Aprenda a fazer o melhor pão de queijo vegano! Também chamado de pão de beijo, é simples de preparar e fica uma delícia.
Não é exagero quando eu digo que este é o melhor pão de queijo vegano que eu já comi. Depois de muitos testes (muitos mesmo!), finalmente cheguei em uma versão que me agradou. Tenho certeza de que você vai gostar também!
Pão de Queijo Sem Queijo
Pode parecer estranho chamar de pão de queijo algo que não leva queijo, né? Por isso, muita gente prefere chamar o preparo de pão de beijo ou pão sem queijo.
Na maioria das versões veganas, é comum usar algum tubérculo cozido no preparo para dar liga na massa (sendo batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha e inhame os mais usados). Porém, como estamos falando de pão de queijo, sempre fez mais sentido, para mim, usar como base um queijo vegano. O tofu, que tem um preparo semelhante a alguns tipos de queijo animal e, por isso, é também conhecido há anos como queijo de soja, foi o meu escolhido. Ele tem um sabor neutro, que não interfere no preparo, e uma ótima estrutura para a base. Como bônus, podemos chamar essa delícia de pão de queijo vegano sem exagerar. 🙂
- Confira também: Como Fazer Tofu Caseiro
Este também é um pão de queijo sem ovo, sem leite (e, consequentemente, sem lactose) e naturalmente sem glúten. Por isso, além de ser uma ótima receita para quem opta por não consumir alimentos de origem animal, também vai bem para quem possui restrições alimentares.
Como Fazer Pão de Queijo Vegano
Por não levar como base um tubérculo cozido, o preparo do nosso pão de beijo é bem fácil e rápido. Basta misturar os ingredientes e levar para assar.
A primeira etapa é misturar o tofu médio-firme com o azeite de oliva (ou outro óleo vegetal de sua preferência, sal e levedura nutricional em flocos (também conhecida como nutritional yeast). Você pode fazer como eu e usar um mixer de mão para isso ou bater no liquidificador ou processador de alimentos. Caso queira fazer na mão, amasse bem com um garfo ou amassador de batatas até que vire um creme liso (veja a foto abaixo para referência).
A levedura nutricional é famosa por ter um sabor que lembra o sabor de queijo e, por isso, é uma ótima adição na nossa receita. Recomendo que você não omita para ter melhores resultados. Não existe um substituto direto para ela, porém, como ela é usada como um tempero, a estrutura dos pães não muda sem o seu uso, apenas o sabor. Caso você não quiser usar, tempere bem de outra maneira (alho em pó, cebola em pó e ervas secas são boas opções).
A segunda etapa é misturar os ingredientes secos que, no caso, são os polvilhos doce e azedo. O polvilho doce fornece liga e elasticidade para a receita (o puxa-puxa típico). Já o polvilho azedo proporciona a expansão e a estrutura e, também, contribui com seu sabor mais azedinho.
Recomendo que você use uma espátula ou colher para misturar a massa, não as mãos. Isso porque, nesta receita, a textura ideal para a massa é quando ela ainda gruda nas mãos, para não exagerarmos no uso dos polvilhos. Dessa forma, nosso pão de queijo fica mais macio depois de assado (e não com uma casca dura que lembra biscoitos de polvilho).
Nesse ponto, se quiser, você também pode misturar na massa um queijo ralado vegano (eu uso um industrializado do tipo cheddar). É opcional, mas ele fornece mais sabor, pontinhos mais alaranjados nos pães (que eu, particularmente, acho bonito) e também um pouco mais de gordura, deixando o preparo mais parecido com um pão de queijo tradicional.
A última etapa é moldar a massa em bolinhas e levar para assar. Como dito anteriormente, a textura ideal para a massa gruda um pouco nas mãos (você pode ver nas fotos e no vídeo da receita), por isso, é necessário usar uma colher. Pode ser uma colher normal, uma colher de um kit de medidores-padrão ou, como eu usei, uma colher de cookies ou de sorvete. Para referência, minha colher tem capacidade de 1 + ½ colheres de sopa.
Agora é só levar para assar, em forno preaquecido, até que os pãezinhos cresçam e fiquem firmes e dourados, por cerca de 20 minutos. O tempo pode variar de forno para forno e, também, de acordo com sua preferência. Quanto mais tempo, mais eles tendem a endurecer, por isso, preste atenção.
E estão prontos nossos pães de queijo veganos!
Acompanhamentos
Os pães de beijo são excelentes por si, sem mais nada. Mas, claro, você pode servi-los com diversos acompanhamentos. Goiabada ou doce de leite vegano são ótimas opções para um lanche doce. Já um requeijão vegano ou maionese de tofu vão muito bem para um lanche salgado.
Tenha pronto no freezer
Você também pode congelar os pães antes de assar. Para isso, basta moldar as bolinhas e colocá-las em uma assadeira ou prato para fazer o pré-congelamento, para que não grudem umas nas outras. Quando estiverem congeladas, transfira para um pote ou saquinhos aptos para uso em freezer.
Quando quiser consumir, os pães de queijo vão direto do congelador para o forno.
Receita Completa
PrintPão de Queijo Vegano (Pão de Beijo)
- Tempo Total: 30 min
- Rendimento: 18 unidades
- Dieta: Gluten Free
Descrição
Aprenda a fazer o melhor pão de queijo vegano! Também chamado de pão de beijo, é simples de preparar e fica uma delícia.
Ingredientes
- 300 gramas de tofu médio-firme (queijo de soja)
- 45 ml de azeite de oliva
- 8 gramas de sal
- 30 gramas de levedura nutricional em flocos
- 90 gramas de polvilho doce
- 90 gramas de polvilho azedo
- 50 gramas de queijo vegano ralado do tipo cheddar (opcional)
Instruções
- Preaqueça o forno a 180 graus. Separe uma assadeira grande e, se quiser, unte com uma folha de papel antiaderente ou tapete culinário. Reserve.
- Em uma vasilha grande, adicione o tofu médio-firme, o azeite de oliva, o sal e a levedura nutricional. Misture e, em seguida, com o auxílio de um mixer de mão, bata até virar um creme liso. Você também pode fazer essa etapa em um liquidificador ou em um processador de alimentos.
- Adicione, então, o polvilho doce e o polvilho azedo. Misture bem, com uma colher ou espátula, até todos os ingredientes ficarem bem incorporados. A massa fica lisa e úmida, mas não líquida (confira o vídeo da receita para ver a consistência). Ela gruda levemente nas mãos. Se quiser, adicione também queijo vegano ralado do tipo cheddar (ou outro) na massa e misture novamente.
- Com uma colher de cookies ou de sorvete, meça bolinhas e transfira para a assadeira reservada. Para referência, minha colher tem capacidade de 1 + ½ colher (sopa).
- Leve para assar até dourar, por cerca de 20 minutos. O tempo pode variar de forno para forno.
Notas
O pão de queijo vegano é melhor quando fresco, no dia em que é assado. Sobras podem ser armazenadas em um pote fechado por até 3 dias. Você também pode congelar as bolinhas antes de assar.
Existem diferentes tipos de tofu, com diferentes texturas e % de umidade. Nesta receita, usamos o tofu do tipo médio-firme (confira a consistência no vídeo da receita). Temos uma receita aqui no Plantte ensinando como fazer tofu caseiro. Se o seu tofu for mais firme e seco, adicione menos polvilho. Se for mais macio e úmido, adicione mais polvilho.
- Tempo de preparo: 10 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Categoria: Lanches
- Método: Assado
- Cozinha: Vegana
Confira também
Veja mais receitas de lanches veganos →
Victoria says
Fiz sem queijo veg ou levedura e ficou bom, mesmo sem um sabor tão marcante. A textura é a mais próxima que achei do pão de queijo que comia na infância!
Hoje testei com tofu de lentilha que fiz em casa e ficou espetacular hahaha, nova receita favorita pra café da manhã!
Bruna says
Que bom que gostou da receita, Victoria! Muito obrigada por voltar pra contar o que achou. Adorei saber que funcionou com o tofu de lentilha também!
Sabrina Piva says
Oii Bruna! Receita maravilhosa! Quanto tempo posso deixa-los congelados? Beijo grande!
Bruna says
Que bom que gostou da receita, Sabrina! Você pode congelar os pães por até 6 meses em um recipiente fechado (pote ou saquinho hermético).
Claudete Moraes says
Bom dia, acabei de fazer meu pão de queijo. Procurei seguir a receita, mas a aparência do meu ficou bem diferente do seu... Até coloquei o queijo vegano ... como você conseguiu aqueles pontinhos mais escuros... como se fosse queijo mesmo ?
Bruna says
Oi Claudete! Eu acredito que a diferença na cor seja pela marca do queijo vegano usado, visto que cada marca costuma ter uma lista de ingredientes bem variada. Para referência, eu usei o queijo vegano do tipo cheddar da marca Violife nessa receita. Ele tem a coloração bem amarela, quase alaranjada, e fica mais intenso quando aquecido. De qualquer maneira, espero que tenha gostado da receita, apesar da diferença na aparência!
Cornelia says
Melhor pão de queijo vegano que já comi/fiz! Muito obrigada Bruna!
ALESSANDRA says
Receita perfeita. Fácil de fazer e delicioso.
Lauralee Bukhari says
Seu blog é admirável! Eu encontrei seu site por acaso e estou muito feliz com todo o blog .
Bruna says
Que bom saber disso! Obrigada!!
Erika Cristina says
Oi, Bruna, tudo bem? Minha filha tem 5 anos e é APLV, além disso ela nunca gostou de comer carnes, tenho estudado bastante sobre receitas veganas e sobre o veganismo, suas receitas têm me ajudando MUITOOOO, só tenho a te agradecer por essas receitas maravilhosas <3 esse queijo cheddar vegano você comprou onde? poderia passar o site ou nome da loja, por gentileza.
Será que eu consigo comprar o seu livro na versão impressa?
Obrigada pelo seu trabalho LINDO e muito IMPORTANTE!
Bruna says
Oi Erika, estou bem e você? Espero que sim! Que bom saber que as receitas estão te ajudando! Fico feliz! Espero que encontre cada vez mais receitas que agradem a sua família. 🙂
Quando ao queijo cheddar vegano, eu comprei no supermercado mesmo e a marca dele se chama Violife. Acredito que ele esteja disponível em empórios naturais ou veganos também. Sobre o meu livro de receitas, ele só está disponível na versão digital (e-book) mesmo! O que eu fiz, e sei que muitas pessoas também fizeram, foi imprimir e encadernar para facilitar o uso no dia a dia. É uma boa alternativa!
Agradeço pela mensagem e pelo carinho, Erika! Um abraço!
Adrienne says
Fiz e ficou ótimo, excelente a receita, fiz para o meu restaurante em Londres e dei para alguns clientes que não são veganos provarem entre o tradicional e o vegano, todos aprovaram. Muito obrigada por compartilhar.
Bruna says
Fico tão feliz em saber disso, Adrienne! Que bom que todos aprovaram! Obrigada pela mensagem e por avaliar a receita! 🙂
Nathalia says
Ola, tem como substituir os polvilhos por fecula de tapioca? Nao tem polvilho onde moro. Obrigada!
Bruna says
Oi Nathalia. É tapioca starch o que você encontra? Se sim, é a mesma coisa que polvilho doce. Eu nunca tentei só com ele, mas algumas pessoas já fizeram e me disseram que gostaram. Fica diferente porque o polvilho azedo ajuda na expansão na hora de assar.
Brenda says
Ficou SENSACIONAL! Melhor pão de queijo vegano do mundo! Estou impressionada. Eu nunca gostei das versões com batata, mas, quando vi tofu listado na receita, não acreditei em como não pensei nisso antes. Ele deixou a textura dos pães muito melhor, não deixou sabor residual e eu já temperei de diversas maneiras. A minha preferida foi a sua sugestão com nooch e o queijo vegano (simplesmente perfeito!), mas acabei aproveitando para usar a receita como base e fazer pãezinhos de ervas, de cenoura, lemon pepper, tomate seco e até azeitona. AMEI. Receita aprovadíssima! Obrigada por compartilhar com tanto cuidado, Bru!