Eu adoro Mingau de Quinoa. Gosto tanto que já inventei diversas combinações para isso. Só que, como sou uma pessoa chocólatra, minha versão preferida leva cacau em pó e coco seco ralado. E, claro, não faz mal algum servir com um pouco de banana e pasta de amendoim. 🙂
Além disso, a vida é muito curta para comer apenas mingau de aveia (apesar de eu também gostar bastaste). Temos tantos ingredientes disponíveis que é bobo não aproveitar todos eles. A quinoa, por exemplo, é algo que, até poucos anos atrás, eu nunca tinha consumido (e imaginem na versão doce?!). E, por mais que seja um ingrediente um pouco mais caro, rende o suficiente para que o preço por porção seja acessível.
Porém, caso você não goste de quinoa ou não tenha como comprar, pode substituir tranquilamente por arroz ou trigo sarraceno. Pode, inclusive, usar a aveia (tanto em grãos como em flocos). Só terá que ajustar o modo de preparo por causa do tempo de cozimento e, como sempre, ajustar também o sabor conforme o seu paladar. Agora, caso você tenha quinoa, experimente essa versão doce também. É muito, muito deliciosa e nutritiva.
Outras receitas relacionadas:
Mingau de Forno de Aveia, Maçã e Especiarias
Mingau Salgado de Aveia e Lentilha Vermelha
Mingau de Aveia Vegano com Maçã, Canela e Pasta de Amêndoas
Creme de Mirtilos e Trigo Sarraceno
Aprenda a fazer esse Mingau de Quinoa de Chocolate e Coco:
Print📖 Receita completa
Mingau de Quinoa de Chocolate e Coco
- Tempo Total: 20 minutos
- Rendimento: Serve 2 pessoas 1x
Descrição
Esse Mingau de Quinoa de Chocolate e Coco é cheio de nutrientes, fácil de fazer e fica uma delícia. É ideal tanto para o café da manhã como para um lanche.
Ingredientes
- 1/2 xícara de quinoa crua, demolhada em água por 6h*
- 1 xícara de água filtrada
- 1/2 a 1 xícara de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal)
- 1 colher (sopa) de melado de cana
- pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1/2 xícara de coco seco ralado
Instruções
- Transfira a quinoa (previamente demolhada em água por pelo menos 6h) para uma panela. Cozinhe em fogo médio, ainda sem adicionar líquidos, para que os grãos sequem um pouco. Em seguida, adicione a água e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos, mexendo eventualmente.
- Adicione o melado de cana e a pitada de sal. Mexa e deixe cozinhar por mais 5 minutos ou o tempo que for necessário segundo o seu paladar.
- Adicione o leite de amêndoas (a quantidade de sua preferência, caso opte por mais molhadinho ou seco), o cacau em pó e o coco ralado. Cozinhe por mais 3 minutos. Sirva com bananas e pasta de amendoim ou com os acompanhamentos de sua preferência.
Notas
*Para demolhar a quinoa, lave-a e coloque-a em um recipiente, cubra com água, adicione um pouco de vinagre ou de limão (opcional) e deixe assim por pelo menos 6h. Depois, descarte a água do demolho e lave bem os grãos. Estão prontos para serem usados. Essa etapa é opcional, mas o demolho é importante para eliminar os antinutrientes dos grãos e potencializar a absorção de seus nutrientes. No caso da quinoa, também ajuda a eliminar o seu amargor natural e a cozinhar mais rápido. Caso você opte por pular essa etapa de demolho, terá que aumentar o tempo de cozimento do mingau.
- Tempo de preparo: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Categoria: Café da Manhã, Lanches
- Método: Cozido
- Cozinha: Vegana, Vegetariana, Saudável, Sem Glúten
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita desse Mingau de Quinoa de Chocolate e Coco para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Lucilia Diniz
Bacana demais esse artigo, estava pesquisando o assunto na
internet e acabei achando esse site... Muito Legal!!!
Evelyn
Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
que lí aqui... Valeu!