiras, cai bem tanto em ocasiões especiais como em dias preguiçosos e costuma agradar a todos. Tem coisa melhor?

Mas, preciso dizer, esse Escondidinho Vegano de Cogumelos com Purê de Abóbora se superou. A combinação de sabores ficou ótima e, convenhamos, o prato já é de comer com os olhos de tão bonito. Essa receita foi feita em parceira com a querida Ana Letícia, do blog Nômade Veg. 🙂

escondidinho vegano de cogumelos com purê de abóbora

Pra fazer esse escondidinho vegetariano, basta dividirmos os preparos. É legal começar pelo purê de abóbora, pois usamos abóbora assada nele (assim ela fica menos úmida e os seus sabores se intensificam). Depois, batemos ela no processador com leite de coco e temperos. Outra opção ótima para usar no lugar do leite de coco é o tahine. Fica diferente, é claro, mas muito delicioso também.

Enquanto a abóbora assa, você pode preparar o recheio de cogumelos. Ele é bem adaptável, mas eu super recomendo que você use um molho de tomates caseiro para dar cremosidade. Minha sugestão é esse Molho de Tomate Assado.

Bem simples, né?! E, caso você já tenha abóbora assada pronta na geladeira, o preparo também é muito rápido.

escondidinho vegano de cogumelos com purê de abóbora

Quer outra ideia de escondidinho pra fazer? Então experimente também esse Escondidinho Vegano de Lentilha e Legumes. Uma delícia também!

Receita de Escondidinho Vegano de Cogumelos com Purê de Abóbora:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Escondidinho Vegano de Cogumelos com Purê de Abóbora


Description

Esse Escondidinho Vegano de Cogumelos com Purê de Abóbora é muito gostoso. A combinação de sabores fica deliciosa. Ótima opção para almoços em família ou ocasiões especiais, pode também ser preparado no dia a dia, pois é simples, rápido e fácil de fazer. Além disso, é uma receita bastante versátil.


Scale

Ingredients

Purê de Abóbora

  • 1/4 de uma abóbora cabotiá grande
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Recheio de Cogumelos

  • 1 xícara (200g) de cogumelo shitake em fatias
  • 1 1/2 xícara (200g) cogumelo shimeji (sem os talos grandes)
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva ou outro óleo vegetal
  • 1 cebola grande picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 3 colheres (sopa) de molho de tomate assado
  • 1 colher (chá) de sal
  • Tomilho fresco à gosto
  • Cebolinha fresca, picada, à gosto

Instructions

Purê de Abóbora

  1. Asse a abóbora cabotiá, sem as sementes, no forno em temperatura de 180 graus até que ela fique bem macia. Leva aproximadamente 40 minutos.
  2. Quando a abóbora estiver assada, retire a casca. Em um processador de alimentos, adicione a abóbora, o leite de coco, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino. Bata até obter um creme liso. Ajuste os temperos caso seja necessário, de acordo com o seu paladar. Reserve.

Recheio de Cogumelos

  1. Em uma frigideira antiaderente, refogue o alho e a cebola com o azeite de oliva ou outro óleo vegetal até que fiquem dourados.
  2. Adicione o shitake fatiado, refogue por aproximadamente 3 minutos e, em seguida, adicione o shimeji.
  3. Coloque o vinagre de vinho tinto, o molho de tomate assado e o sal. Mexa para não queimar.
  4. Enquanto os cogumelos cozinham no molho, vá adicionando o tomilho fresco com as mãos para que o aroma da erva seja potencializado.
  5. Desligue o fogo, adicione a cebolinha fresca picada e misture.

Montagem

  1. Em uma forma ou travessa, distribua o recheio de cogumelos. Usamos uma forma de 10x20cm.
  2. Adicione o purê de abóbora por cima dos cogumelos e distribua de maneira uniforme. Se desejar, finalize com mais tomilho fresco por cima do purê.
  3. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos. Sirva por si só ou com o acompanhamento de sua preferência.

Notes

O vinagre de vinho tinto pode ser substituído por vinho tinto ou branco seco. Você também pode substituir os cogumelos, caso queira. Use na mesma quantidade.

Esta receita foi feita em parceria com a Ana Letícia do blog Nômade Veg.

  • Category: Acompanhamento, Prato Principal
  • Method: Assado, Cozido
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana

Keywords: escondidinho vegano, vegetariano, sem glúten, delicioso, cremoso, versátil, fácil, simples

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas????

Quer salvar a receita desse Escondidinho Vegano de Cogumelos com Purê de Abóbora para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

escondidinho vegano de cogumelos com purê de abóbora

 

2 Comments

  1. Que delícia.. obrigada por compartilhar!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*