Esse Fermento Químico Caseiro é facílimo de fazer e uma opção bem mais natural aos fermentos industrializados. Leva apenas 3 ingredientes, todos baratos e simples de serem encontrados, e pode ser feito na quantidade que você preferir (use a receita como uma base).
Mas por quê fazer fermento químico em casa?
A maioria das marcas de fermento químico (ou fermento em pó) encontradas hoje no mercado contém alumínio em sua composição. Além disso, levam amido de milho transgênico. Normalmente utilizamos bem pouco fermento químico no dia a dia, então não é necessário se preocupar muito com isso. Mas fazer o fermento em casa é tão fácil, tão rápido e tão mais barato que comprar pronto que, por aqui, opto por fazer dessa forma.
Uma curiosidade: toda vez que mostro esse fermento no Instagram, recebo mensagens dizendo que é um fermento à moda antiga. E é mesmo! Foi bem assim que encontrei anotadinho num caderno de receitas antigo da família. 🙂
Como usar?
Use esse Fermento Químico Caseiro como você usa normalmente qualquer fermento químico, na proporção de 1:1.
Todas as receitas aqui do blog já foram testadas com ele. Quer algumas ideias: experimente esses Donuts Veganos de Cenoura, ou essa Panqueca Vegana Salgada de Grão de Bico e Abobrinha, ou ainda esse Muffin Vegano de Banana e Gotas de Chocolate.
Aprenda a fazer o Fermento Químico Caseiro (Sem Alumínio):
Print📖 Receita completa
Como Fazer Fermento Químico Caseiro (Opção Sem Alumínio)
- Tempo Total: 28 minute
- Rendimento: 125 gramas 1x
Descrição
Esse Fermento Químico Caseiro é uma opção mais saudável e barata com relação ao fermento químico industrializado. É bem fácil de fazer e leva apenas 3 ingredientes simples.
Ingredientes
- 50 gramas de cremor de tártaro
- 25 gramas de bicarbonato de sódio
- 50 gramas de fécula de batata
Instruções
- Misture bem todos os ingredientes e armazene em um pote fechado hermeticamente. Use na mesma proporção que o fermento químico industrializado.
- Tempo de preparo: 5 minutos
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Mistura
- Cozinha: Vegana, Vegetariana, Saudável, Sem Glúten
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita desse Fermento Químico Caseiro para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Priscila
Olá, me interessei em fazer, mas você poderia me explicar o que é e onde encontro o cremor de tártaro?
Bruna
Oi Priscila. De forma resumida, o cremor de tártaro é um agente de fermentação. Eu normalmente encontro no setor de confeitaria do supermercado, junto com os ingredientes como confeitos, chocolate em pó e açúcar. É comum vir num saquinho e o pó é branco. Também é fácil de encontrar em lojas de confeitaria, já que é muito usado em doces.
Luiza
Oi Bruna!
Esse fermento pode ser usado em pão ou somente em bolo?
Bruna
Oi Luiza. Pode usar em qualquer preparo que leve fermento químico, mas ele não substitui o biológico!
adriana
Olá o cremor de tártaro pode ser substituído por ácido cítrico?
Bruna
Adriana, não sei dizer. Desculpa!
Carlos
Oi Bruna, obrigado pela receita!
Uma dúvida: nas receitas onde pede fermento químico e bicarbonato, coloco a medida de fermento químico caseiro + a medida de bicarbonato normal, certo?
Gratidão!
Bruna
Oi Carlos. Que bom que gostou. Isso! Usa esse fermento caseiro substituindo o fermento químico pronto na mesma quantia e mantém o restante da receita igual 🙂
Carlos
Deu SUPER certo, diria que cresceu mais que com o fermento químico tradicional ???? Gratidão Bruna ????????
Bruna
Que ótimo saber disso, Carlos! Muito obrigada pela mensagem ????
Maria Aparecida
Bruna eu vou fazer pois achei super interessante eu sou de MG
Obrigada pela receita querida bjsss
Elizabeth
Ótima dica. Já fiz e funcionou otimamente. No lugar da fécula de batata usei a araruta. Vou divulgar. Obrigado.
★★★★★
Bruna
Que bom que você gostou, Elizabeth! Muito obrigada 🙂
Severino Roque da Silva
Eu vou testar o fermento sempre quiz fazer fermento natural e vou experimentar.s
Bruna
Faz mesmo, é bem simples! 🙂
Karina
O fermento caseiro deve ser armazenado na geladeira? Tem validade de quanto tempo?
Bruna
Oi Karina! Não precisa ser armazenado na geladeira. Pode ser em temperatura ambiente mesmo, na sombra e em local seco. Ele vai ter a mesma validade dos produtos que você utilizou. Claro, sempre armazenado em pote bem fechadinho. 🙂
Mirian Silva
Oque é e onde encontro de amor de tártaro?
Bruna
Oi Mirian! Cremor de tártaro é o bitartarato de potássio. Ele dá cremosidade e também leveza aos preparos em que é utilizado. Você encontra facilmente em lojas de confeitaria e, muitas vezes, nos próprios supermercados. 🙂
Bruno Bosso
Olá,
Quero tentar fazer bolos com seu fermento caseiro. Precisa ser fécula de batata ou pode usar substitutos como amido de milho, araruta, polvilho ou fécula de mandioca?
Bruna
Oi Bruno! Pode substituir sim. Eu já testei com amido de milho também e deu super certo. Com os outros não cheguei a experimentar, mas imagino que se tenha um resultado parecido também. 🙂
Diego
Eu fiz com polvilho doce, ficou uma droga! não sei porque mas tipo ficou uma liga no meio em um bolo que eu fiz, outro o fermento não ativou direito ficou metade do bolo escura e "embatumada" e a outra normal, fofinha, fora que todos os bolos que eu fiz ficou um gosto meio ácido meio doce, acho que é porque esse cremor de tartaro mexe com o açucar da receita... bom... sei lá, comigo não deu certo e eu fiz com polvilho doce!
Bruna
Eita, que estranho, Diego. Sinto muito que não tenha dado certo com o polvilho doce na tua experiência. Quanto ao cremor de tártaro, não acredito que ele tenha essa influência mencionada. Uso há anos e nunca tive esse problema!