A maionese de abacate é cremosa, leva ingredientes simples e é muito fácil de ser preparada. Pode ser servida da mesma maneira que a maionese tradicional e é ótima como acompanhamento para lanches e pratos diversos.
Tópicos abordados no artigo
Fã de maionese que sou, sempre busco alternativas mais saudáveis para poder consumi-la com mais frequência e em maiores quantidades no dia a dia. Junto com a maionese de castanha-de-caju e a maionese de tofu, essa receita é uma das mais repetidas na minha casa.
Esta maionese de abacate é uma opção leve, rica em gorduras boas, naturalmente sem óleo e vegana, apta para diferentes dietas e preferências alimentares. É nutritiva e, ao mesmo tempo, muito gostosa. O melhor dos dois mundos!
Por sua cremosidade, pode ser usada da mesma forma que a maionese tradicional, complementando bem os mais diversos preparos: pães, sanduíches, hambúrgueres, batatas fritas, legumes assados e refeições do dia a dia, além de ser um ótimo molho para saladas.
Notas sobre os ingredientes & substituições
- Abacate: Normalmente, uso o abacate do tipo avocado (ou hass), aquele menorzinho, com casca escura e rugosa quando maduro. Ele tem menos água em sua composição e, assim, é mais cremoso. Caso não tenha acesso, você pode usar ½ abacate comum, como o fortuna, o geada ou o breda, no lugar de um avocado. Clique aqui para saber mais sobre os diferentes tipos de abacate.
- Limão: Normalmente uso o limão taiti, mas outros tipos de limões, como o cravo e o siciliano, também são ótimas alternativas. Ele fornece acidez e intensifica os sabores dos outros ingredientes. De bônus, ainda ajuda a manter nossa maionese bem verdinha por mais tempo, já que o abacate, por si, tende a oxidar e escurecer rapidamente depois de aberto.
- Temperos: Eu gosto da combinação de sal, pimenta-do-reino, alho em pó e mostarda dijon para temperar o creme. Você pode adaptar da maneira que preferir, mantendo a mesma base de abacate e limão.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer maionese de abacate
- Passo 1: Bata os ingredientes. Adicione todos os ingredientes em um mini processador de alimentos e bata até obter a consistência de um creme bem liso.
- Passo 2: Prove e ajuste. Prove e ajuste os temperos se necessário, adicionando mais limão ou mais sal para temperar.
Observação sobre o aparelho usado
Esta receita tem um rendimento pequeno, por isso, é importante usar um aparelho com capacidade adequada. Se você não tiver um mini processador de alimentos, use um mixer de mão. Nesse caso, adicione os ingredientes em um copo com base estreita, para que as lâminas do mixer de mão consigam entrar facilmente em contato com todos os ingredientes, e bata até o creme ficar liso.
Caso você também não tenha um mixer de mão, você pode tentar fazer a maionese na mão, com o auxílio de um amassador. Não é a maneira ideal, pois é mais difícil de deixar o creme liso. A maionese ficará com um aspecto rústico, mas ainda assim deliciosa.
Vídeo da receita
Assista ao vídeo da receita aqui (a maionese de abacate está no minuto 2:11) e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube para receber as últimas novidades.
Armazenamento e conservação
- A maionese de abacate pode ser armazenada em um pote fechado na geladeira por até 5 dias. Para não escurecer, é importante deixar pouco espaço de exposição com o ar. Você pode colocar um pedaço de plástico filme ou de papel antiaderente em contato com o creme e, em seguida, tampar o pote.
- Você também pode congelar o creme por até 3 meses. Recomendo congelar em uma forma de gelo para ter porções menores e descongelar apenas o necessário de cada vez. Depois de congelado, transfira os cubos para um saco de silicone ou ziploc (é importante ter fechamento hermético). Descongele na geladeira algumas horas antes de usar. Para evitar que escureça ao descongelar, envolva o bloco em um pouco de suco de limão.
Sugestões de consumo e de acompanhamentos
Você pode usar a maionese de abacate da mesma forma que usa a maionese tradicional. Algumas ideias incluem:
- Recheie sanduíches, wraps e hambúrgueres com a maionese para adicionar cremosidade.
- Sirva como molho para mergulhar batatas fritas ou assadas e legumes diversos (fica especialmente bom com palitos de cenoura assados e chips de batata-doce).
- Use como acompanhamento de refeições principais, junto com arroz e feijão, num mexido de grãos com legumes ou com bolinhos de leguminosas.
- Misture com um pouco de azeite de oliva e mais suco de limão para fazer um molho para saladas. É uma maneira simples de elevar o nível de qualquer folha fresca, como alface e rúcula.
Estas são algumas das receitas que a maionese de abacate deixa ainda mais gostosas:
Variações
- Use a receita como base e varie com diferentes temperos para dar novos sabores à maionese de abacate.
- Para um toque especial, adicione ervas frescas, como coentro e salsinha, e bata junto com os outros ingredientes até formar um creme liso.
- Para um toque picante, incorpore pimenta jalapeño na maionese. Retire as sementes caso tenha sensibilidade e lave bem as mãos depois de cortar a pimenta.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Maionese de Abacate
Ingredientes
- 1 unidade abacate do tipo avocado (sem casca e sem caroço)
- 2 colheres (sopa) suco de limão
- 1 colher (chá) mostarda dijon
- ¼ colher (chá) sal
- ¼ colher (chá) alho em pó
- pimenta-do-reino moída (a gosto)
Modo de Preparo
- Separe e prepare todos os ingredientes conforme indicado na lista. Certifique-se de que todos estejam lavados e medidos.
- Adicione todos os ingredientes em um processador de alimentos pequeno, ou use um mixer de mão, e bata até que fique um creme bem liso.
- Prove e ajuste os temperos se necessário.
Vídeo
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
Matheus says
Tem outras opções para trocar a mostarda dijon?
Bruna says
Oi Matheus. A mostarda dijon é basicamente um tempero na receita. Você pode usar mostarda comum ou qualquer outro tempero de sua preferência.
Fernanda says
essa receita é tão boa que virou prato recorrente aqui em casa!!!! amo demais, simples e deliciosa <3
Eliana says
Uma delícia! Eu não acerto a fazer maionese vegana. Esta é facinha!
Bruna says
Uma ótima alternativa, né! Obrigada pela mensagem, Eliana!
Rosa says
Posso usar a maionese de abacate para gratinar num purê?
Bruna says
Nunca tentei, Rosa, desculpa!
Camila says
Melhor jeito de comer abacate! Uma delícia de maionese. Com batatas assadas ficou incrível!
Bruna says
Que ótimo saber disso, Camila! Fico feliz que gostou. Obrigada pela mensagem e por deixar uma avaliação da receita aqui! 🙂