Risoto Vegano de Açafrão e Legumes

risoto vegano de açafrão e legumes servido em um prato

Finalmente uma receita de Risoto Vegano por aqui, né?! E nada melhor do que começar com esse maravilhoso Risoto Vegano de Açafrão e Legumes. Cremoso sem levar nadinha de manteiga ou outros derivados de leites, é uma ótima opção para almoços em família e amigos, ou até para um jantar romântico. É bem fácil de ser preparado e fica uma delícia, garanto.

Esse risoto recebe uma infusão de açafrão da terra (ou cúrcuma), o que o deixa bem saboroso e com essa cor amarela linda. A adição dos diferentes legumes proporciona diferentes texturas e sabores. Tudo combina muito bem aqui, mas, é claro, você pode variar de acordo com a sua preferência ou com o que tiver em casa.

O “segredo” para fazer um bom risoto:

Adicione o caldo de legumes caseiro (ou outro líquido, como a água) aos poucos, de forma que o a amido do arroz seja liberado aos poucos enquanto o arroz cozinha. Isso fará com que se obtenha um arroz al dente, ao mesmo tempo em que temos uma textura cremosa de risoto. Ou seja, risotos não precisam de manteiga ou leite para finalização ou cremosidade. O próprio amido do arroz é que faz esse papel. 🙂

risoto vegano de açafrão e legumes servido em um prato

Outras receitas relacionadas:

Purê de Grão de Bico com Cogumelos Salteados
Estrogonofe Vegano de Cogumelos e Legumes
Macarrão ao Molho Cremoso de Abóbora e Tofu
Batatas Gratinadas ao Creme de Alho Vegano

Aprenda a fazer esse delicioso Risoto Vegano de Açafrão e Legumes:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Risoto Vegano de Açafrão e Legumes


  • Author: Bruna, blog PLANTTE
  • Prep Time: 20 minutos
  • Cook Time: 30 minutos
  • Total Time: 50 minutos
  • Yield: Serve 4 pessoas 1x

Description

Esse Risoto Vegano de Açafrão e Legumes é uma delícia e simples de ser preparado. Prato ideal para servir em reuniões familiares ou de amigos ou, ainda, em um jantar romântico.


Scale

Ingredients

  • 1/2 pimentão vermelho
  • 4 xícaras de caldo de legumes caseiro
  • 1 colher (chá) de açafrão da terra (ou cúrcuma) em pó
  • fio de azeite de oliva
  • 1 cebola média, picada
  • 1 colher (chá) de cominho
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 xícara de arroz arbóreo cru
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 1 abobrinha média, cortada em cubos pequenos
  • 1 punhado de ervilhas tortas, cortadas em pedaços menores
  • 1 xícara de tomates cereja, cortados em dois
  • 1/4 de xícara de amêndoas laminadas (opcional)

Instructions

  1. Comece assando o pimentão vermelho. Em um forno pré-aquecido, asse o pimentão a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que ele esteja macio e com sua pele escura. Quando estiver pronto, coloque em um recipiente tampado para abafar o calor e, alguns minutos depois, descasque-o e elimine suas sementes. Corte-o em tirinhas.

  2. Enquanto o pimentão assa, prepare o risoto. Em uma panela grande, adicione o caldo de legumes caseiro e o açafrão da terra (ou cúrcuma) em pó. Misture bem e ferva. Quando ferver, reduza o fogo para baixo.

  3. Em outra panela, adicione a cebola já picada, um fio de azeite de oliva, o cominho e o sal e refogue até que a cebola esteja levemente dourada.

  4. Adicione, então, o arroz arbóreo e mexa por alguns segundos. Junte o vinho branco e mexa bem com uma colher de pau, inclusive o fundo da panela, de modo a garantir que nada esteja grudado nela. Cozinhe com o vinho até que ele se dissolva. O ponto é conseguir fazer uma linha no meio da panela com a colher e não escorrer líquido nessa linha.

  5. Em seguida, adicione aos poucos o caldo de legumes já temperado com o açafrão, de xícara em xícara. Você vai notar que o arroz vai começar a cozinhar.

  6. Quando o risoto estiver quase finalizado e ainda tiver um pouco de caldo de legumes, adicione a abobrinha, a ervilha torta e o tomate cereja. Prove e ajuste os temperos, caso seja necessário. Cozinhe até que esteja pronto. O ponto do arroz deve ser al dente.

  7. Antes de servir, junte as tiras de pimentão vermelho assado e as amêndoas laminadas. Misture bem e sirva.

Notes

Caso queira, deixe o arroz arbóreo de molho em água por 8 horas antes de cozinhar. Isso ajuda a eliminar seus antinutrientes e, assim, melhorar a absorção de seus nutrientes.

  • Category: Prato Principal
  • Method: Cozido
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana, Saudável, Sem Glúten

Keywords: risoto vegano, risoto de açafrão, açafrão da terra

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas????

Quer salvar a receita desse Risoto Vegano de Açafrão e Legumes para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

risoto vegano de açafrão e legumes servido em um prato

2 Comments

  1. Olá, boa tarde!

    As receitas citadas, e outras veganas, ao serem descongeladas continuam com o mesmo sabor e textura?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*