A maionese de castanha-de-caju é uma delícia! Ótima alternativa vegana, saudável e saborosa para a maionese tradicional, é ideal para acompanhar raízes e legumes assados, pães, hambúrgueres e saladas.
Eu adoro maionese. É meu tipo de molho preferido e costumo usar em tudo. Com o tempo, passei a buscar alternativas mais leves e saudáveis e, preciso dizer, minha preferida de todas é essa maionese de castanha-de-caju. Ela é super saborosa, fácil de fazer e fica pronta rapidinho. Tenho certeza de que você vai amar!
Essa maionese não é uma maionese tradicional, tanto nos ingredientes como na forma de preparo, mas resolvi chamar assim porque ela lembra mais uma maionese do que um creme de castanhas, por exemplo. E é mais fácil do que dizer "molho tipo maionese". 🙂
Ingredientes
- Castanhas-de-caju: como o nome já diz, elas são a base da maionese. Eu gosto de usar castanhas-de-caju cruas (nome comercial) por serem mais neutras, porém, caso você só tenha acesso a castanhas torradas, pode usar que elas funcionam aqui também.
- Limão e vinagre: trazem acidez para a maionese, deixando o preparo mais especial.
- Azeite de oliva: ajuda a temperar a maionese e fornece um pouco mais de cremosidade. Caso queira uma maionese sem óleo refinado, omita.
- Temperos: sal, alho em pó, mostarda amarela em pó e, opcionalmente, levedura nutricional em flocos compõem a minha combinação de temperos preferida, mas você pode variar para criar novas versões.
Como fazer maionese de castanha
Basta adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência de um creme bem liso. Eu uso meu liquidificador Nutribullet e recomendo.
Um ponto importante a observar é que, antes de preparar a maionese em si, é necessário deixar as castanhas-de-caju de molho para que elas fiquem hidratadas e macias. Você pode deixar da noite pro dia, por 4 horas antes de preparar a receita ou, ainda, por 10 minutos em água recém fervida.
Como conservar
A maionese de castanha-de-caju deve ser armazenada em um pote fechado, preferencialmente esterilizado, na geladeira. Ela conserva bem por até uma semana a 10 dias (se você aguentar).
Como usar
Use como você usaria uma maionese tradicional e vá além: ela é o acompanhamento ideal para legumes e raízes assadas, saladas, pães, hambúrgueres e os mais diversos salgados. Algumas receitas com as quais ela combina são:
- Quinoa com Legumes
- Hambúrguer de Lentilha
- Arroz de Forno com Feijão e Vegetais
- Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo
E se você é tão fã de maioneses como eu, confira também as nossas receitas de maionese de abacate, maionese de tofu e maionese de coentro e limão.
Receita completa:
PrintMaionese de Castanha-de-Caju
- Tempo Total: 5 min
- Rendimento: 500 ml
Descrição
A maionese de castanha-de-caju é uma delícia! Ótima alternativa vegana, saudável e saborosa para a maionese tradicional, é ideal para acompanhar raízes e legumes assados, pães, hambúrgueres e saladas.
Receita retirada do nosso e-book Dia a Dia. Clique aqui para conhecer.
Ingredientes
- 1 xícara de castanhas-de-caju
- ½ xícara de água filtrada
- suco de 1 limão
- 2 colheres (chá) de vinagre de maçã
- 1 colher (chá) de azeite de oliva
- 2 colheres (chá) de alho em pó
- 1 colher (chá) de mostarda em pó
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de levedura nutricional em flocos (nutricional yeast) (opcional)
Instruções
- Lave as castanhas-de-caju, coloque-as em um pote ou em uma vasilha e cubra-as com água. Deixe de molho por, pelo menos, 4 horas ou durante a noite anterior ao preparo. Quando as castanhas estiverem demolhadas e macias, escorra a água do demolho e lave-as novamente.
- Transfira as castanhas para um liquidificador e adicione o restante dos ingredientes da receita. Bata até obter um creme liso. Experimente e ajuste os sabores conforme sua preferência.
Notas
Como conservar: Armazene em um pote fechado na geladeira por até 1 semana.
Caso não tenha se planejado para fazer o demolho das castanhas, deixe-as de molho em água fervente por 10 minutos para que fiquem macias. Use como indicado.
Para uma versão diferente e mais em conta, use sementes de girassol sem casca no lugar das castanhas.
- Tempo de preparo: 5 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Mixer
- Cozinha: Vegana
Sandra Carvalho de Alcantara says
Parabéns, adorei seu Blog!
Bruna says
Fico muito feliz em saber disso, Sandra! Obrigada!
Juliana says
Estou doida para fazer essa maionese.. mas estou com dificuldade de achar a castanha de caju crua. Pode utilizar a castanha de caju torrada sem sal?
Muito obrigada!!
Bruna says
Oi Juliana! Pode usar a torrada sim, deixando de molho e seguindo a receita da mesma maneira. A castanha torrada tem um sabor mais intenso, então essa vai ser a diferença. Eu acho muito gostosa assim também! 🙂
ALAN says
PERFEITA!
Bruna says
Que bom que gostou! Obrigada pelo comentário!!
Beth says
Acabei de fazer a receita e amei! Não tinha alho em pó em casa, então coloquei um dente de alho cru e ficou bom demais.
Seu blog está me salvando, porque estou fazendo o preparo para a dose de iodo 131 (para hipertiroidismo), e não posso comer nada com iodo, o que inclui ovos, leite e derivados, além de muitas outras coisas, como tudo o que tem sal. Com o sal sem iodo, estou testando receitas novas, pra sair da rotina, e a próxima vai ser a do pãozinho de abóbora... ❤️
Bruna says
Fico tão feliz em saber que você gostou dessa receita e de outras daqui também, Beth! Muito obrigada pela mensagem e pelo carinho! ❤️
Sandra says
Olá querida Bruna, foi e é uma benção ter encontrado o teu blog!Deus é bom!! Olha infelizmente não posso comer mostarda,posso omiti lá ou há alguma coisa q eu possa substituir?, obrigada e q Deus te abençoe
Bruna says
Oi Sandra. Muito obrigada pelo carinho! Tua mensagem me deixa feliz 🙂 Quando à mostarda, pode omitir sem problema! É só mais um tempero, fica a maionese fica ótima sem ela também.
ANDREA says
Tenho um.amigo alérgico a algo, com oq posso substituir?
Bruna says
Oi Andrea! Você diz que ele é alérgico a alho, no caso? Se sim, pode omitir ou substituir por qualquer outro tempero da tua preferência. A função dele na receita é apenas temperar 🙂
Aline says
Ficou muito boa, eu fiz. Uma delícia!
Bruna says
Eba! Que bom que tu gostou da receita, Aline! 🙂
Cristina says
Amei essa receita. Tenho a manteiga de castanha de caju pura e pronta. Assim, foi só acrescentar os demais ingredientes e pronto. Uau!!!
Bruna says
Que ótimo saber disso, Cristina! Fico feliz que tenha gostado! 🙂