Essa Torta Vegana de Avelãs e Cogumelos é uma explosão de sabores, acreditem em mim. Ela leva diferentes ingredientes: aveia e nozes predominam na massa, avelãs, limões e cogumelos no recheio. Enquanto pode parecer que são ingredientes diferentes demais, garanto que todos eles combinam muito bem entre si. E é por isso mesmo que o sabor dessa torta é único (e muito, muito gostoso).
Ela é ideal para servir para a família ou amigos, tanto em ocasiões especiais (como aniversários e feriados), como em um fim se semana qualquer. E, ah, claro, ótima para date nights, hehe. Ou seja, faça quando quiser fazer que vai ser sucesso sempre! 🙂
Além disso, ela é bem fácil de fazer. Tem diferentes etapas de preparação, mas nada que seja complicado. O mais importante é ler toda a receita com atenção e, em seguida, seguir o passo a passo. Sem mistérios!
Etapas de preparo:
Para fazer essa torta, primeiramente a gente começa preparando a massa e os cogumelos, que serão previamente assados. O tempo de pré-preparo dos dois no forno é o mesmo (ufa!). Aí, enquanto estiverem assando, a gente parte para o segundo passo e prepara o recheio de avelãs (que devem estar demolhadas). Para isso, precisamos apenas de um liquidificador. Por fim, é só juntar o creme de avelãs com os cogumelos assados e espalhar por cima da massa, assar por mais alguns minutinhos e está pronto. Bem simples, né?
Eu gosto de servir ela sozinha mesmo, sem mais nada, porque, juro, é bem gostosa assim. Mas, claro, uma salada colorida de acompanhamento cai super bem também.
Outra coisa: todos os ingredientes dessa torta salgada foram pensados para que se tivesse um equilíbrio de sabores. Entretanto, você pode (e deve) usar sua criatividade (e também o que tiver na geladeira e na despensa) e criar versões diferentes. Amêndoas no lugar das avelãs, por exemplo, cai super bem. Sementes de girassol no lugar das nozes certamente deixam o prato mais acessível e ainda muito gostoso. E que tal usar legumes diversos no lugar dos cogumelos? Certamente as possibilidades são diversas.
Dá para fazer com antecedência? Como conservar?
Caso queira, você pode preparar a massa de antemão e congelar por até 3 meses. Por outro lado, não recomendo que você faça o recheio e congele. Isso porque tanto os cogumelos como o creme de avelã absorvem água na etapa de congelamento e talvez proporcionem uma textura estranha à torta. Contudo, você pode adiantar o preparo deles em alguns dias: duram tranquilamente até 5 dias na geladeira, armazenados de forma separada em potes bem fechados.
Sobrou torta? (É provável que não, mas quem sabe, né? Hehe.) Então guarde em um pote fechado na geladeira por até 3 dias. Caso você não for consumir nesse período, congele. Assim você evita desperdícios! É melhor perder um pouco da textura ideal da torta a perder alimentos, afinal de contas. Só para deixar claro, ela não fica ruim depois de congelada! No entanto, fica melhor com o recheio fresquinho.
Outras receitas relacionadas:
Torta Cremosa de Tofu e Folhas de Cenoura
Purê de Grão de Bico com Cogumelos Salteados
Pizza Verde com Massa de Couve Flor e Creme de Folhas de Cenoura
Estrogonofe Vegano de Cogumelos e Legumes
Como Fazer uma Torta Vegana de Avelãs e Cogumelos:
Print📖 Receita completa
Torta Vegana de Avelãs e Cogumelos
- Tempo Total: 1 hora e 10 minutos
- Rendimento: Serve 2 pessoas 1x
Descrição
Essa Torta Vegana de Avelãs e Cogumelos é uma explosão de sabores! Fica uma delícia e é o prato ideal para servir para a família e amigos em ocasiões especiais ou num domingo qualquer.
Ingredientes
Massa
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1/2 de nozes chilenas
- 1/4 de colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça (sementes de linhaça trituradas)
- 1/2 xícara de água morna
Recheio - Cogumelos
- 3 xícaras de cogumelos (usei shitake e portobelo)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- pitada de sal a gosto
- pitada de pimenta do reino
Recheio - Creme de Avelãs e Limão
- 1 xícara de avelãs cruas, previamente demolhadas em água por 6 horas
- 2 colheres (sopa) de sumo de limão
- 1 colher (chá) de sal
- água o suficiente para bater
- raspas de limão
Instruções
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Prepare uma forma (usei uma redonda de 20 cm de diâmetro e fundo removível), untando-a com azeite de oliva.
Massa
- Em um processador, adicione as aveias e bata até obter a consistência de uma farinha. Retire do processador, coloque em uma vasilha grande e reserve.
- No mesmo processador, adicione as nozes e bata até obter uma farinha grossa, deixando alguns pedaços maiores para dar textura. Coloque-a na mesma vasilha que já contém a farinha de aveia.
- Na vasilha, adicione o sal e a farinha de linhaça às farinhas de aveia e nozes e misture. Adicione então a água morna. Mexa bem e deixe a massa descansar por aproximadamente 5 minutos. Você pode preparar os cogumelos nesse tempo.
- Adicione o azeite de oliva e mexa a massa com as mãos até obter uma mistura pegajosa. Lave as mãos, deixe elas molhadas e distribua essa massa igualmente na forma previamente preparada.
- Asse por 30 minutos (ou até dourar levemente), em o recheio. Asse, ao mesmo tempo, os cogumelos.
Recheio - Cogumelos
- Limpe os cogumelos e corte-os em pedaços de 0,5 a 1 centímetro.
- Coloque-os em uma vasilha, adicione o azeite e as pitadas de sal e pimenta. Misture bem e distribua em uma assadeira.
- Asse os cogumelos por 30 minutos, juntamente com a massa da torta.
Recheio - Creme de Avelãs e Limão
- Adicione as avelãs cruas e já demolhadas em água (por um mínimo de 6h ou durante a noite) em um liquidificador junto com o sumo de limão, o sal e a água em quantidade o suficiente para bater e formar um creme liso. Isso pode depender da potência do seu liquidificador. Tente adicionar o mínimo de água possível. Eu usei 1 xícara.
- Prove e ajuste os sabores conforme o seu paladar.
- Incorpore as raspas de limão ao creme.
Montagem da Torta
- Quando a massa estiver assada, retire-a do forno e deixe esfriar levemente por alguns minutos. adicione, então, uma camada do creme de avelãs, coloque os cogumelos (reserve alguns para colocar por cima) e, então, adicione o restante do creme de avelãs. Caso queira, misture para distribuir bem os cogumelos. Coloque os restantes dos cogumelos por cima da torta.
- Leve para assar por mais 20 minutos.
- Retire do forno, espere esfriar por alguns minutinhos e desenforme. Distribua mais raspas de limão por cima da torta, se desejar, e sirva.
Notas
Para demolhar as avelãs, basta adicioná-las em uma vasilha e cobrir com água. Depois de 6h, descarte essa água e lave bem as avelãs. Estão prontas para usar no creme.
- Tempo de preparo: 20 minutos
- Tempo de cozimento: 50 minutos
- Categoria: Prato Principal
- Método: Assado
- Cozinha: Vegana, Vegetariana, Sem Glúten, Saudável
Keywords: torta vegana, torta salgada, avelãs, cogumelos assados, torta vegana de avelãs e cogumelos, torta sem glúten
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita dessa Torta Vegana de Avelãs e Cogumelos para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Rodrigo Silva
Que legal...!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder... Boa sorte..!
Daniela
Bruna, vc tem otimas ideias. Parece otimo. Mas avela nao é muito bom pra mim. Acha q posso trocar por macadamia? Grata
Bruna
Obrigada, Daniela! Pode trocar por macadâmia sim 🙂
giulia
Oi Bruna 🙂 espero que tudo bem por aí. Vou fazer essa receita para integrar o brunch de dia dos namorados, mas eu não tenho tantas formas assim, então queria ver se tu acha que funciona se eu fizer o cogumelo salteado, ao invés de assá-lo.
Muito obrigada desde já,
Giulia
Bruna
Oi Giulia! Desculpa a demora pra responder. Pode fazer o cogumelo salteado para essa receita sim! Fica ótimo. Espero que vocês gostem! 🙂
Katielle
Fiquei um pouco confusa quanto aos cogumelos. Você assa eles separados da massa da torta ou junto? (Dentro da massa), se eu for usar cogumelos congelados tenho que assar também? (Onde eu moro só encontro eles congelados).
Bruna
Oi Katielle, desculpa a demora pra responder e por causar confusão na descrição da receita. Eu asso os cogumelos em uma assadeira e a massa em outra (no caso a forma da torta). Levo as duas ao mesmo tempo pro forno pra otimizar o tempo.
Não é necessário assar os cogumelos, mas, quando você assa, eles ficam mais sequinhos e absorvem melhor os temperos que misturamos junto. De qualquer forma, pode fazer da maneira que preferir consumir. 🙂
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida me fala.
Um abraço
Bru