O fermento químico caseiro requer apenas três ingredientes simples e é muito fácil de preparar. Ele pode ser usado na mesma proporção que o fermento químico industrializado em suas receitas favoritas de bolos, tortas e muito mais.
Tópicos abordados no artigo
Há alguns anos, minha curiosidade me levou a experimentar um fermento caseiro como substituto do fermento químico industrializado. Descobri a receita em um livro de família antigo e desde então, continuo preparando-a regularmente. O processo é muito simples!
Além disso, também podemos ajustar a quantidade de ingredientes conforme o rendimento desejado, mantendo a proporção indicada, de forma a ter sempre um fermento fresquinho em casa.
Notas sobre os ingredientes
- Bicarbonato de sódio: É o agente de fermentação principal. Quando combinado com um ácido (como o cremor tártaro), o bicarbonato de sódio reage e libera dióxido de carbono, o que faz com que a massa cresça durante o cozimento.
- Cremor tártaro: É adicionado para fornecer a acidez necessária para a reação química que faz com que a massa cresça. Pode ser encontrado no setor de doces de supermercados ou em lojas de confeitaria.
- Fécula de batata: Na receita de fermento caseiro, a fécula de batata é usada como um agente estabilizador, ajudando a evitar que os ingredientes se aglomerem e mantendo a consistência do fermento. Além disso, ela pode ajudar a absorver a umidade e a garantir que o fermento permaneça seco e livre de grumos durante o armazenamento.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer fermento químico caseiro
Basta misturar bem os três ingredientes da receita, mantendo a proporção entre eles!
Dicas
- Faça na quantidade que quiser sem complicação! Para isso, pense assim: 1 parte de bicarbonato de sódio para 2 partes de fécula de batata e 2 partes de cremor de tártaro.
- Não substitua ingredientes e nem muda a proporção entre eles. Os três trabalham em conjunto para criar um fermento caseiro eficaz.
Armazenamento e conservação
- Transfira o fermento caseiro para um recipiente hermético, mantendo-o em local fresco, seco e longe da luz direta do sol ou fontes de calor.
- Use dentro de três meses para melhores resultados.
Como usar o fermento químico caseiro
O fermento caseiro pode ser usado em uma proporção de 1 para 1 em relação ao fermento químico industrializado.
- Como o fermento caseiro contém bicarbonato de sódio e cremor tártaro, a ativação ocorre quando esses ingredientes entram em contato com os líquidos da receita e são expostos ao calor do forno durante o cozimento. Portanto, siga as instruções da receita quanto ao tempo e temperatura de cozimento.
- Misture o fermento caseiro com os ingredientes secos da sua receita, como farinha, açúcar e sal, antes de adicionar os líquidos. Isso ajuda a garantir uma distribuição uniforme do fermento na massa.
Estas são algumas das nossas receitas preferidas para você testar seu fermento químico caseiro:
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Receita completa
Como Fazer Fermento Químico Caseiro
Ingredientes
- 25 g bicarbonato de sódio
- 50 g cremor de tártaro
- 50 g fécula de batata
Modo de Preparo
- Misture bem todos os ingredientes e armazene em um pote fechado hermeticamente. Use na mesma proporção que o fermento químico industrializado.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Garanta o seu e-book!
Estas são as últimas semanas que o e-book Dia a Dia está disponível. Depois de novembro, as vendas serão encerradas.
João Goiânia says
Não entendo o porque do uso fécula de batata, ou qualquer outro amido nessa fórmula.
Você poderia explicar se realmente é necessário?
Até vi um produto “ecologicamente correto” só com o cremor de tártaro e fuba de milho.
Bruna says
Oi João. Existem diferentes possibilidades de combinações de ingredientes para o preparo de um fermento químico caseiro, mas eu fiz dessa forma pensando em uma substituição de 1:1 para a versão pronta (industrializada).
Como explicado no artigo, a fécula de batata é usada principalmente como um agente de dispersão. Ela ajuda a manter os outros ingredientes do fermento (bicarbonato de sódio e cremor de tártaro) bem misturados e secos, evitando que eles reajam prematuramente. Além disso, a fécula de batata absorve umidade, o que prolonga a vida útil do fermento caseiro. Ela também contribui para a leveza e maciez das massas, pois não interfere na ação do bicarbonato e do ácido, mas apenas facilita a distribuição homogênea deles na massa.
Espero que tenha ajudado!
Bruna says
Oi Beth. Ele é necessário!
Claudia Bueno says
Ficou perfeito, fiz um bolo.
Bruna says
Que bom saber disso, Claudia! Obrigada pela mensagem.
Priscila says
Olá, me interessei em fazer, mas você poderia me explicar o que é e onde encontro o cremor de tártaro?
Bruna says
Oi Priscila. De forma resumida, o cremor de tártaro é um agente de fermentação. Eu normalmente encontro no setor de confeitaria do supermercado, junto com os ingredientes como confeitos, chocolate em pó e açúcar. É comum vir num saquinho e o pó é branco. Também é fácil de encontrar em lojas de confeitaria, já que é muito usado em doces.
Danielle says
Precisa usar esse fermento com 1 colher de sopa de vinagre/suco de limão?
Da alguma diferença se usar?
Bruna says
De um modo geral não precisa, Danielle. Pode usar como usaria o fermento químico. Porém, é claro, depende da receita em que você for usar. Se ela pedir fermento químico e vinagre/suco de limão, siga como indicado.
Carmem says
Bom dia abençoado.
Hj 25/06/24 encontrei sua receita que buscava há tempos.
Fiz agora e hj vou fazer cupcake.
Na receita pede bicarbonato de sódio, será que além do fermento caseiri) ainda terei de add + bicarbonato?
Aguardo seu retorno assim que possível.
Obrigada
Jesus te abençoe
Bruna says
Oi Carmem. Perdão pela demora para responder. Se a receita pede os dois, adicione os dois, mesmo que o fermento já tenha bicarbonato na composição. Siga sempre o que é indicado na receita que for fazer! Um abraço!
Luiza says
Oi Bruna!
Esse fermento pode ser usado em pão ou somente em bolo?
Bruna says
Oi Luiza. Pode usar em qualquer preparo que leve fermento químico, mas ele não substitui o biológico!
Bruna says
Eita, que estranho, Diego. Sinto muito que não tenha dado certo com o polvilho doce na tua experiência. Quanto ao cremor de tártaro, não acredito que ele tenha essa influência mencionada. Uso há anos e nunca tive esse problema!
adriana says
Olá o cremor de tártaro pode ser substituído por ácido cítrico?
Bruna says
Adriana, não sei dizer. Desculpa!
Carlos says
Oi Bruna, obrigado pela receita!
Uma dúvida: nas receitas onde pede fermento químico e bicarbonato, coloco a medida de fermento químico caseiro + a medida de bicarbonato normal, certo?
Gratidão!
Bruna says
Oi Carlos. Que bom que gostou. Isso! Usa esse fermento caseiro substituindo o fermento químico pronto na mesma quantidade e mantém o restante da receita igual 🙂
Carlos says
Deu SUPER certo, diria que cresceu mais que com o fermento químico tradicional ???? Gratidão Bruna ????????
Bruna says
Que ótimo saber disso, Carlos! Muito obrigada pela mensagem ????
Maria Aparecida says
Bruna eu vou fazer pois achei super interessante eu sou de MG
Obrigada pela receita querida bjsss
Elizabeth says
Ótima dica. Já fiz e funcionou otimamente. No lugar da fécula de batata usei a araruta. Vou divulgar. Obrigado.
Bruna says
Que bom que você gostou, Elizabeth! Muito obrigada 🙂
Severino Roque da Silva says
Eu vou testar o fermento sempre quiz fazer fermento natural e vou experimentar.s
Bruna says
Faz mesmo, é bem simples! 🙂
Karina says
O fermento caseiro deve ser armazenado na geladeira? Tem validade de quanto tempo?
Bruna says
Oi Karina! Não precisa ser armazenado na geladeira. Pode ser em temperatura ambiente mesmo, na sombra e em local seco. Ele vai ter a mesma validade dos produtos que você utilizou. Claro, sempre armazenado em pote bem fechadinho. 🙂
Claudia Bueno says
Ficou perfeito, fiz um bolo.