Leite Condensado Vegano em 3 Minutos

leite condensado vegano transbordando em um recipiente

Leite condensado vegano existe? Existe, sim, em muitas versões, inclusive. Foi uma das primeiras coisas que eu procurei lá em 2015, quando eliminei leite e derivados da minha alimentação, afinal, meu conhecimento de confeitaria se resumia ao uso dele em tudo. Lembro de um dia em que o Fernando comprou uma lata de leite condensado de soja empolgado para experimentar. Junto com a primeira colherada veio a decepção. Colocamos rapidamente em uma panela com um pouco de cacau na esperança de que ainda poderíamos aproveitar o produto, porém ficou horrível, nada parecido com o tradicional. Descartamos na hora qualquer chance de consumir o produto novamente. 🙁

Naquele momento, vi que era melhor esquecer o passado e começar novas tradições. Ninguém precisa de leite condensado, afinal de contas. Só que eu confesso que tem dias que bate aquela vontade de assistir a um filme com um prato cheio de massa de brigadeiro. Então de lá para cá, descobri a tradicional receita de leite condensado vegano/sem lactose – aquela em que a gente junta leite vegetal com açúcar e mexe por uns 40 minutos a 1 hora em fogo médio. Eu fiz algumas vezes, mas definitivamente não nasci para ficar tanto tempo no fogão. Queria algo mais prático.

Eis que nas minhas andanças pela internet, me deparei com uma receita de leite condensado caseiro usando leite em pó e água quente. Pesquisei mais e vi algumas pessoas com intolerância a lactose substituindo o leite de vaca em pó por algum leite vegetal. E era só bater os ingredientes no liquidificador. Não custava testar.

açúcar, leite vegetal em pó e água dentro de um liquidificador para fazer leite condensado vegano

E, gente, dá certo.

Dependendo do leite vegetal em pó usado, o gosto pode agradar ou desagradar. O meu preferido sempre foi o de coco, mas tanto o de soja como o de arroz são ótimas opções. Além disso, o gosto residual pode ser muito bem disfarçado com outro ingrediente, como o próprio cacau ou um chocolate meio amargo.

E está pronto. Sem mistérios. Leite condensado vegano com textura excelente e sem gastar um monte de gás de cozinha.

Dá para comer puro? Sim, mas, sendo eu uma pessoa que nunca gostou de leite condensado puro, recomendo o seu uso em receitas de doces substituindo o produto tradicional, na proporção 1:1. Como eu sou bastante previsível, comecei pelo mais fácil: aqui no blog você encontra minha sugestão de uso em um brigadeiro vegano simples e beeem gostoso, que, inclusive, foi usado para rechear um ovo de colher de Páscoa (com cookies!).

Agora é a vez de vocês. Qual será a receita escolhida? Contem nos comentários, quero muito saber e me inspirar por aqui também.

leite condensado vegano transbordando em um recipiente

Como Fazer Leite Condensado Vegano em 3 Minutos:

Imprimir

Leite Condensado Vegano em 3 Minutos


  • Autor(a): Bruna, blog PLANTTE
  • Tempo de Preparo: 3 minutos
  • Tempo Total: 3 minutos
  • Rendimento: 2 xícaras
  • Categoria: Doces
  • Método: Mixer
  • Culinária: Vegana, Vegetariana, Sem Glúten

Descrição

Aprenda a fazer uma versão simples de leite condensado vegano que requer apenas o uso de um liquidificador e 3 minutos para ficar pronto.


Ingredientes

  • 1 xícara de leite vegetal em pó (de arroz, de coco ou de soja)
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco derretido
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara de água quente

Modo de Preparo

  1. Junte o leite vegetal em pó e o açúcar demerara em um liquidificador e bata até combinar bem os dois ingredientes. O açúcar deve ficar totalmente pulverizado.

  2. Adicione os outros ingredientes (óleo de coco, sal e água quente) e bata por mais 2 minutos. A mistura deve ficar homogênea e cremosa.

  3. Guarde em um recipiente fechado e, caso não use logo em seguida, armazene na geladeira por até uma semana. Com o frio, o leite condensado tende a engrossar mais um pouco.

Notas

Você pode usar qualquer leite vegetal em pó. Os mais comuns são os leites de arroz, soja e coco. No caso do leite de coco em pó, a consistência do leite condensado pode ficar um pouco mais líquida (mas, na minha opinião, proporciona o melhor sabor).

Palavras-chave: leite condensado vegano, leite vegetal em pó, leite condensado

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas🙂

Quer salvar a receita desse Leite Condensado Vegano para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

leite condensado vegano transbordando em um recipiente

8 Comentários

  1. Eu posso substituir o óleo de coco?

  2. Daniele Crespo

    oie!
    Pode parecer brincadeira, mas não entendi o leite vegetal “em pó”.
    É só o pózinho mesmo, ou é ele feito, quero dizer, diluído já pronto?

    E dá pra fazer com o próprio leite vegetal, tipo, de amêndoas?

    Obrigada!

    • Oi Daniele, tudo bom? 🙂
      Então, é só o pó mesmo! Tá vendo aquela primeira imagem numa montagem com 3? É somente o açúcar e o leite vegetal em pó dentro do liquidificador. Você bate primeiro só assim mesmo e depois adiciona o resto dos ingredientes.
      Essa receita rápida só dá certo usando o leite em pó mesmo. Se usar algum já diluído, vai ter que levar pra cozinhar e ficar em torno de 30 a 50 minutos mexendo 🙁 Dá certo também, mas daí é outro processo!
      Se tiver outra dúvida é só me falar. 🙂
      Beijos!

  3. MEU DEUS!!!!! Parece deliciosa, e que praticidade!!!!! Já quero um brigadeiro 😍

  4. eu to pasma!!!! que fácil de fazer! deu muito certo aqui. eu comi puro mesmo porque achei bom demais assim. vou fazer mais e testar num brigadeiro. grata pela receita, bru!! um beijão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*