Hambúrguer de Lentilha

O Hambúrguer de Lentilha é delicioso! Fácil de fazer, leva ingredientes simples e integrais, sendo uma ótima opção de lanche ou prato principal.

hambúrguer de lentilha vegano

Esse hambúrguer de lentilha é muito gostoso. Diferente de muitos outros hambúrgueres vegetarianos e veganos, tem textura, não é quebradiço e também não lembra uma pasta mole. Ele fica firme, bonito e saboroso, tanto na versão assada como na frita. Além disso, é feito com ingredientes simples e acessíveis, sem complicação alguma.

Ele é ótimo como um lanche, servido com pão com maionese, por exemplo, mas também pode compor um prato mais leve de dia a dia acompanhando salada ou consumido como um petisco em tamanho menor.

hambúrguer de lentilha vegano

Ingredientes para fazer o Hambúrguer de Lentilha

  • Lentilha: é o ingrediente principal e pode ser qualquer uma dos tipos mais “firmes”, como a verde, a marrom ou a francesa. Não use lentilha vermelha ou amarela aqui.
  • Arroz cozido: pode ser do tipo integral ou branco. Ele ajuda na textura do preparo. Caso prefira, quinoa é um bom exemplo de substituto.
  • Cebola, talo de salsão e cenoura: para deixar o hambúrguer mais saboroso, fornecendo textura ao mesmo tempo.
  • Aveia: dá estrutura para a receita, deixando os hambúrgueres mais consistentes. Também absorve umidade e proporciona liga. Usamos ela na forma de farinha de aveia, que você pode fazer em casa batendo aveia em flocos no liquidificador ou processador de alimentos até virar uma farinha. Use aveia sem glúten se necessário.
  • Linhaça: dá liga para a receita. O uso dela faz com que precisemos usar menos aveia na receita, o que torna o hambúrguer de lentilha mais leve. Usamos na forma de farinha, que pode ser feita em casa triturando bem as sementes de linhaça.
  • Temperos: sal, shoyu, folhas de louro, alho em pó, cominho em pó, pimenta-do-reino e salsinha fresca. Você pode variar de acordo com a sua preferência.

Por não levar ovo, temos aqui um hambúrguer de lentilha vegano. Ele também é sem glúten e sem farinha, já que usamos aveia e linhaça na receita.

ingredientes de hambúrguer de lentilha

hambúrguer de lentilha assado e frito

Como fazer Hambúrguer de Lentilha

  1. Cozinhe a lentilha até que ela fique cozida, mas ainda firme. Não deixe ela ficar muito macia, pois isso afeta a textura do hambúrguer. Na receita, indicamos a quantidade de água para cozinhar, mas verifique antes de secar. É possível que sobre um pouco de caldo – não usaremos ele para fazer o hambúrguer, mas, se não quiser descartar, você pode guardar para usar em outros preparos, como ensopados.
  2. Divida a lentilha cozida em porções iguais.
  3. Em um processador de alimentos, adicione metade da lentilha cozida, legumes e temperos até ficar tudo bem misturado. Não se preocupe em transformar em uma pasta lisa, pois é importante ter textura.
  4. Misture a mistura de ingredientes em uma vasilha com o restante da lentilha cozida, farinhas de aveia e linhaça e salsinha fresca picada. Sinta a massa com as mãos. Ela não deve grudar tanto. Se necessário, adicione mais aveia ou linhaça – mas, antes de fazer isso, espere alguns minutos, pois ambas absorvem mais umidade com o tempo.
  5. Modele os hambúrgueres no tamanho desejado.
  6. Cozinhe. O hambúrguer de lentilha pode ser assado no forno ou frito na frigideira. As duas versões são ótimas.

Você pode conferir o modo de preparo no vídeo abaixo. O passo a passo também está descrito em detalhes na receita.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

hambúrguer de lentilha vegano

Acompanhamentos para o Hambúrguer de Lentilha

Para o hambúrguer de lentilha como você vê nas fotos, sirva com pão integral, maionese de castanha de caju, maionese de abacate e folhas frescas variadas. Chips de Inhame ou de Batata Doce também combinam muito bem.

Se quiser uma versão mais leve, você pode servir com saladas e como componente da refeição principal. Em um tamanho menor, é um ótimo petisco ou lanchinho.

hambúrguer de lentilha vegano

Outras receitas relacionadas:

hambúrguer de lentilha vegano

Receita de Hambúrguer de Lentilha

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Hambúrguer de Lentilha


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 15 min
  • Cook Time: 30 min
  • Total Time: 45 min
  • Yield: 6 unidades grandes 1x

Description

O Hambúrguer de Lentilha é delicioso! Fácil de fazer, leva ingredientes simples e integrais, sendo uma ótima opção de lanche ou prato principal.


Scale

Ingredients

Lentilha cozida:

  • 1 xícara de lentilha crua e demolhada (ver notas)
  • 2 xícaras de água
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de shoyu

Hambúrguer de Lentilha:

  • 1 xícara de cebola picada (1 cebola grande)
  • 1 xícara de arroz cozido (integral ou branco, preferencialmente não temperado)
  • 1 xícara de cenoura crua ralada
  • 1/3 de xícara de talo de salsão cru picado
  • 2 colheres (chá) de alho em pó
  • 1/2 colher (chá) de cominho em pó
  • 1 colher (sopa) de shoyu*
  • sal a gosto (uso em torno de 1 + 1/2 colher (chá) no total)
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara de salsinha fresca picada
  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça

Instructions

 

  1. Comece cozinhando a lentilha. Caso tenha deixado a lentilha de molho, escorra a água, lave os grãos e adicione-os em uma panela média com folhas de louro, água e shoyu. Cozinhe em fogo médio até que a lentilha fique cozida, mas ainda firme, sem se despedaçar. Escorra o excesso de água (caldo) caso seja necessário e descarte as folhas de louro.
  2. Divida a lentilha cozida em duas partes.
  3. Adicione metade da lentilha em um processador de alimentos junto com a cebola picada, talo de salsão picado, cenoura ralada, arroz cozido, sal, alho em pó, cominho em pó e shoyu. Bata até misturar bem os ingredientes e quebrar a maior parte dos pedaços. Raspe as laterais do processador com uma espátula se for necessário e continue batendo.
  4. Transfira essa mistura para uma vasilha grande junto com a outra metade da lentilha cozida e adicione farinha de aveia, farinha de linhaça, pimenta-do-reino a gosto e salsinha fresca picada. Misture bem, de forma que todos os ingredientes fiquem incorporados. Prove e ajuste os temperos se achar necessário, bem como a quantidade de farinha de aveia e/ou de linhaça.
  5. Molhe as mãos e modele a massa em hambúrgueres do tamanho que desejar.
  6. Cozinhe da maneira que preferir. Você pode assar o hambúrguer de lentilha em forno a 180 graus por aproximadamente 30 minutos, até dourar, virando na metade do tempo. Também é possível fritar na frigideira com um fio de óleo vegetal, em fogo médio, virando quando dourar.
  7. Sirva com pão integral, maionese de castanha de caju, maionese de abacate e folhas frescas variadas. Chips de Inhame ou de Batata Doce também combinam muito bem. Se quiser uma versão mais leve, você pode servir com saladas e como componente da refeição principal. Em um tamanho menor, é um ótimo petisco ou lanchinho.

Notes

Usamos lentilhas que foram demolhadas por um dia. Isso faz com que seus nutrientes sejam melhor absorvidos e também com que a lentilha cozinhe mais rápido. Caso não queira deixar de molho, pule a etapa. Talvez seja necessário adicionar mais água para cozinhar a lentilha.

A medida indicada se refere à lentilha crua, o que dá em torno de 450 gramas de lentilha cozida (referência caso você já tenha a lentilha pronta). Use a lentilha cozida, mas ainda firme, que não esteja se desmanchando. É importante para a textura final do hambúrguer.

A aveia e a linhaça são usadas, na forma de farinha, para dar estrutura e liga aos hambúrgueres sem ter que usar farinhas mais refinadas e ovo. Elas podem fazer feitas em casa batendo aveia em flocos e sementes de linhaça no liquidificador, processador de alimentos ou moedor de café e temperos até obter a consistência fina de farinha.

O shoyu, além de proporcionar sabor característico, também salga a receita. Por isso indicamos a medida de sal a gosto. Se quiser, adicione-o aos poucos, juntamente com o sal, provando aos poucos e ajustando conforme seu paladar.

Como armazenar o hambúrguer de lentilha: guarde o hambúrguer assado ou frito em um pote fechado na geladeira por até 5 dias. Você também pode armazenar ele “cru” no formato desejado entre folhas de papel manteiga ou de silicone ou sem modelar, guardado em um pote fechado.

Como congelar o hambúrguer de lentilha: modele no formado desejado e distribua os hambúrgueres ainda “crus” em uma forma ou prato, cada um em seu espaço. Em seguida, você pode transferir para um pote fechado ou saquinhos de plástico ou silicone reutilizáveis.

  • Category: Prato Principal
  • Method: Assado
  • Cuisine: Vegetariana, Vegana

Keywords: hambúrguer de lentilha, hambúrguer vegano, vegano, vegetariano, simples, fácil, barato, com aveia, sem glúten, sem farinha, sem ovo

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Hambúrguer de Lentilha para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

hambúrguer de lentilha vegano

 

4 Comments

  1. Amei! Vou testar! 🙂

  2. Tudo mto facil de fazer e delicioso!!! Amo!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*