Pão Vegano e Sem Glúten de Trigo Sarraceno e Painço, macio, proteico e muito simples de ser preparado. É uma ótima opção para o lanche e cai muito bem com diferentes acompanhamentos.
Este Pão Vegano e Sem Glúten de Trigo Sarraceno e Painço é uma delícia e, certamente, um dos meus pães sem ovos e sem farinha de trigo preferido.
Ele fica grandão (bem diferente de umas versões baixinhas, duras e quebradiças que vemos por aí) e com uma textura ótima. Sim, temos um pão macio aqui! Não resseca no dia seguinte (ou em muitos outros dias) e acaba por ser uma das melhores opções de pão, por levar farinhas interessantes em termos nutricionais (ricas em proteínas e outros nutrientes).
Ingredientes do pão
Por ser um pão sem glúten e sem ovo, acabamos tendo que usar um mix de ingredientes, cada um com uma função. Vou falar um pouquinho aqui dos principais, mas a receita escrita com as quantidades certinhas se encontra mais abaixo.
Farinhas sem glúten
Tanto a farinha de trigo sarraceno como a farinha de painço foram usadas por apresentarem alto teor proteico e, assim, deixar o pão mais rico em termos nutricionais. Elas também dão uma boa estrutura ao pão, já que não usamos farinha de trigo.
São hoje facilmente encontradas em lojas de produtos naturais ou online (confira os links acima). Porém, você também pode fazer em casa. Para isso, basta comprar os grãos de painço descascados e as sementes de trigo sarraceno inteiras e bater no liquidificador até formar uma farinha.
Atenção: Algumas farinhas de trigo sarraceno apresentam um forte gosto amargo e podem deixar o pão mais escuro. Isso normalmente acontece quando a farinha foi feita com sementes de trigo sarraceno torradas. Certifique-se de comprar a versão feita a partir das sementes cruas.
Psyllium em flocos
O psyllium é uma fibra que tem como função manter a umidade da massa e deixar o pão macio por dias. É mais comum do que pode parecer e fácil de encontrar em lojas de produtos naturais e a granel. Para esta receita, certifique-se de usar psyllium em flocos. Clique aqui para comprar online.
Como fazer pão vegano e sem glúten
Este pão é bem simples de fazer. É também bem rápido; tempo total que leva para ficar pronto é de menos de duas horas, sendo que uma hora é tempo para que deixemos ele descansando em um lugar quentinho antes de assar (para desenvolver o fermento) e 40 minutos é o tempo aproximado de forno. Ou seja, não requer muito planejamento ou trabalho ativo.
Além disso, como não contém glúten, o esforço de preparo é mínimo, já que não é necessário sovar a massa. Basta misturar os ingredientes, como ilustrado acima.
As fotos abaixo foram tiradas com uma hora de diferença. Observe como ele cresce.
Além de ser gostoso e fácil de ser feito, dá para ver como ele ficou bonito, né? Dá gosto de colocar na mesa e recepcionar a família. 🙂
Ideias de acompanhamentos para servir
PrintPão Vegano e Sem Glúten de Trigo Sarraceno e Painço
- Tempo Total: 60 min
- Rendimento: 1 pão grande
- Dieta: Vegano
Descrição
Pão Vegano e Sem Glúten de Trigo Sarraceno e Painço, macio, proteico e muito simples de ser preparado. É uma ótima opção para o lanche e cai muito bem com diferentes acompanhamentos.
Ingredientes
- 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
- 2 colheres (chá) de açúcar demerara ou cristal
- 2 xícaras de água filtrada morna
- 2 colheres (sopa) de psyllium em flocos
- 1 + ½ xícara de farinha de trigo sarraceno
- ½ xícara de farinha de painço
- 1 xícara de polvilho doce
- 2 colheres (chá) de fermento químico em pó
- ½ colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- ¼ de xícara de sementes de linhaça (opcional)
Instruções
- Unte uma forma de pão de 21 x 11 cm com azeite e farinha (ou um papel manteiga de boa qualidade). Reserve.
- Em uma vasilha pequena, adicione o fermento biológico seco, o açúcar e ½ xícara de água morna. Misture levemente e deixe descansar por pelo menos 10 minutos ou até formar bastante espuma. Caso não espume, o fermento não está ativo. Descarte e repita o processo.
- Junte, em uma vasilha grande, a farinha de trigo sarraceno, a farinha de painço, o polvilho doce, o fermento em pó e o sal. Misture bem. Adicione então as sementes de linhaça, caso opte por usá-las, e misture.
- Em um liquidificador, adicione o psyllium em flocos e o restante da água (1 xícara e meia). Bata por 20 a 30 segundos. A mistura vai ficar com a consistência de um gel.
- Faça um buraco no centro da vasilha que contém os ingredientes secos, adicione a mistura de psyllium, o azeite de oliva e a mistura de fermento biológico. Com uma espátula, combine todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Não é necessário mexer muito.
- Distribua a massa na forma previamente preparada e cubra com um pano ou pedaço de papel manteiga. Deixe descansar por aproximadamente uma hora em um local seco e quente para que fermento aja e o pão cresça. Caso a temperatura no dia esteja muito baixa, é normal levar mais tempo.
- 15 minutos antes de finalizar o tempo de descanso, preaqueça o forno a 180 graus.
- Passada uma hora, retire o pano ou papel manteiga e leve o pão ao forno. Asse por 40 minutos ou até dourar.
- Quando estiver pronto, desenforme o pão e espere esfriar para cortar e servir com o acompanhamento de sua preferência.
Notas
Como conservar: armazene na geladeira por até 1 semana ou congele por até 3 meses (minha recomendação). Para congelar, corte em fatias e guarde em um pote ou saco apto para freezer.
Em todas as nossas receitas, usamos medidores-padrão de culinária.
Cuidado ao comprar farinha de trigo sarraceno. Opte pela farinha dos grãos não tostados, assim ela não resultará em um sabor amargo.
Caso queira, adicione ervas secas à massa do pão. Também é possível adicionar sementes (como de girassol, de abóbora e de gergelim) no topo. Fica uma delícia.
Receita adaptada do blog Ascension Kitchen.
- Tempo de preparo: 20 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Categoria: Lanches
- Método: Assado
- Cozinha: Sem Glúten
Astrid says
Oii Bruna, tudo bem?
Gostaria de saber se esse pão pode ser considerado low carb.
Bruna says
Oi Astrid, espero que esteja bem! Não é um pão low carb, visto que os ingredientes principais são boas fontes de carboidratos!
Ana Zselics says
Olá Bruna! Eu amo este pão de trigo sarraceno e farinha de painço que vc nos passou.
Eu sinto muito que o vídeo do modo de preparar foi retirado do YouTube. Pois ver o teu vídeo de preparo faz toda diferença. Agradeço muito por nos ajudar.
💖😘
Bruna says
Oi Ana! Que bom saber que você gosta da receita! Eu não lembro de ter publicado um vídeo dessa receita, mas vou manter seu comentário em mente para uma atualização. Entendo que realmente pode facilitar bastante na hora do preparo.
Obrigada pela mensagem e pelo carinho!
Lidia says
Hoje fiz este pão pela primeira vez. Cuando peguei os ingredientes, vi que do poofilho doce, só tinha 1/2 xicara, então a completei com tapioca, a que moi no liquidificador. Ficou meio embatumado, vou faze-lo mais uma vez, prá ver se foi a tapioca.
Tirei fotos, mas não vejo como postar.
Bruna says
Oi Lidia. Que pena! É bem provável que tenha sido o uso da tapioca porque a estrutura dela é diferente da do polvilho, especialmente em receitas assim.
Silvanir says
Bruna, qual tamanho da sua forma? Só tenho forma de bolo inglês, muito comprida.
Silvanir says
Por favor, ignore minha pergunta. Reli novamente a receita e vi o tamanho. Me desculpa a lerdeza!!!
Bruna says
Imagina, Silvanir. Que bom que encontrou a informação! 🙂
Brenda says
Eu não sou celíaca ou intolerante ao glúten, mas resolvi fazer esta receita para matar minha curiosidade e porque eu tinha psyllium sobrando para usar. Ficou INCRÍVEL! O pão ficou exatamente como nas fotos do site! Macio, úmido na medida certa, nada quebradiço ou seco. O sabor ficou bem equilibrado com a mistura das farinhas e fico feliz em saber que é uma opção bem mais nutritiva. Minha dica é consumir com homus (a receita perfeita deste site) e cogumelos salteados. Uma delícia!
Bruna says
Que bom saber que gostou do pão, Brenda! Fico tão feliz! Muito obrigada por compartilhar sua experiência com tantos detalhes com a gente!
Neiva says
O que substitui o psylium ?
Bruna says
Infelizmente não há substituto para ele nessa receita! Ele tem uma função bem específica com relação aos outros ingredientes usados.
Marília says
Olá!
É possível moldar em formato de hambúrguer ao invés de pão de forma?
Obrigada!!
Bruna says
Oi Marília! Se você tiver moldes, acredito que sim.
Elizabeth says
Oi Bruna, tudo bem?
Qual seria a capacidade da sua xícara? 200 ou 240 ml?
Obrigada
Bruna says
Oi Elizabeth, espero que esteja bem! Uso uma xícara de 240 ml! 🙂
DANIELA LANDI says
Bom dia. Gostaria de saber qual a durabilidade do pão e se posso congelar. Muito obrigada
Bruna says
Oi Daniela! Você pode deixar armazenado na geladeira por essa semana, mas eu particularmente prefiro congelar! É só fatiar e colocar em um pote ou saquinhos de freezer. Ele descongela facilmente em temperatura ambiente mesmo e, se quiser, acelerar, no forno ou microondas.
Ivania says
Oi, bom dia! É normal os pães sem glúten e sem ovos ficar com fofo, porém com aspecto úmido, parecendo solado...algo desse tipo? Tenho tentado várias receitas de pães sem glúten é sem ovos. Sua receita foi a melhor até agora. Ele cresceu, ficou um pão bonito. Mas por dentro não ficou sequinho, como mostra a foto. Mesmo assim, obrigada pela receita.
Bruna says
Oi Ivania! É normal pães sem glúten ficarem com esse aspecto, sim, mas essa receita é pra ficar como na foto... Como a massa é mais sensível, qualquer mudança em umidade do local, por exemplo, pode causar alterações, aí com o tempo a gente vai pegando o jeito e ajustando. Lamento que não tenha ficado tão bom!
Layra says
Olá Bruna. Obrigada por compartilhar. Você sabe se o açúcar demerara pode ser trocado por açúcar se coco ou retirado da massa?
Só consumo o de coco e gostaria de saber se tem algum jeito... agradeço desde já.
Bruna says
Oi Layra. Pode usar o açúcar de coco sim! 🙂
Bruna says
Olá Bruna!
Eu fiz a receita hoje mas algo correu mal.
Parece-me que os ingredientes molhados não foram suficientes, e tive que adicionar mais água e óleo para a massa chegar a um ponto parecido com o da foto que postaste aqui. Antes ficou farinhenta e não consegui misturar tudo. Reli várias vezes os ingredientes da receita e não consigo encontrar onde está o meu erro. De qualquer forma, o meu fermento biológico não fez espuma com a água morna e o açúcar. Será esse o problema?
Bruna says
Oi Bruna! Desculpa a demora pra te dar um retorno. Que pena que não deu certo! Não consigo saber porque a massa pode ter ficado farinhenta seguindo as quantidades listadas, ainda mais você tendo sido tão cuidadosa! Mas, de qualquer maneira, era pra ter dado certo quando com o ajuste dos líquidos. Imagino que, nesse caso, tenha sido o fermento mesmo porque é super importante que ele faça essa espuma, já que isso mostra que tá tudo ativo e que ele vai crescer. Quando essa espuma não surge, eu sugiro descartar e começar essa parte de novo!
Sandra Marques da Silva says
Na lista dos ingredientes está escrito fermento químico, não seria o biológico?
Bruna says
Oi Sandra. Vai os dois na receita, tanto o biológico (escrito na primeira linha) como o químico.
Helder says
boa tarde Bruna
O psyllium em flocos que vc usa é a semente do psyllium?
Não achei em flocos na região onde moro.
Posso substiui-la por outro item.
Obrigado
Helder
Bruna says
Oi Helder! Não é a semente não... São flocos bem leves, como mostra essa foto aqui. Você chegou a encontrar o psyllium em alguma outra forma, como em pó, por exemplo? Eu não cheguei a testar essa receita com outro ingrediente no lugar.
Maria Augusta says
Olá, Bruna. É possível substituir o polvilho por farinha de aveia? Confesso que não gosto do gosto residual que o polvilho deixa.
Bruna says
Oi Maria Augusta. Nunca tentei dessa forma, mas o polvilho doce tem propriedades diferentes da farinha de aveia. Vai mudar o pão, o que não quer dizer que não possa ficar bom, mas infelizmente eu não sei dizer por não ter testado assim. Desculpa não conseguir ajudar mais!