Maionese de Abacate

A Maionese de Abacate é cremosa, leva ingredientes simples, é fácil de fazer e fica pronta rapidamente. Fica uma delícia e pode ser usada para acompanhamento de pratos diversos.

maionese de abacate

Um dos meus usos preferidos para o abacate é na forma dessa maionese. Ela é muito simples de preparar e leva poucos ingredientes. Fica pronta em poucos minutos e complementa bem os mais diversos preparos: pães, sanduíches e hambúrgueres, batatas fritas e legumes assados, refeições do dia a dia e também vira um ótimo molho de salada. É uma ótima alternativa a maioneses tradicionais, sendo mais leve e saudável.

Ingredientes para fazer a Maionese de Abacate

  • Abacate: recomendamos o uso do abacate do tipo avocado ou hass (aquele menorzinho, com a casca escura quando maduro, como das fotos desta publicação). Ele tem menos água em sua composição e, por isso, é mais cremoso. Porém, caso você não tenha acesso ou ele seja muito caro onde você mora, use tranquilamente o abacate que tiver disponível, como o fortuna, geada ou breda, por exemplo. Clique aqui para saber mais sobre os diferentes tipos de abacate.
  • Limão: traz acidez, intensifica os sabores dos outros ingredientes e, de bônus, ainda ajuda a manter nossa maionese bem verdinha por mais tempo (já que o abacate, por si, tende a oxidar e escurecer rapidamente depois de aberto).
  • Temperos: sal, pimenta-do-reino e mostarda. Só isso! Para a mostarda, recomendo que você use a do tipo Dijon, se possível. Ela é muito gostosa!

Como você notou, essa é uma receita de maionese sem óleo. O abacate já tem gordura o suficiente para trazer cremosidade. Além disso, é uma maionese sem ovo e sem leite, o que a torna uma ótima opção de maionese vegana também.

Como Fazer Maionese de Abacate

  • No liquidificador ou no processador de alimentos: basta adicionar todos os ingredientes e bater até obter a consistência de um creme bem liso. Para as quantidades que indicamos aqui, use aparelhos com os copos pequenos para facilitar.
  • Na mão: não é a maneira ideal, pois é mais difícil de deixar o creme bem liso, porém, caso queira, você pode amassar e bater bem os ingredientes na mão. A maionese ficará com um aspecto mais rústico, mas ainda assim deliciosa.

Você pode conferir o modo de preparo no vídeo abaixo a partir do minuto 2:11. O passo a passo também está descrito na receita abaixo.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Como consumir a Maionese de Abacate

Como já mencionado, você pode usar essa maionese da mesma forma que usa uma maionese tradicional: no pão, no sanduíche ou hambúrguer, com batatas, legumes assados, na salada, enfim, são muitas as opções. Algumas receitas com as quais ela combina são:

maionese de abacate

Outras receitas de maioneses saudáveis para conferir:

Receita de Maionese de Abacate:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Maionese de Abacate


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 5 min
  • Cook Time: 5 min
  • Total Time: 10 min
  • Yield: 2 - 4 porções 1x

Description

A Maionese de Abacate é cremosa, leva ingredientes simples, é fácil de fazer e fica pronta rapidamente. Fica uma delícia e pode ser usada para acompanhamento de pratos diversos.


Scale

Ingredients

  • 1 abacate do tipo avocado ou hass, grande (180 gramas, sem casca e sem caroço)*
  • suco de 1/2 limão
  • 1 colher (chá) de mostarda dijon (ou outra)
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 1/4 de colher (chá) de alho em pó
  • pimenta-do-reino a gosto

Instructions

  1. Adicione todos os ingredientes em um liquidificador pequeno ou no processador de alimentos e bata até que fique um creme bem homogêneo. Prove e ajuste os temperos conforme seu paladar.

Notes

Sobre o tipo de abacate usado: usamos abacate do tipo hass, mais conhecido como avocado, pois ele tem menos água e, assim, deixa a maionese mais cremosa. Caso não tenha acesso, você pode usar abacate comum. Normalmente um avocado corresponde a 1/2 abacate comum. Para não ter dúvidas, listamos o peso em gramas. Você pode facilmente ajustar a textura e os temperos. Para saber mais sobre os tipos de abacate, leia a publicação na íntegra.

Como armazenar a Maionese de Abacate: guarde a maionese em um pote fechado, preferencialmente esterilizado, na geladeira. O tempo de conservação depende do estado inicial do abacate, mas costuma durar, em média, 5 dias (a partir disso, tende a escurecer). Você também pode congelar.

  • Category: Receitas Básicas, Acompanhamentos
  • Method: Mixer
  • Cuisine: Vegetariana, Vegana

Keywords: maionese de abacate, maionese de avocado, maionese saudável, maionese sem óleo, fácil, simples, saudável, fit, low carb, vegana, cremosa, rápida

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita dessa Maionese de Abacate para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

maionese de abacate

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*