Este 'queijo' parmesão vegano, feito com base de castanhas-de-caju, é uma ótima alternativa saudável e gostosa ao queijo ralado tradicional. Ele é delicioso como acompanhamento para diversos pratos, como massas e saladas. Além disso, a receita é versátil e pode ser personalizada de diferentes maneiras.
Tópicos abordados no artigo
Para quem opta em não consumir queijos ou simplesmente quer uma ideia diferente para deixar as refeições do dia a dia mais gostosas, este parmesão vegano é uma ótima opção. Ele nada mais é do que uma farofa de castanhas (ou sementes) com alguns temperos que o deixam incrivelmente saboroso de uma maneira muito simples.
Ele bem fácil de fazer, leva apenas 4 ingredientes e fica pronto em 1 minuto. Pode ser armazenado na geladeira por até 1 mês e deixa qualquer prato de comida mais especial. Nunca falta aqui em casa!
E, apesar de não ser igual ao queijo ralado tradicional, por uma base de ingredientes diferentes, é o melhor substituto (e o mais saudável que eu conheço). Você pode ser usá-lo de qualquer maneira que usaria um pacotinho de parmesão comum.
Notas sobre os ingredientes & substituições
- Castanhas: Eu gosto de usar castanhas-de-caju cruas e sem sal nesta receita, pois elas têm um sabor bem suave e combinam com os mais diversos acompanhamentos. Porém, você pode testar a receita com qualquer oleaginosa ou semente que tiver disponível, inclusive com um mix delas. Opções mais suaves incluem sementes de girassol sem casca e amêndoas cruas. Castanhas-do-pará, nozes, sementes de gergelim e até mesmo amendoim também são alternativas, porém com sabor mais marcante. Oleaginosas tostadas também podem ser usadas, mas note que seu sabor é intensificado quando aquecidas. Caso o ingrediente escolhido tenha sal em sua composição, omita o sal da receita e ajuste os temperos se necessário.
- Temperos: Além do sal, eu gosto de adicionar alho em pó e levedura nutricional em flocos, que fornecem um sabor especial que muita gente acha parecido com o do queijo. Ajuste as quantidades usadas conforme sua preferência e experimente com os temperos que mais gosta para criar novas combinações de sabores.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer parmesão vegano
Para fazer o parmesão de castanhas, você só precisa adicionar todos os ingredientes em um mini processador de alimentos ou liquidificador e bater até chegar na textura desejada. É possível deixar a farofa bem fininha ou com alguns pedacinhos maiores de castanhas, do jeito que você preferir.
O único cuidado que você precisa ter é para não bater demais e acabar transformando a farofa em uma pasta (como no processo de preparo da pasta de castanha-de-caju, por exemplo). Uma forma de evitar isso é fazer todo o processo usando o modo 'pulsar' do seu aparelho.
Observação sobre o aparelho usado
Nas fotos, usei um mini processador de alimentos que veio em conjunto com meu mixer de mão, mas um processador de alimentos tradicional, um liquidificador e, até mesmo, um moedor de café e temperos podem ser usados para fazer a receita.
Porém, como a receita do jeito que foi escrita tem um rendimento pequeno (pois usamos apenas 1 xícara de castanhas), é importante que você use um aparelho com capacidade adequada. Certifique-se de que as castanhas estejam cobrindo as lâminas do aparelho. Bata, pare e misture com uma espátula sempre que precisar, voltando a bater em seguida.
Vídeo da receita
Assista ao vídeo da receita aqui e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube para receber as últimas novidades.
Dicas adicionais
- Como mencionado acima, você pode substituir as castanhas-de-caju por outra oleaginosa, como amêndoas, nozes e castanha-do-pará, sementes, como as de girassol ou de gergelim, ou amendoim. Observe que cada uma delas vai resultar em um sabor diferente para o parmesão.
- Não adicione elementos úmidos para temperar a receita, como suco de limão e alho assado. Recomendo usar apenas especiarias e temperos secos. Se quiser usar ervas frescas, deixe para adicionar na hora de servir.
Armazenamento e conservação
Guarde o parmesão de castanhas em um pote fechado na geladeira por até 1 mês.
Ele também pode ser congelado em um recipiente fechado por até 6 meses. Não armazene fora da geladeira depois de congelado.
Sugestões de consumo e de acompanhamentos
Eu uso muito essa farofinha como substituto vegano para qualquer prato ou receita que normalmente usaria o queijo ralado tradicional: molhos, lasanhas, gratinados, saladas e muito mais. Os usos são diversos e é um preparo muito versátil de se ter sempre na geladeira.
Estas são algumas das nossas receitas preferidas para usar o parmesão de castanhas:
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
'Queijo' Parmesão Vegano
Ingredientes
Modo de Preparo
- Separe e prepare os ingredientes conforme indicado na lista.
- Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no processador de alimentos até obter a textura desejada.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
Sylvia says
Fiz essa receita recentemente. Incrível como fica delicioso! Super fácil!
Bruna says
Que bom que gostou, Sylvia! Obrigada pela mensagem!
Giséle Jorge says
Oi, interessante sua receita mas gostaria de saber se com a mistura de todos os ingredientes nao fica uma massa 'unida'? Por ter bastante oleo, a castanha de caju ou qualquer uma das alternativas nao fica oleosa e vira uma massa só?
Bruna says
Olá. Não acontece isso porque só precisamos bater rapidamente, para quebrar a castanha em pedaços menores. É questão de segundos! 🙂
Carla says
Olá!
Fiz e ficou uma delícia, até a textura lembra muito a do queijo parmesão.
Estou aos poucos mudando os meus hábitos alimentares e adaptando novos sabores.
Muito obrigada por compartilhar.
Abraço.
Carla.
Bruna says
Que legal saber disso, Carla. Fico feliz que gostou da receita! Obrigada pela mensagem. Um abraço!
Fillipe Anjos says
Nossa parmesão vegano, parece ser bom.
Vou fazer e depois se der volto aqui para fizer se ficou bom.
Parabéns pelo post, ótima receita.
Eliana Moraes says
Quantas delicias!
Bruna says
Obrigada!
Gabriel says
Que receita incrível, acabei de fazer e ja n vejo a hora de jogar num macarrão, obrigado 🙂
Bruna says
Oba! Fico feliz que tenha gostado, Gabriel! Pode jogar em tudo!! Hehehe. Obrigada pela mensagem e também por avaliar a receita 🙂 Um abraço!
Alexandra says
Simplesmente adorei as suas receitas, são práticas fáceis e bastante nutritivas. irei correndo compra o seu E-book muitíssimo obrigada!
Bruna says
Fico tão feliz que esteja gostando das receitas, Alexandra. E eu que agradeço!! Espero que tu goste muito do ebook também! Muito obrigada mesmo ❤️
Fernanda de Rose says
Olá Bruna,
Você já tentou fazer com o resíduo do leite de amêndoas? Que acha?
Bruna says
Oi Fernanda! Nunca tentei com ele porque normalmente eu já uso ele molhado em receitas como esse Patê de Amêndoas, mas, pra usar no "parmesão", acho que seria interessante secar o resíduo antes e daí temperar bem. Não vai ter gordura porque a maior parte dela fica no leite. Me conta se testar dessa maneira 🙂
Jamills Alves says
Oi, parece delicioso, se a castanha não for crua tem problema?
Bruna says
Você diz usar a torrada no lugar? Não tem problema, só o gostinho dela vai ficar um pouco mais saliente. Se ela já for salgada, reduza a quantia de sal da receita. 🙂
Joyce says
Maravilhoso, parabéns Bruna pela espaço e por compartilhar seus conhecimentos. Obrigada!!
Bruna says
Oi Joyce. Fico tão feliz que tenha gostado! Muito obrigada pela mensagem e pelo carinho! 🙂
Beijos,
Bruna