Aprenda como fazer arroz de couve-flor, um preparo simples e rápido que é ótimo como acompanhamento saudável de refeições.
Não sei você, mas eu adoro usar os alimentos de formas diferentes. Por isso, quando a "moda" do arroz de couve-flor surgiu, eu adorei a ideia e logo a trouxe para a minha rotina.
O preparo é mais famoso por ser uma versão low carb, diferente do arroz de verdade, que é um cereal. Eu não tenho nenhum problema com carboidratos (bem pelo contrário), mas vejo o arroz de couve-flor como uma maneira de usar o vegetal de um jeito criativo e prático no dia a dia.
Por isso, não interessa o motivo que te levou a buscar a receita. Você pode consumir este preparo como acompanhamento de refeições ou como componente de outras delícias, como é o caso de saladas diversas.
Como fazer arroz de couve-flor
É muito simples e rápido. O preparo consiste em, basicamente, duas etapas, que estão listadas a seguir.
Triturar a couve-flor
Antes de começar, é importante higienizar a couve-flor e separar os floretes. Nessa receita, usamos tanto os floretes como o talo do vegetal. Corte em pedaços menores e seque bem.
Coloque a couve-flor em um processador de alimentos e use o modo "pulsar" para triturá-la. Evite o modo "processar" para não correr o risco de quebrar demais. Queremos preservar a textura com pedacinhos de couve-flor de tamanho parecido com o de grãos de arroz.
O arroz de couve-flor, em si, já está pronto nessa primeira etapa. Ele pode ser consumido cru mesmo, com temperos frescos.
Porém, eu, particularmente, prefiro cozinhar antes de consumir, por isso, temos mais uma etapa de preparo.
Temperar e cozinhar
Você pode temperar da maneira que preferir, mas a minha sugestão é começar refogando uma cebola picada, no azeite de oliva, até dourar e, em seguida, cozinhar o arroz de couve-flor até que ele fique macio.
Atenção: Os detalhes estão na receita escrita (mais abaixo).
Quando cozido, eu gosto de finalizar com suco de limão e misturar coentro fresco picado. Outros temperos frescos, como salsinha, cebolinha e endro, também são ótimas escolhas.
Você também pode variar o preparo com especiarias, como cúrcuma, cominho ou curry em pó. Assim como com o arroz tradicional, são infinitas as possibilidades de temperos para o arroz de couve-flor.
Com o que servir
O arroz de couve-flor vai bem no seu prato de comida do dia a dia (com feijão, por exemplo), como recheio de tacos e wraps e, ainda, como componente de outros preparos, como saladas. Eu adoro misturar com grão-de-bico e rúcula.
Como conservar
Sobras podem ser armazenadas em um pote fechado, na geladeira, por até 5 dias. Se quiser congelar, recomendo que faça o congelamento antes de temperar. Dura, assim, por até 3 meses.
Receita completa:
PrintComo Fazer Arroz de Couve-Flor
- Tempo Total: 15 min
- Rendimento: 4 a 6 porções
Descrição
Aprenda como fazer arroz de couve-flor, um preparo simples e rápido que é ótimo como acompanhamento saudável de refeições.
Ingredientes
- 4 xícaras (1 unidade) de floretes e talos de couve-flor cortados em pedaços menores
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola pequena picada
- ¼ de colher (chá) de sal
- suco de limão e coentro fresco picado a gosto
Instruções
- Coloque os pedaços de couve-flor em um processador de alimentos e, utilizando a função "pulsar", bata algumas vezes até que ela fique mais fina, com a textura de uma farofa grossa. Reserve.
- Em uma frigideira grande, refogue a cebola picada, no azeite de oliva, junto com o sal, até dourar.
- Em seguida, adicione o arroz de couve-flor na frigideira, misture e tampe. Cozinhe até que a couve-flor fique macia, por cerca de 3 minutos.
- Desligue o fogo. Se quiser, esprema o limão e misture o coentro fresco picado para servir.
Notas
Sobras podem ser armazenadas em um pote fechado, na geladeira, por até 5 dias. Se quiser congelar, recomendo que faça o congelamento antes de temperar. Dura, assim, por até 3 meses.
Use outros temperos para variar o preparo.
- Tempo de preparo: 5 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Categoria: Acompanhamentos
- Método: Cozido
- Cozinha: Vegetariana
Deixe um comentário