Medidas-Padrão na Culinária: Informações e Tabela de Conversão

medidores de colheres e xícaras em uma mesa

Utilizar medidas-padrão na culinária é muito importante para que a receita dê certo. Se tudo na vida varia, já imaginou ficar medindo uma xícara de farinha com aquelas em que bebemos chá ou café? Elas existem nos mais diferentes tamanhos e, por isso, não são indicadas para receitas. O mesmo vale para copos e colheres.

Por isso, todas as receitas aqui do Plantte que indicam xícaras e colheres nas medidas foram testadas com medidores-padrão. Eles são essenciais na minha cozinha. Com eles, não há dúvidas: uma xícara vai ter sempre 240 ml, 1 colher (sopa), 15 ml e 1 colher (chá), 5 ml. E, convenhamos, existem tantos modelos que comprar os medidores-padrão e ter para o resto da vida (ou quase isso) sai bem em conta! Inclusive, no fim deste post, dou umas dicas de modelos para comprar, caso você ainda não tenha o seu kit.

Por que usar medidores-padrão?

Se ainda não te convenci, deixa eu dizer que o simples fato de usá-los já garante uma boa parte do sucesso da preparação da receita. Arrisco até dizer que, em muitos casos, só assim a receita funciona, pois é fundamental respeitar as medidas e as proporções estipuladas em cada receita.

Qual modelo de medidores comprar?

Os principais medidores-padrão são os medidores de xícaras, os medidores de colheres e as jarras medidoras (que são ótimas para líquidos). Eles estão disponíveis nos mais diversos formatos e materiais.

  • Quanto ao formato, qualquer um serve. Você pode optar pelo que mais agradar.
  • Quanto ao material, os mais comuns são os de inox, de louça e de plástico, quando se trata de medidores de xícaras e colheres. Para esses, eu prefiro os de inox, que, além de mais duráveis, podem ser usados com líquidos quentes. Eles também são mais fáceis de higienizar. Por sua vez, os medidores de plástico costumam ser mais baratos e leves, mas desgastam mais facilmente com o tempo e, dependendo do que você for medir, podem manchar com facilidade. Já os de louça são os mais frágeis de todos e, normalmente, mais difíceis de achar.
  • As jarras medidoras podem ser de vidro ou de plástico. Eu prefiro as de vidro, por serem mais funcionais e higiênicas.

Observações:

  • Há muitas receitas em que as medidas referentes a um ingrediente sólido são dadas em gramas. Nesse caso, você precisará de uma balança de cozinha para medir o peso. Entretanto, quando ingredientes sólidos estão listados em xícaras ou colheres, não medimos o peso, mas sim o volume deles. É o que acontece com as receitas que compartilho aqui no Plantte. Não importa se uma xícara de caldo de legumes caseiro pesa mais que uma xícara de ervas frescas picadas. O que a receita pede é o volume. Pode usar tranquilamente seus medidores-padrão.
  • Quando se trata de ingredientes líquidos, as receitas normalmente já indicam a quantidade em xícaras. Se não for o caso, você pode usar jarras medidoras ou o próprio copo do liquidificador para medir o volume.

Onde Comprar Medidores-Padrão?

Normalmente é bem fácil encontrar medidores-padrão para comprar em supermercados, lojas de 1,99 e lojas especializadas em produtos de cozinha. Porém, caso você queira comprar pela internet, existem muitas opções também. Vou deixar alguns links como sugestão para vocês.

montagem contendo opções de diferentes medidores-padrão para colheres e xícaras

  1. Colheres Medidoras Prata com 5 Unidades
  2. Colheres de Medição com Autonivelante com 4 Unidades
  3. Conjunto de Medidor de Xícaras Aço Inox 4 Peças Prata
  4. Xícaras Medidoras 4 Peças Prata
  5. Jogo de Medidores Plástico com 12 Peças
  6. Copos Medidores de Plástico Branco com 6 peças

Como você pode notar, existem diferentes tipos e preços variados. Os que eu tenho em casa há anos são medidores de inox. São eles os que eu mais recomendo.

Conversões Referentes às Medidas-Padrão na Culinária

Mesmo tendo os medidores-padrão bem bonitinhos nas nossas casas, é interessante ter noção de como transformar as medidas. Por quê? Bom, supomos que você queira fazer uma receita, porém ela vai ter um rendimento acima do desejado. Neste caso, você pode simplesmente diminuir a receita pela metade. Acontece que isso pode complicar a cabeça, né? Como dividir 1/3 de xícara quando, no meu jogo de xícaras medidoras, não tenho um medidor marcando 1/6 de xícara? É por isso eu fiz essa tabela. Com ela, você já sabe que 1/3 de xícara equivale a 1/4 de xícara + 4 colheres (chá) e, portanto, 1/6 de xícara equivale a 2 colheres (sopa) + 2 colheres (chá), que são medidores que certamente estão disponíveis no seu kit.

tabela de conversão de medidas-padrão usadas na culinária

Espero que a tabela de conversão de medidas facilite a sua vida na cozinha e seja bastante útil. Não esqueça de compartilhar este post com seus amigos ou com alguém que possa se interessar pelo conteúdo também.

E, caso você tenha alguma outra dúvida sobre o assunto que não foi respondida no post, me manda uma pergunta que eu resolvo isso. 🙂

Quer ir além? Acompanhe as atualizações na página Dicas de Cozinha.

Nota: Este post contém links afiliados. Se você comprar alguma coisa usando algum deles, nós receberemos uma pequena comissão da venda. Isso ajuda a viabilizar o nosso trabalho aqui e manter o blog ativo.