Fazer este pesto de folhas de cenoura é uma das maneiras mais fáceis e deliciosas de usar as ramas de cenoura e evitar o desperdício de alimentos. O preparo é rápido e o pesto pode ser usado em saladas, massas e para deixar qualquer refeição mais gostosa.
Tópicos abordados no artigo
Notas sobre os ingredientes & substituições
- Folhas de cenoura: São a estrela do nosso pesto. É importante comprar cenouras com a rama para garantir que estejam mais frescas. Higienize, assim como você faz com qualquer outra folha, e seque antes bem antes de adicionar na receita.
- Manjericão: Manjericão fresco é o principal ingrediente do molho pesto tradicional e não poderíamos deixar de usá-lo aqui. Ele deixa o molho mais refrescante e ajuda a neutralizar o leve amargor das folhas de cenoura.
- Sementes de abóbora: Para uma versão mais em conta e abrasileirada, usamos sementes de abóbora sem casca (cruas ou tostadas) no lugar do tradicional pinoli. Nozes, amêndoas ou castanhas-de-caju também são ótimas alternativas. Caso você use sementes já salgadas, deixe para adicionar o sal por último, conforme a necessidade.
- Azeite de oliva: Além de adicionar sabor e ajudar na conservação do molho, o azeite de oliva é responsável pela textura cremosa e suave. Você usar mais ou menos azeite dependendo da consistência desejada para o pesto.
- Limão: Normalmente uso o limão taiti, mas outros tipos de limões, como o cravo e o siciliano, também são ótimas alternativas.
- Temperos: Eu normalmente mantenho o preparo simples e tempero apenas com sal e pimenta-do-reino moída na hora, mas você pode usar alho (picado ou em pó) e levedura nutricional em flocos para dar mais sabor ao molho.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer pesto de folhas de cenoura
Para fazer o molho, basta bater todos os ingredientes da receita em um mini processador de alimentos até obter a textura desejada. Depois de bater pela primeira vez, você também pode ajustar a quantidade de sal na receita e avaliar a consistência do molho. Caso queira ele mais ralinho, adicione um pouco de água filtrada, 1 colher (chá) de cada vez, e bata novamente. Repita até chegar na consistência desejada.
Observação sobre o aparelho usado
Esta receita tem um rendimento pequeno, por isso, é importante usar um aparelho com capacidade adequada. Se você não tiver um mini processador de alimentos, use um mixer de mão. Nesse caso, recomendo picar as folhas grosseiramente e adicioná-las em um copo com base estreita, para que as lâminas do mixer de mão consigam entrar facilmente em contato com todos os ingredientes.
Eu gosto de usar esses utensílios pela conveniência, mas você também pode usar um pilão para fazer o pesto, caso tenha disponível na sua casa e prefira manter o método de preparo tradicional.
Armazenamento e conservação
- O pesto com ervas frescas pode ser armazenado em um pote fechado na geladeira por até 2 semanas.
- Você também pode congelar o molho por até 3 meses. Recomendo congelar em uma forma de gelo para ter porções menores e descongelar apenas o necessário de cada vez. Depois de congelado, transfira os cubos para um saco de silicone ou ziploc (é importante ter fechamento hermético). Descongele na geladeira algumas horas antes de usar.
Sugestões de consumo e de acompanhamentos
Este pesto de folhas de cenoura é um ótimo complemento para:
- Massas: Misture o molho com macarrão cozido e adicione legumes assados ou grelhados e alguma fonte de proteína, como o grão-de-bico assado, para deixar o prato mais completo.
- Saladas: O pesto fica ótimo como molho tanto de saladas folhas frescas, como alface, rúcula, como de salada de grãos integrais, usando painço ou quinoa cozida, por exemplo.
- Sanduíches e wraps: Eu adoro rechear massas de panquecas e pães com o pesto para um toque saboroso e especial. Fica muito gostoso em combinação com tomates frescos e tempê grelhado.
Estas são algumas das nossas receitas preferidas para acompanhar:
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Molho Pesto de Folhas de Cenoura
- Tempo Total: 10 min
- Rendimento: 250 ml
- Dieta: Vegano
Descrição
Fazer este pesto de folhas de cenoura é uma das maneiras mais fáceis e deliciosas de usar as ramas de cenoura e evitar o desperdício de alimentos. O preparo é rápido e o pesto pode ser usado em saladas, massas e para deixar qualquer refeição mais gostosa.
Ingredientes
- 1 xícara de folhas de cenoura (rama de cenoura)
- 1 xícara de manjericão fresco
- ⅓ de xícara de sementes de abóbora sem casca (cruas ou tostadas)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- sal a gosto
- pimenta-do-reino moída a gosto
- ¼ de xícara de azeite de oliva
- água filtrada para ajustar a consistência do molho (opcional)
Instruções
- Adicione as folhas de cenoura, o manjericão, as sementes de abóbora, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino moída em um processador de alimentos e bata até tudo ficar bem misturado. Desligue e raspe as laterais do processador com uma espátula.
- Ligue, novamente, o aparelho e adicione o azeite de oliva. Ajuste a textura com um pouco de água filtrada, se achar necessário, e os temperos conforme preferir.
Notas
Informações adicionais, como notas sobre os ingredientes e possíveis substituições, detalhes do passo a passo, armazenamento, sugestões para consumo ou variação da receita, são fornecidas no artigo completo que acompanha a receita.
- Tempo de preparo: 10 min
- Categoria: Molhos
- Método: Batido
- Cozinha: Vegetariana
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vamos adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante. Obrigada por estar aqui e apoiar o nosso trabalho! Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
LUCIA MONTEIRO says
Posso fazer a receita sem as sementes de abóbora??
Bruna says
Pode sim! 🙂
Cilene says
As sementes de abóbora são cruas?
Bruna says
Eu usei cruas, mas pode ser tostadas também!
Sheyla Márcia g nunes says
Como posso fazer um pesto de cenoura que dure , pelo menos, 15 dias na geladeira? Estou colhendo cenouras da minha horta e quero aproveitar as folhas
Bruna says
Oi Sheyla! Desculpa a demora pra responder. O azeite usado na receita ajuda a conservar por mais dias, se você colocar mais dura mais. Você também pode congelar as folhas de cenoura e usar elas depois! Pode até congelar elas já cortadinhas pra economizar espaço.
elisabeth ferraz says
Nasci vegana, tenho 67 nanos, apos sofre mais de meia vida , hj graças as blogueiras, estou me deliciando por fazer coisas que nunca acresitei fose conseguir provar e me deliciar!
Opto por aproveitar tudo de um alimento, sero desperdicio çporem nem ou melhor quase sempre fico sem noçao como reaproveitar ou transformar esse ' resto' em algo novo e saboroso novamente. contarei muito tua experiencia! grande abraço!
Bruna says
Oi Elisabeth! Que legal saber disso. Fico feliz em contribuir de alguma forma nos seus dias. Também sempre opto por aproveitar tudo dos alimentos, aos poucos vou compartilhar mais e mais ideias por aqui no site. Muito obrigada pela mensagem!! Um abraço!