Leite de Amendoim Caseiro: 3 maneiras de fazer

O leite de amendoim é um leite vegetal barato e acessível. Com sabor característico, pode ser preparado de diferentes maneiras, de acordo com a sua preferência. Use em vitaminas, molhos, bolos, sobremesas… Ele vai bem com doces e salgados!

leite de amendoim caseiro

Amendoim é um ingrediente incrível, né? Ele é gostoso, nutritivo, versátil e, além disso, bem acessível no Brasil. É possível encontrar em qualquer supermercado ou loja à granel em um preço bem em conta. E, sim, ele vira leite! O leite de amendoim foi o primeiro leite vegetal que aprendi a fazer e, até hoje, sou fã. Por isso, se quiser uma opção de leite vegetal barata e deliciosa, experimente essa aqui. Na minha opinião, é o leite com melhor custo-benefício. Ele pode ser usado nos mais diversos tipos de preparações, doces e salgadas, e é uma ótima alternativa ao leite de vaca.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Existem diferentes maneiras de preparar o leite de amendoim.

Aqui, vou te ensinar as três formas que mais gosto e mais faço em casa. Todas elas estão apresentadas no vídeo acima e você encontra a receita escrita e detalhada ao longo da publicação.

Maneira 1: usando o amendoim cru. Essa é a maneira mais usual de preparar o leite de amendoim. Partimos do amendoim cru, que pode ser com ou sem pele. Deixamos ele de molho por pelo menos 8 horas. Depois disso, escorremos a água, limpamos os grãos e fervemos o amendoim por alguns minutos. Escorremos a água novamente, adicionamos eles em um liquidificador com água nova, batemos bem e, por fim, coamos o leite com um voal. Parece trabalhoso, mas depois da primeira vez tudo flui mais tranquilamente.

Maneira 2: usando o amendoim torrado. Meu jeito preferido de fazer leite de amendoim, pois fica com um sabor mais intenso (e quem não ama amendoim torrado, né?!). Além disso, é relativamente mais fácil do que com o amendoim cru, já que não precisamos ferver os grãos.

Maneira 3: usando pasta de amendoim. Definitivamente a maneira mais fácil e rápida de fazer leite de amendoim. É vapt-vupt, leva em torno de 2 minutos. Basta bater pasta de amendoim com água morna e está pronto. Não precisa coar. Fica uns pedacinhos de amendoim, mas nada problemático. É bem gostoso. Você pode usar a Pasta de Amendoim Caseira que eu já ensinei a fazer por aqui.

passo a passo de como fazer leite de amendoim caseiro

Como usar o leite de amendoim:

Você pode usar o leite de amendoim em preparações doces ou salgadas. Ele pode ser tomado puro, em vitaminas com cacau em pó ou frutas, em receitas de molhos, cremes, sobremesas, entre outros. Ele substitiu bem o leite de vaca ou outros leites vegetais na maioria das receitas. Tenha em mente, entretanto, que o sabor do amendoim fica presente, especialmente se você usar o amendoim torrado ou a pasta de amendoim.

Dicas gerais para o preparo do Leite de Amendoim:

  • Use água morna na hora de bater o amendoim (ou sua pasta) com água porque isso ajuda a extrair melhor a gordura do amendoim. Facilita o processo!
  • Independente da maneira que você escolher fazer o leite de amendoim, certifique-se de comprar o amendoim de uma fonte segura. É importante que ele tenha o selo “Pró Amendoim” da ABICAB, certificado que garante um amendoim sem contaminação.
  • O leite de amendoim dura, de uma forma geral, até 5 dias quando armazenado em um pote fechado na geladeira. Use potes de vidros esterelizados para garantir um bom armazenamento. Caso queira ou precise, você também pode congelar o leite de amendoim por até 3 meses. Descongele dentro da geladeira de um dia para o outro.
  • O leite fica com gosto de amendoim? Sim. É leite de amendoim, ué. 🙂 O sabor do amendoim é acentuado nas preparações com o amendoim torrado ou com a pasta de amendoim. Caso queira que o leite fique com o sabor mais suave, use o amendoim cru. É a melhor maneira para o preparo de molhos brancos, por exemplo.

leite de amendoim caseiro

O que fazer com o resíduo do leite de amendoim:

O resíduo do leite de amendoim é o bagaço que sobra quando coamos o leite. Você pode adicionar ele em massas de bolos ou muffins, fazer bolachas ou cookies, doces com frutas secas ou pastinhas salgadas ou doces para comer com pães, legumes ou frutas. Essa última opção é a minha preferida porque podem ser feitas logo em seguida ao preparo do leite de amendoim, com o liquidificador “sujo” mesmo.

  • Pastinha de Cacau com Amendoim. Versão doce, simples, deliciosa.
  • Patê de Amêndoas, que, na verdade, vai virar um Patê de Amendoim. A receita original leva o resíduo que sobra do preparo do leite de amêndoas, mas é só substituir pelo resídeo de amendoim na mesma quantia. Fica uma delícia!

Caso não queira usar o resíduo logo em seguida, você pode guardá-lo na geladeira por até 5 dias ou congelar por até 3 meses.

leite de amendoim caseiro

Outras receitas de leites vegetais para fazer em casa:

Receita de Leite de Amendoim:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Leite de Amendoim Caseiro (3 maneiras)


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 5 min
  • Total Time: 5 min
  • Yield: 500 ml - 1 litro 1x

Description

O leite de amendoim é um leite vegetal barato e acessível. Com sabor característico, pode ser preparado de diferentes maneiras, de acordo com a sua preferência. Use em vitaminas, molhos, bolos, sobremesas… Ele vai bem com doces e salgados!


Scale

Ingredients

Maneira 1: usando o amendoim cru

  • 1 xícara de amendoim cru, descascado, com ou sem pele
  • 3 xícaras de água morna

Maneira 2: usando o amendoim torrado

  • 1 xícara de amendoim torrado, sem sal e sem pele
  • 3 xícaras de água morna

Maneira 3: usando pasta de amendoim


Instructions

Maneira 1: usando o amendoim cru

  1. Adicione o amendoim em uma vasilha ou pote e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 8 horas. Para facilitar, você pode deixar de molho antes de dormir e fazer o leite na manhã seguinte. Depois do demolho, você vai perceber que o amendoim está mais macio e hidratado.
  2. Descarte a água do demolho, lave os grãos e coloque-os em uma panela com água nova. Ligue o fogo e, quando levantar fervura, cozinhe o amendoim por pelo menos 5 minutos. Escorra a água. Caso o amendoim tenha pele e você prefira retirar, passe os grãos em água gelada (o choque térmico ajuda no processo) e descasque. Isso faz com o que o leite fique mais branco e neutro.
  3. Adicione o amendoim demolhado e cozido no liquidificador junto com água morna e bata bem por alguns minutos.
  4. Com o auxílio de um voal ou pano limpo, coe o leite. Está pronto! Veja as notas para dicas de usos para o resíduo/bagaço que sobra.
  5. Armazene o leite de amendoim em um recipiente fechado (preferencialmente de vidro e esterilizado) na geladeira por até 5 dias.

Maneira 1: usando o amendoim torrado

  1. Adicione o amendoim em uma vasilha ou pote e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 8 horas. Para facilitar, você pode deixar de molho antes de dormir e fazer o leite na manhã seguinte. Depois do demolho, você vai perceber que o amendoim está mais macio e hidratado.
  2. Descarte a água do demolho e lave os grãos. Adicione o amendoim em um liquidificador junto com água nova filtrada e morna. Bata bem por alguns minutos.
  3. Com o auxílio de um voal ou pano limpo, coe o leite. Está pronto! Veja as notas para dicas de usos para o resíduo/bagaço que sobra.
  4. Armazene o leite de amendoim em um recipiente fechado (preferencialmente de vidro e esterilizado) na geladeira por até 5 dias.

Maneira 3: usando pasta de amendoim

  1. Adicione a pasta de amendoim junto com a água morna em um liquidificador e bata bem, até que a mistura fique homogênea. Está pronto. Não é necessário coar.
  2. Armazene o leite de amendoim em um recipiente fechado (preferencialmente de vidro e esterilizado) na geladeira por até 5 dias.

Notes

A quantidade de água utilizada pode ser alterada de acordo com a sua preferência. Eu gosto de fazer na proporção de 1:3 para consumir puro ou em cafés e molhos, por ficar mais encorpado, e na proporção de 1:4 para usar em vitaminas. Você pode adicionar mais ou menos água.

O resíduo do leite de amendoim pode ser usado em patês salgados, pastinhas doces, vitaminas e bolos, por exemplo.

A receita e modo de preparo indicado são para uma receita base que pode ser utilizada nos mais diversos preparos. Você pode adicionar açúcar, tâmaras, extrato de baunilha ou cacau em pó para dar mais sabor ao seu leite. Ele também pode ser vaporizado para usar em cafés.

Para mais informações, leia o texto completo.

  • Category: Receitas Básicas
  • Method: Mixer
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana

Keywords: leite de amendoim, leite vegetal, amendoim cru, amendoim torrado, amendoim sem pele, pasta de amendoim, vegano, vegetariano, fácil, receita vegana, simples, versátil, rápido

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou. Caso queira me mostrar uma foto, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Leite de Amendoim para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

leite de amendoim caseiro

 

2 Comments

  1. Ellen Coronel

    Fiz o leite com pasta de amendoim e amei, deu super certo no meu Strogonoff de grão de bico e não ficou gosto de amendoim. Parabéns pelo trabalho! Adoro suas receitas, são práticas!

    • Que ótimo saber disso, Ellen! Fico muito feliz que tu gosta das receitas daqui! Muito obrigada pela mensagem!! Beijão

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*