O leite de castanha de caju é um dos leites vegetais mais simples de ser preparado. Ele apresenta sabor neutro, sendo também bem versátil e ótimo para utilizar em preparações doces e salgadas. Fazer em casa é fácil e rápido.
Se você deseja fazer leite vegetal em casa, começar pelo leite de castanha de caju é uma ótima ideia. Ele é muito simples de ser preparado, leva apenas castanhas de caju e água em sua composição e, com o auxílio de um liquidificador, fica pronto rapidinho. 🙂
O leite de castanha de caju é:
- Simples de fazer: basta adicionar castanhas de caju demolhadas em um liquidificador com água e bater até ficar homogêneo. Não precisa nem coar.
- Saudável: apresenta os benefícios da castanha de caju, fonte de gorduras boas, vitaminas e minerais. Naturalmente sem lactose.
- Versátil: seu sabor neutro o torna ideal tanto para doces como para salgados. Dessa forma, pode ser usado em várias receitas substituindo o leite de vaca em proporção 1:1.
Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.
E por que fazer em casa?
Por ser uma receita muito simples, acaba sendo mais fácil comprar castanhas e ter elas em casa para quando você decidir fazer o leite.
É também mais saudável, visto que são raras as versões industrializadas que apresentam uma lista de ingredientes curta e realmente boa.
Além disso, o preço do leite de castanha de caju industrializado costuma ser um pouco alto. Você certamente economizará bastante ao preparar ele em casa.
Como usar o leite de castanha de caju
O leite de castanha de caju pode ser utilizado como substituto para o leite de vaca, na proporção de 1:1, visto que ele apresenta um bom teor de gorduras.
- Sirva puro, como bebida. Você pode adicionar açúcar ou tâmaras para adoçar e extrato de baunilha para saborear. Ele combina bem com cafés e achocolatados também. Fica ótimo em vitaminas e smoothies.
- Utilize em pratos salgados, como em molhos (confira nossa receita de Molho de Pimentão Vermelho Assado), gratinados, lasanhas, pães e tortas salgadas.
- Também fica ótimo em receitas doces. Em bolos, como nesse Muffin Vegano de Banana e Gotas de Chocolate e no Brownie Vegano e Sem Glúten, em Panquecas Doces ou até mesmo no Mingau Assado de Aveia com Maçã e Especiarias.
O leite de castanha de caju substitui muito bem também o leite de amêndoas. Isso porque os dois são leites vegetais neutros e, por serem oleaginosas, possuem propriedades semelhantes.
Receita do Leite de Castanha de Caju
Print📖 Receita completa
Como Fazer Leite de Castanha de Caju
- Tempo Total: 5 minutes
- Rendimento: 750 ml - 1 litro 1x
Descrição
O leite de castanha de caju é um dos leites vegetais mais simples de ser preparado. Ele apresenta sabor neutro, sendo também bem versátil e ótimo para utilizar em preparações doces e salgadas. Fazer em casa é fácil e rápido.
Ingredientes
- 1 xícara de castanhas de caju cruas
- 3 a 4 xícaras de água filtrada
Instruções
- Adicione as castanhas de caju em uma vasilha e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas. Para facilitar, você pode deixar de molho antes de dormir e fazer o leite na manhã seguinte. Depois do demolho, você vai perceber que as castanhas ficam bem macias.
- Descarte a água do demolho e lave as castanhas. Adicione-as em um liquidificador junto com água nova filtrada. Bata por alguns minutos, até que o leite fique homogêneo, sem pedaços de castanhas. Dessa forma, não é necessário coar.
- Armazene em um recipiente fechado (preferencialmente de vidro) na geladeira por até 5 dias.
Notas
A quantidade de água utilizada pode ser alterada de acordo com a sua preferência. Eu gosto de fazer na proporção de 1:3 para consumir puro ou em cafés e molhos, por ficar mais encorpado, e na proporção de 1:4 para usar em vitaminas. Você pode adicionar mais ou menos água.
O leite de castanha de caju não precisa ser coado. As castanhas, quando demolhadas, ficam bem macias. Se o seu liquidificador não for muito potente, basta bater por mais tempo até ficar homogêneo. Porém, caso queira coar, use um voal ou pano de prato limpo. O resíduo pode ser usado em patês, pastinha, vitaminas e bolos, por exemplo.
Você pode adicionar açúcar, tâmaras, extrato de baunilha ou cacau em pó para dar mais sabor ao seu leite. Ele também pode ser vaporizado para usar em cafés.
Esqueceu de deixar as castanhas de molho previamente? Tudo bem! Alternativamente, você pode deixar as castanhas de molho em água bem quente por 30 minutos. Se não tiver tempo, também é possível ferver as castanhas até que elas fiquem macias. Depois disso, siga a receita do leite da mesma forma.
É possível fazer leite com a castanha de caju torrada? Sim. Apesar de eu preferir usar castanhas cruas pela neutralidade e, consequentemente, versatilidade, o leite de castanha de caju torrada fica delicioso. Para fazer, basta seguir o mesmo processo: deixe as castanhas de molho em água por 4 a 6 horas, descarte a água e, com nova água, bata no liquidificador até ficar homogêneo. Esse demolho em água vai, inclusive, ajudar a retirar o excesso de sal que pode estar contido nas castanhas torradas.
- Tempo de preparo: 5 min
- Categoria: Bebidas
- Método: Mixer
- Cozinha: Vegana, Vegetariana
Keywords: castanha de caju, leite vegetal, fácil, receita vegana, simples, versátil, rápido
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou. Caso queira me mostrar uma foto, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita desse Leite de Castanha de Caju para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Jussara
Amei a receita, estava precisando. Obg!
★★★★★
Indira
Amei a receita. Estou amamentando e minha bebê esta com alergia à proteína do leite de vaca. Precisei cortar leite e derivados da minha alimentação. Fiz este leite e adorei. Estou apaixonada pelo canal plantee no YouTube. Quero fazer todas as receitas ♡
★★★★★
Bruna
Oi Indira. Que bom que a receita foi útil pra vocês. Desejo muita saúde para a sua bebê!! E obrigada por me escrever. Fico feliz em saber que você gosta do nosso canal no YouTube! 🙂
Bruna
Adorei o vídeo! Ótima receita. Melhor leite vegetal na minha opinião.
★★★★★
Sandra
olá bruna, boa noite!
é possível usarmos castanhas de caju quebradas ou, até mesmo, xerém de castanha de caju?
Bruna
Oi Sandra! Pode usar as castanhas quebradas sim 🙂 Eu nunca fiz com xerém, mas imagino que funcione também. Só cuida na hora de coar pra não perder os pedaços menores hehe
BRUNA
Você usa a castanha crua? Li que a castanha de caju crua pode ser perigosa para a saúde.
Bruna
Oi Bruna! Eu uso a castanha que comercializam com o nome de "castanha de caju crua", mas essa comercializada já passou por um processo seguro e não é mais perigosa para a saúde. Normalmente é assim, mas sempre é bom trocar uma ideia com o vendedor 🙂
LETICIA
Quero comprar um liquidificador bom e potente para fazer essas receitas com castanhas. Indica algum modelo ou marca?
Bruna
Oi Leticia. O leite de castanha pode ser feito em qualquer liquidificador, já que leva mais água e fica mais fácil de bater. Para preparos mais pesados, se entrar no orçamento, o novo modelo da KitchenAid (esse aqui) é muito bom. Eu estou adorando! Aqui no site tem também uma publicação que fiz a um tempo atrás comparando alguns modelos. É só clicar no link para ver - Utensílios Domésticos: Eletroportáteis. Espero que ajude!
Sueli
Olá; gostaria, por favor, de saber se esse leite aceita congelamento, e qual seria então a durabilidade. Obrigada.
Bruna
Oi! Desculpa a demora pra responder. Pode congelar ele sim. Recomendo deixar até 3 meses congelado e até 5 dias na geladeira.
selma rodrigues pereira
Para consumo infantil, a partir de qual idade? Você é 10. Obrigada.
Bruna
Oi Selma! Obrigada. 🙂
Se tiver a oportunidade, é sempre bom verificar com o nutricionista da criança por conta de particularidades. Mas, de uma forma geral, o recomendado é oferecer a partir dos 2 anos de idade. E, claro, sempre em quantidades pequenas e alternando com outros alimentos, para variar os nutrientes.