Leite Condensado Vegano em 3 Minutos

leite condensado vegano transbordando em um recipiente

Leite condensado vegano existe? Existe, sim, em muitas versões, inclusive. Foi uma das primeiras coisas que eu procurei lá em 2015, quando eliminei leite e derivados da minha alimentação, afinal, meu conhecimento de confeitaria se resumia ao uso dele em tudo. Lembro de um dia em que o Fernando comprou uma lata de leite condensado de soja empolgado para experimentar. Junto com a primeira colherada veio a decepção. Colocamos rapidamente em uma panela com um pouco de cacau na esperança de que ainda poderíamos aproveitar o produto, porém ficou horrível, nada parecido com o tradicional. Descartamos na hora qualquer chance de consumir o produto novamente. 🙁

Naquele momento, vi que era melhor esquecer o passado e começar novas tradições. Ninguém precisa de leite condensado, afinal de contas. Só que eu confesso que tem dias que bate aquela vontade de assistir a um filme com um prato cheio de massa de brigadeiro. Então de lá para cá, descobri a tradicional receita de leite condensado vegano/sem lactose – aquela em que a gente junta leite vegetal com açúcar e mexe por uns 40 minutos a 1 hora em fogo médio. Eu fiz algumas vezes, mas definitivamente não nasci para ficar tanto tempo no fogão. Queria algo mais prático.

Eis que nas minhas andanças pela internet, me deparei com uma receita de leite condensado caseiro usando leite em pó e água quente. Pesquisei mais e vi algumas pessoas com intolerância a lactose substituindo o leite de vaca em pó por algum leite vegetal. E era só bater os ingredientes no liquidificador. Não custava testar.

E, gente, dá super certo.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Dependendo do leite vegetal em pó usado, o gosto pode agradar ou desagradar. O meu preferido sempre foi o de coco, mas tanto o de soja como o de arroz são ótimas opções. Além disso, o gosto residual pode ser muito bem disfarçado com outro ingrediente, como o próprio cacau ou um chocolate meio amargo.

E está pronto. Sem mistérios. Leite condensado vegano com textura excelente e sem gastar um monte de gás de cozinha.

Dá para comer puro? Sim, mas, sendo eu uma pessoa que nunca gostou de leite condensado puro, recomendo o seu uso em receitas de doces substituindo o produto tradicional, na proporção 1:1. Como eu sou bastante previsível, comecei pelo mais fácil: aqui no blog você encontra minha sugestão de uso em um brigadeiro vegano simples e beeem gostoso, que, inclusive, foi usado para rechear um ovo de colher de Páscoa (com cookies!).

Agora é a vez de vocês. Qual será a receita escolhida? Contem nos comentários, quero muito saber e me inspirar por aqui também.

leite condensado vegano transbordando em um recipiente

Como Fazer Leite Condensado Vegano em 3 Minutos:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Leite Condensado Vegano em 3 Minutos


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 3 min
  • Total Time: 3 min
  • Yield: 2 xícaras 1x

Description

Aprenda a fazer uma versão simples de leite condensado vegano que requer apenas o uso de um liquidificador e 3 minutos para ficar pronto.


Scale

Ingredients

  • 1 xícara de leite vegetal em pó (de arroz, de coco ou de soja)
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco derretido
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara de água quente

Instructions

  1. Junte o leite vegetal em pó e o açúcar demerara em um liquidificador e bata até combinar bem os dois ingredientes. O açúcar deve ficar totalmente pulverizado.

  2. Adicione os outros ingredientes (óleo de coco, sal e água quente) e bata por mais 2 minutos. A mistura deve ficar homogênea e cremosa.

  3. Guarde em um recipiente fechado e, caso não use logo em seguida, armazene na geladeira por até uma semana. Com o frio, o leite condensado tende a engrossar mais um pouco.

Notes

Você pode usar qualquer leite vegetal em pó. Os mais comuns são os leites de arroz, soja e coco. No caso do leite de coco em pó, a consistência do leite condensado pode ficar um pouco mais líquida (mas, na minha opinião, proporciona o melhor sabor).

  • Category: Doces
  • Method: Mixer
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana, Sem Glúten

Keywords: leite condensado vegano, leite vegetal em pó, leite condensado, rápido, fácil, simples, vegano, vegetal, coco, arroz, soja, leite em pó, leite vegetal em pó, caseiro, liquidificador

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas????

Quer salvar a receita desse Leite Condensado Vegano para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

leite condensado vegano transbordando em um recipiente

89 Comments

  1. Oi! É necessário a presença do açúcar/adoçante? Sabe se dá certo se fizer sem nada? Obrigada!

    • Oi Bruna! Para fazer o leite condensado precida de um deles sim. Sem o açúcar ele vira apenas um leite grosso (leite em pó diluído na água).

  2. Gabriela Budzisz

    Ola, obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Tem alguma marca de leite em pó que você recomende?

    • Oi Gabriela! Nenhuma em específico, mas eu sempre observo a lista de ingredientes e evito os que apresentam componentes adicionais, como a maltodextrina, por exemplo. Quanto mais “puro”, melhor. 🙂

  3. Amei a receita parece simples e delicioso, é bem difícil encontrar leite condensado vegano prontos em supermercado, bjs

  4. Acabei de fazer com o leite em pó de soja e não recomendo, o gosto não fica bom, quem for fazer use outro leite em pó vegetal.

  5. Jamile Dias

    Adorei a receita! Caso fique um pouco líquido depois de bater no liqui, ao colocar na geladeira ele pode ganhar consistência?

    • Que bom que gostou da receita, Jamile! E sim, ele fica um pouco mais consistente quando gelado 🙂

  6. GOstaria de dizer que fiz a receita com acucar de coco alem do leite de coco e ficou otimo. Depois usei no brigadeiro, que ficou uma delicia. Tudo facil e saudável. Super parabens pelas ideais!

  7. Olá esse chocolate em barra é vegano também? Você indica alguma marca? grata!

    • Isso, usei chocolate sem leite 🙂 Tem várias marcas disponíveis… Normalmente quando é acima de 70% já são sem leite. Eu gosto de algumas como Amma, Nugali e Ouro Moreno 🙂 Mas em lojas de confeitaria costuma ter várias opções!

    • João Vitor

      O meu ficou com uma textura horrível kkkkkk de farinha, horrível…. Leite em pó de soja, não recomendo

  8. Elisângela

    Olá! Posso usar manteiga de côco no lugar do óleo de côco?

  9. Posso usar o xilitol no leite condensado vegano ?

  10. Samantha mester

    #voufazer
    Beijocas

  11. Muito legal! Sou intolerante a lactose e tenho saudades de comer um brigadeiro e pudim.
    Por acaso posso trocar o açúcar demerara pelo açúcar cristal normal?

    Abraços.

    • Que bom que gostou, Camila. Obrigada! E sim, pode usar o açúcar cristal. A diferença é que ele vai ficar mais branquinho 🙂 Um abraço!

  12. Pode vedar e deixar fora da geladeira por qnto tempo?

    • Oi Lidiane. Desculpa, nunca testei dessa forma, então não sei responder. Imagino que vedado como uma compota tenha uma duração parecida.

  13. Catia Nascimento

    Olá, gostaria de saber quantas calorias tem essa receita se usar o leite de coco em pó.

    • Oi Catia! Depende da marca do leite de coco em pó que você usar, pois eles têm composições diferentes. Eu recomendo entrar com as quantias indicadas no rótulo num site chamado chronometer e juntar o restante dos ingredientes na soma. Ele tem um cálculo bem legal 🙂

  14. Olá, serve o extrato vegetal como o leite vegetal?

    • Oi! Eu particularmente nunca fiz com o extrato, mas já ouvi de pessoas que fizeram que deu certinho 🙂

  15. Meu Deus, chocada com a consistência!! Perfeita!! Parabéns, mto maravilhoso!! Uma dúvida: posso congelar? Obg! Bjos!

  16. Síntique

    Olá, tudo bem?
    Sabe me dizer quantos gramas mais ou menos dá xícara de leite vegetal em pó? Com o isolamento, vou ter que comprar pela internet, e está difícil estimar apenas pelas fotos dos produtos.
    Obrigada!

  17. Oi Bruna!!
    Cheguei até seu site através da receita do fermento químico caseiro e gostei muito de tudo o que vi aqui! Obrigada por compartilhar conosco o que você tem aprendido!

    Tenho uma dúvida/curiosidade com relação ao leite condensado: será que daria certo substituir o açúcar demerara pelo mascavo, fazer também o processo de pulverização com o leite em pó?

    • Oi Lia! Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pela mensagem 🙂
      Sobre o leite condensado, pode usar o açúcar mascavo sim. A única diferença é que a cor dele vai ficar mais escura e vai ter uma leve diferença no sabor, mas em termos de textura e função funciona da mesma forma!

  18. Chocada! Acabei de fazer… Só que depois fui usar para um brigadeiro… Mesma textura, gosto ótimo..apaixonada.

  19. Bom dia gostaria de saber se consigo fazer brigadeiro com essa receita de leite condensado, vou fazer com o leite em po de arroz.

  20. Oi! Tu fez com leite de coco, mas sabe se funciona do mesmo jeito se eu substituir pelo extrato de soja? (Não é leite de soja em pó, é o extrato mesmo). Obrigada!

  21. Brendo W.

    Gostaria de saber se tem que ser o óleo de Coco, ou pode ser óleo de soja normal?

    • Oi Brendo! Desculpa a demora pra responder. Pode omitir o óleo de coco da receita, se preferir. Não tem problema. 🙂

      • Oi, eu simplesmente não gosto de coco. ????????‍♀️
        O que posso usar para substituir ele?

        • Qualquer outro leite vegetal em pó! Tem várias opções no mercado: de arroz, soja, amêndoas, castanha de caju…

          • Não encontrei o leite de côco em pó, somente líquido. Dá pra adaptar na receita?? (Neste caso, teria q tirar a água?)

          • Oi Claudia! Desculpa responder só agora. Para fazer essa receita, precisa ser o leite em pó. Você pode fazer brigadeiro com o leite de coco normal (líquido), mas daí do jeito mais tradicional, cozinhando o leite com açúcar na panela até reduzir.

    • Ola! Gostaria de saber se há diferenças entre colocar o leite de soja em pó ou colocar o líquido…. obrigada!!!

      • Oi Bianca. Tem diferença sim. Essa receita em específico só funciona com o leite vegetal em pó. Tu pode fazer leite condensado com o leite líquido também, mas daí o processo é outro (no caso, leva os ingredientes pra panela e mexe até chegar na textura típica). 🙂

  22. Oi, fiz na versão normal e na diet com xylitol, as duas ficaram perfeitas. Já havia tentado muitas e nenhuma deu certo como essa, muito grata.

  23. Simone Silva

    Olá, tem uma receita parecida, só que com aveia no lugar do leite em pó. Será que o resultado é o mesmo?

    • Oi Simone! Infelizmente não sei te responder porque nunca cheguei a testar. Como são ingredientes bem diferentes, o resultado não vai ser exatamente o mesmo, apesar de poder ser muito gostoso das duas maneiras. Desculpa não conseguir ajudar nisso.

    • Fiz e ficou deliciosa, muito obrigada! Ganhou uma seguidora!

  24. Heloísa

    Oii Bruna.
    Posso usar farinha de coco ao invés de leite de coco em pó. Que a farinha de coco encontro a granel. E o leite de coco em pó mais difícil de achar.
    Será que é a mesma coisa.

  25. Heloísa

    Oii Bruna
    Tenho uma dúvida, já comprei a granel farinha de coco. Sabe se é a mesma coisa que o leite vegetal de coco em pó?
    Porque esses que são leite em pó e vem pronto têm um valor muito mais elevado quando comparado com a farinha de coco.

    • Oi Heloísa! Desculpa a demora para responder. Infelizmente não dá para usar a farinha de coco para fazer o leite condensado porque é um produto diferente. Só o leite em pó mesmo vai funcionar aqui. Tem algumas lojas online que vendem a granel por um preço mais em conta, vale a pena dar uma olhada. 🙂

  26. Lunara Freitas

    Muito bom. Amei a receita, muito fácil. Nunca tinha dado tão certo uma receita assim. ????

    • Oi Lunara! Fico TÃO feliz que tu tenha gostado da receita!!
      Muito obrigada pelo comentário e pela avaliação. 🙂
      Beijos!
      Bru

  27. Carolina

    Adorei a receita, mas queria saber qual leite vegetal em pó ( marca) você usa.
    Beijos

    • Oi Carolina! Que bom que gostou. 🙂
      Eu gosto muito das marcas Puravida e Monama pro leite de coco em pó, por questão de ingredientes (são mais purinhos), mas eu vario e às vezes acabo comprando à granel mesmo (moro em Curitiba).

  28. Genianne Cristine Costa Silva

    Que legal dessa receita. Ainda não tentei, mas com certeza será minha próxima experiência culinária, rsrsrsrs…
    Eu fiz um leite condensado vegano de coco muito delicioso, só que muito trabalhoso e quando faço uso dele para fazer pudim de leite condensado, ao bater no liquidificador ele separa o óleo do coco e fica com um aspecto talhado e com muito óleo por cima…
    Será que a sua receita dá certo para fazer pudim de leite condensado?

    • Genianne, mil desculpas pela demora pra responder tua mensagem. Ela tinha parado no spam e acabei vendo só agora. Desculpa!
      Espero que tenha gostado do leite condensado caso tenha experimentado ele! 🙂
      Quanto ao pudim, eu nunca testei, mas já recebi mensagem de pessoas me dizendo que usaram e deu super certo. Eu imagino que o leite condensado de coco que você tinha feito era aquela com o leite de coco, muitos minutos na panela com açúcar até engrossar, né? Nesse caso, é muito comum talhar mesmo, infelizmente, às vezes por questão de segundos a mais no fogo. Acho que não tem perigo de isso acontecer com esse feito a partir do leite vegetal em pó. 🙂

    • Fiz a receita com leite em pó de côco e ficou maravilhoso! Obrigada por compartilhar a receita.

      • Fico feliz que tenha gostado, Ines! Obrigada pela mensagem e por avaliar a receita! Um abraço 🙂

  29. Taciana nascimento

    Gostei muito da receita não achei que daria tão certo ,no lugar do óleo de côco usei de girassol ,ficou maravilhoso.. realmente ficou muito parecido com o que compramos em supermercados.e ressalta o gosto da soja mas como sou acostumada ,gostei muito .muito obrigado !!!

    • Oi Taciana! Que legal, fico muito feliz em saber que você gostou da receita!!
      Obrigada pelo comentário! 🙂
      Um abraço!
      Bruna

  30. Posso substituir o açúcar por xilitol?

    • Oi Jessica. Pode sim! Começa colocando uma quantidade menor e prova. Ajusta então de acordo com teu paladar. 🙂

  31. Meu deus, eu fiz, ficou maravilhoso! Estou com medo de virar uma bolota de tanto comer!

    • Hahahaha! Que bom que gostou, Luis.
      Obrigada pelo comentário e pela avaliação! 🙂
      Um abraço,
      Bru

  32. Eu posso substituir o óleo de coco?

  33. Daniele Crespo

    oie!
    Pode parecer brincadeira, mas não entendi o leite vegetal “em pó”.
    É só o pózinho mesmo, ou é ele feito, quero dizer, diluído já pronto?

    E dá pra fazer com o próprio leite vegetal, tipo, de amêndoas?

    Obrigada!

    • Oi Daniele, tudo bom? 🙂
      Então, é só o pó mesmo! Tá vendo aquela primeira imagem numa montagem com 3? É somente o açúcar e o leite vegetal em pó dentro do liquidificador. Você bate primeiro só assim mesmo e depois adiciona o resto dos ingredientes.
      Essa receita rápida só dá certo usando o leite em pó mesmo. Se usar algum já diluído, vai ter que levar pra cozinhar e ficar em torno de 30 a 50 minutos mexendo 🙁 Dá certo também, mas daí é outro processo!
      Se tiver outra dúvida é só me falar. 🙂
      Beijos!

  34. MEU DEUS!!!!! Parece deliciosa, e que praticidade!!!!! Já quero um brigadeiro ????

  35. eu to pasma!!!! que fácil de fazer! deu muito certo aqui. eu comi puro mesmo porque achei bom demais assim. vou fazer mais e testar num brigadeiro. grata pela receita, bru!! um beijão

    • Ahhhh Luisa, que ótimo saber que tu gostou! Testa mesmo fazer o brigadeiro e depois me conta o que achou! 🙂 Beijão!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*