Muffin de Legumes

Esse Muffin de Legumes tem como base tofu e é uma delícia. Simples de fazer, é uma ótima opção saudável de café da manhã, lanche ou como acompanhamento de refeições principais.

muffin de legumes

Eu adoro lanches práticos, daqueles que podemos ter no congelador, transportar facilmente para outros lugares e que uma unidade é suficiente. Também adoro lanches salgados, já que tenho a impressão de que, assim, eles matam mais a fome. Esse Muffin de Legumes se enquadra nas duas categorias e, por isso, é uma das receitas mais queridas aqui de casa. Claro, também porque fica muito gostoso.

muffin de legumes

A base dos nossos bolinhos é o tofu, um ingrediente nutritivo e bem versátil. Fica perfeito para a massa, deixando ela firme e leve ao mesmo tempo.

Fazer esse Muffin de Legumes é muito fácil

Tudo se dá em 4 etapas simples:

  1. Refogamos os legumes escolhidos – seus preferidos ou os que estão na geladeira de casa.
  2. Transformamos os ingredientes da massa em um creme liso.
  3. Misturamos os legumes na massa.
  4. Assamos os muffins de legumes.

Estão pontos para devorar. Você pode conferir o passo a passo da receita no vídeo abaixo, a partir do minuto 5:00. Ela também está escrita em detalhes no final do texto.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Ótimos em qualquer hora

Como já mencionei, adoramos esse Muffin de Legumes como um lanche. Porém, ele é realmente muito versátil e cai bem em um café da manhã salgado e também como acompanhamento em outras refeições do dia. Costumamos deixar alguns congelados, então tem noites que só esquentamos rapidamente e servimos com salada. Sacia e alimenta bem.

muffin de legumes

Outras receitas relacionadas:

Como Fazer Muffin de Legumes

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Muffin de Legumes


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 15 min
  • Cook Time: 30 min
  • Total Time: 45 min
  • Yield: 6 muffins 1x

Description

Esse Muffin de Legumes tem como base tofu e é uma delícia. Simples de fazer, é uma ótima opção saudável de café da manhã, lanche ou como acompanhamento de refeições principais.


Scale

Ingredients

Legumes:

  • 1 + 1/2 xícara de legumes variados (usamos milho, ervilha e pimentão laranja)
  • fio de azeite de oliva
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Massa:

  • 450 gramas de tofu do tipo médio firme (ver notas)
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/2 de colher (chá) de alho em pó
  • 1/2 de colher (chá) de mostarda em pó
  • 1/4 de colher (chá) de cúrcuma em pó
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 2 colheres (sopa) de farinha de grão de bico

Instructions

  1. Comece refogando os legumes. Em uma panela, adicione um fio de azeite de oliva, os legumes, sal e pimenta-do-reino e cozinhe até que eles fiquem macios, mexendo eventualmente. Reserve.
  2. Preaqueça o forno a 180 graus e prepare uma forma de muffins ou cupcakes com 6 cavidades de tamanho médio. Reserve.
  3. Em um processador de alimentos (ou liquidificador), adicione o tofu médio firme, o azeite de oliva, o sal, o alho em pó, a mostarda em pó, a cúrcuma em pó, a pimenta-do-reino e a farinha de grão de bico. Bata até obter uma massa bem lisa. Talvez seja necessário parar, raspar as laterais do processador com uma espátula ou colher e bater novamente. A massa deve ficar cremosa, não muito líquida.
  4. Transfira a massa para uma vasilha grande, adicione os legumes refogados e misture bem.
  5. Distribua a massa na forma reservada.
  6. Leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que os muffins estejam firmes e com as laterais douradas. O tempo pode variar de forno para forno.
  7. Espere esfriar antes de desenformar.

Notes

Não há substituição para o tofu. O tipo recomendado para essa receita é o médio firme. Você pode conferir a textura do tofu e da massa no vídeo sugerido.
* Caso seu tofu seja mais firme, a receita também funciona, com a diferença de que o muffin ficará, consequentemente, mais firme. Você pode ajustar a textura da massa adicionando um pouco de água.
* Caso o tofu esteja muito macio, você pode drenar um pouco do excesso da água antes de usar, prensando o tofu ou usando um voal ou pano limpo. Se a massa do muffin ficar muito líquida, adicione mais farinha de grão de bico.
* Caso você prepare o tofu em casa, não deixe prensando por muito tempo e também não use muito peso para isso. No site, temos uma receita de como fazer tofu caseiro (confira no link).

A farinha de grão de bico é a melhor opção de farinha para a receita. Entretanto, caso você não tenha acesso a ela, um bom substituto é a farinha de trigo.

Como os muffins ficam leves, indico usar uma forma de muffins ou cupcakes e fazer porções individuais. Caso queira uma torta, recomendo nossa receita de Torta de Legumes Vegana.

Para armazenar e congelar: armazene os muffins em um pote fechado na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses. Para descongelar, basta aquecer no forno ou no microondas.

  • Category: Café da Manhã, Lanche
  • Method: Assado
  • Cuisine: Vegan, Vegetariana

Keywords: muffin de legumes, prático, saudável, simples, vegano, sem glúten, tofu, legumes, café da manhã, lanche, fit

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Muffin de Legumes para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

muffin de legumes

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*