A Pasta de Castanha de Caju, também conhecida por Manteiga de Castanha de Caju, é muito gostosa e versátil. Feita 100% de castanhas de caju cruas, fica cremosa e é simples de ser preparada em casa. Fonte de proteínas e gorduras boas, é ótima para consumir por si só ou servir com frutas, passar no pão e incrementar vitaminas e bolos.
A pasta de castanha de caju é, sem dúvidas, a minha pasta de oleaginosa preferida (e olha que eu adoro todas). Ela também é conhecida como manteiga de castanha de caju, fica super cremosa, saborosíssima e, o melhor de tudo, é fácil de fazer em casa: você só precisa de castanhas de caju cruas e um processador de alimentos. Com isso, temos um alimento integral, com um único ingrediente (100% castanhas de caju), sem adição de outros óleos e açúcares, e uma versão bem mais em conta para não apertar no bolso.
Não é tão comum quanto a Pasta de Amendoim, mas, como agora você vai aprender a fazer em casa, pode ser uma ótima maneira de variar nutrientes e sabores.
Além de ser gostosa, a pasta de castanha de caju também tem seus benefícios, pois é nutritiva, cheia de proteína e gorduras boas. Mas, claro, é calórica também, então seu consumo precisa ser moderado.
Para fazer em casa, basta torrar levemente as castanhas de caju cruas, colocá-las ainda quentes em um processador de alimentos e bater até formar uma pasta. É normal demorar, principalmente dependendo do aparelho que você estiver usando. Tem que ter um pouco de paciência, mas super vale a pena!
A receita está descrita detalhadamente mais abaixo, mas, caso prefira, dê o play no vídeo a seguir para ver a preparação da Pasta de Castanha de caju.
Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.
A Pasta de Castanha de Caju é ótima para acompanhar um lanchinho, frutas ou, ainda, ser consumida por si só. Sou suspeita para falar, mas adoro combinar com chocolate. Sério, qualquer barra de chocolate serve aqui. Pegue um pedacinho e banhe nessa pastinha. Não preguiça me agradecer, hehehe. No mais, adoro servir com banana, rechear cupcakes, fazer molhos para saladas (no estilo do Molho de Tahine com Limão e Ervas Frescas). Os usos são diversos. Use a criatividade e seja feliz. 🙂
Quer aprender a fazer outras pastas do tipo em casa?
Como Fazer Pasta de Castanha de Caju em Casa:
Print📖 Receita completa
Como Fazer Pasta de Castanha de Caju Caseira
- Tempo Total: 20 minutes
- Rendimento: 250 ml 1x
Descrição
A Pasta de Castanha de Caju, também conhecida por Manteiga de Castanha de Caju, é muito gostosa e versátil. Feita 100% de castanhas de caju cruas, fica cremosa e é simples de ser preparada em casa. Fonte de proteínas e gorduras boas, é ótima para consumir por si só ou servir com frutas, passar no pão e incrementar vitaminas e bolos.
Ingredientes
- 2 xícaras de castanhas de caju cruas, sem sal
- pitada de sal (opcional)
Instruções
-
Distribua as castanhas de caju em uma assadeira e leve ao forno até que elas fiquem levemente torradas. O tempo varia de forno para forno, por isso, é preciso ficar atento para não queimá-las. Leva aproximadamente 10 minutos.
-
Retire do forno e espere esfriar. Em seguida, leve as castanhas de caju a um processador de alimentos e bata até obter uma mistura homogênea. Dependendo do processador que você estiver usando, pode levar um tempinho para isso. Nesse caso, desligue o aparelho, raspe as laterais com uma espátula e espere um tempo para que o óleo das castanhas seja liberado. Bata novamente e repita o processo até obter a textura de sua preferência. Adicione uma pitada de sal, se quiser, para realçar o sabor.
-
Guarde em um recipiente fechado por até um mês em temperatura ambiente ou por até 3 meses dentro da geladeira.
- Tempo de preparo: 20 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Mixer
- Cozinha: Vegana, Vegetariana, Saudável, Sem Glúten
Keywords: cremosa, fácil, simples, castanha de caju, pasta de oleaginosas, manteiga de castanha de caju
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita dessa Pasta de Castanha de Caju para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Daniela
Pode fazer leite com a pasta de castanha de caju, batendo depois com água?
Bruna
Com certeza! É super prático. Você pode testar a proporção para ver o que mais gosta. 🙂
Milene
Bom dia,
Pode me dizer o modelo de processador que você usou?
Eu uso um processador comum e a castanha não virou pasta, não teve potencia ou velocidade suficiente.
Obrigada
Bruna
Oi Milene! O modelo usado no vídeo foi um antigo da KitchenAid (que não é mais vendido). Hoje em dia, a versão atualizada dele é essa aqui. Antes dele, eu usava um processador Philips Walita (o modelo mais comum) e conseguia fazer a pasta também, só levava bem mais tempo do que com o da KitchenAid.
RAFAEL
Usei um moedor de carne para fazer. Ela ficou uma farofa de castanha de caju. Coloquei cacau em pó, xilitol e eritritol para adoçar. Ficou muito boa.
★★★★★
Brenda
É possível fazer leite vegetal com a pasta de castanha de caju?
Bruna
Com certeza! Não existe uma medida exata porque você que escolhe a textura, mas eu normalmente uso 1 colher (sopa) para cada xícara/copo.
Mariana
Olá, como é feito o armazenamento?
Bruna
Oi! Está indicado na receita: "Guarde em um recipiente fechado por até um mês em temperatura ambiente ou por até 3 meses dentro da geladeira." 🙂
DAISY
gostaria de saber se é possível fazer pastas de amendoim e de cajú no liquidificador. Demoraria qto. tempo p.fv.??
vcs tem receitas Sem Glutem fáceis de fazer ja testadas de farinha de grão de bico (me refiro a receitas de pão) e de farinha de sarraceno?
Bruna
Oi Daisy. Pode fazer no liquidificador sim, só vai demorar um pouco mais. Infelizmente não sei dizer quanto tempo leva porque depende muito do aparelho que tu tem.
Quanto a receitas com essas farinhas sem glúten, é só digitar o nome delas no campo de busca aqui do blog que tu vai encontrar todas as receitas que já publicamos aqui 🙂
Herik
Só pra alertar que castanhas de caju cruas são tóxicas.
Certamente não existem cajueiros na sua região e as castanhas que vocês conhecem já chegam assadas, descascadas e salgadas.
Quanto às cores (e sabores) diferentes das castanhas de caju (bege claro ou escuro) isso de deve ao tipo de torra: as mais claras são assadas em fogo aberto (as preferidas aqui no Ceará pois todo o óleo evapora e o sabor é mais suave); as mais escuras, são assadas em fornalhas fechadas, têm sabor mais intenso e são mais secas, duram muito mais tempo, são as castanhas tipo exportação.
Bruna
Obrigada pelas informações! Eu uso o nome de "castanha de caju crua" nas receitas, pois é como ela é comercializada, com a coloração clarinha e sem sal.