Maionese de Castanha de Caju

A Maionese de Castanha de Caju é uma delícia! Ótima alternativa vegana, saudável e saborosa para a maionese tradicional, é ideal para acompanhar raízes e legumes assados, pães, hambúrgueres e saladas.

maionese de castanha de caju

Eu adoro maionese. É meu tipo de molho preferido e costumo usar em tudo. Com o tempo, passei a buscar alternativas mais leves e saudáveis e, preciso dizer, minha preferida de todas é essa Maionese de Castanha de Caju. Ela é super saborosa, fácil de fazer e fica pronta rapidinho. Tenho certeza de que você vai amar!

Essa maionese não é uma maionese tradicional, tanto nos ingredientes como na forma de preparo, mas resolvi chamar assim porque ela lembra mais uma maionese do que um creme de castanhas, por exemplo. E é mais fácil do que dizer “molho tipo maionese”. 🙂

Ingredientes da Maionese de Castanha de Caju

  • Castanha de caju: como o nome já diz, a base da maionese é a castanha de caju. Eu gosto de usar castanhas de caju cruas (nome comercial), por serem mais neutras, porém, caso você só tenha acesso a castanhas de caju torradas, pode usar que elas funcionam aqui também. Uma alternativa, que muda a receita e seu sabor, mas que é uma alternativa criativa, é usar sementes de girassol no lugar delas. É importante que elas fiquem de molho em água por pelo menos 6 horas antes de fazer a receita.
  • Limão e vinagre: trazem acidez para a maionese, deixando o preparo mais especial.
  • Azeite de oliva: ajuda a temperar a maionese e fornece um pouco mais de cremosidade. Caso queira uma maionese sem nada de óleo refinado, é só omitir. Porém, recomendo o uso.
  • Temperos: sal, alho em pó, mostarda amarela em pó e, opcionalmente, levedura nutricional em flocos. Eu adoro essa combinação de temperos, mas você pode variar para criar novas versões.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Como fazer Maionese de Castanha de Caju

Basta adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência de um creme bem liso. Você pode conferir o modo de preparo no vídeo acima a partir do minuto 00:40. O passo a passo também está descrito na receita abaixo.

maionese de castanha de caju

Ela deve ser armazenada em um pote fechado, preferencialmente esterilizado, na geladeira. Conserva bem por até uma semana a 10 dias (se você aguentar).

Como usar a Maionese de Castanha de Caju

Use como você usaria uma maionese tradicional e vá além: ela é o acompanhamento ideal para legumes e raízes assadas, saladas, pães, hambúrgueres veganos e os mais diversos salgados. Algumas receitas com as quais ela combina são:

maionese de castanha de caju

Outras receitas de maioneses saudáveis para conferir:

Receita de Maionese de Castanha de Caju

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Maionese de Castanha de Caju


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 5 min
  • Total Time: 5 min
  • Yield: aproximadamente 400 ml 1x

Description

A Maionese de Castanha de Caju é uma delícia! Ótima alternativa vegana, saudável e saborosa para a maionese tradicional, é ideal para acompanhar raízes e legumes assados, pães, hambúrgueres e saladas.


Scale

Ingredients

  • 1 xícara de castanhas de caju cruas, demolhadas em água por pelo menos 6 horas
  • 1/2 xícara de água filtrada
  • suco de 1 limão
  • 2 colheres (chá) de vinagre de maçã
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • 2 colheres (chá) de alho em pó
  • 1 colher (chá) de mostarda em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de levedura nutricional em flocos (nutricional yeast) (opcional)

Instructions

  1. Antes de começar, deixe as castanhas de caju de molho. Cubra-as com água filtrada e deixe hidratando por pelo menos 6h. Em seguida, descarte a água do demolho e lave-as em água corrente. Drene o excesso de água.
  2. Adicione todos os ingredientes da receita em um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Experimente e ajuste os sabores conforme sua preferência.
  3. Sirva. Guarde a maionese de castanha de caju em um recipiente fechado na geladeira por até uma semana.
  • Category: Receitas Básicas
  • Method: Mixer
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana, Saudável, Sem Glúten

Keywords: maionese de castanha de caju, maionese vegana, castanha de caju, maionese saudável, fit, vegana, vegetariana, simples, cremosa, fácil, rápida

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas????

Quer salvar a receita dessa Maionese de Castanha de Caju para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

maionese de castanha de caju

14 Comments

  1. Estou doida para fazer essa maionese.. mas estou com dificuldade de achar a castanha de caju crua. Pode utilizar a castanha de caju torrada sem sal?

    Muito obrigada!!

    • Oi Juliana! Pode usar a torrada sim, deixando de molho e seguindo a receita da mesma maneira. A castanha torrada tem um sabor mais intenso, então essa vai ser a diferença. Eu acho muito gostosa assim também! 🙂

  2. PERFEITA!

  3. Acabei de fazer a receita e amei! Não tinha alho em pó em casa, então coloquei um dente de alho cru e ficou bom demais.
    Seu blog está me salvando, porque estou fazendo o preparo para a dose de iodo 131 (para hipertiroidismo), e não posso comer nada com iodo, o que inclui ovos, leite e derivados, além de muitas outras coisas, como tudo o que tem sal. Com o sal sem iodo, estou testando receitas novas, pra sair da rotina, e a próxima vai ser a do pãozinho de abóbora… ❤️

    • Fico tão feliz em saber que você gostou dessa receita e de outras daqui também, Beth! Muito obrigada pela mensagem e pelo carinho! ❤️

      • Olá querida Bruna, foi e é uma benção ter encontrado o teu blog!Deus é bom!! Olha infelizmente não posso comer mostarda,posso omiti lá ou há alguma coisa q eu possa substituir?, obrigada e q Deus te abençoe

        • Oi Sandra. Muito obrigada pelo carinho! Tua mensagem me deixa feliz 🙂 Quando à mostarda, pode omitir sem problema! É só mais um tempero, fica a maionese fica ótima sem ela também.

  4. Tenho um.amigo alérgico a algo, com oq posso substituir?

    • Oi Andrea! Você diz que ele é alérgico a alho, no caso? Se sim, pode omitir ou substituir por qualquer outro tempero da tua preferência. A função dele na receita é apenas temperar 🙂

  5. Ficou muito boa, eu fiz. Uma delícia!

  6. Amei essa receita. Tenho a manteiga de castanha de caju pura e pronta. Assim, foi só acrescentar os demais ingredientes e pronto. Uau!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*