Creme de Leite de Aveia Vegano

Esse Creme de Leite de Aveia é um ótimo substituto vegano para o creme de leite tradicional. Caseiro, é bem fácil de ser preparado, leva apenas ingredientes simples, é bem acessível e em conta e fica com uma textura ótima.

creme de leite de aveia vegano

Tem sido cada vez mais fácil encontrar opções no mercado para substituir creme de leite. Existe creme de leite vegetal feito a partir de vários ingredientes: soja, arroz, castanha de caju, inhame e outros. Para quem não quer ou não pode comprar pronto (por questão de acessibilidade e preço, por exemplo), fazer em casa é uma opção que acaba se tornando bem em conta. E, dependendo de qual você escolha fazer, pode ser muito simples também.

É o caso desse Creme de Leite de Aveia. Ele leva apenas 3 ingredientes (aveia, óleo vegetal e sal, além da água) que são encontrados facilmente em muitos lugares por um preço acessível, é fácil de fazer (facílimo, na verdade).

creme de leite de aveia vegano em um pote de vidro

Além disso, diferente de muitas outras receitas que levam aveia como ingrediente principal, esse creme de leite não fica com gosto forte e nem empapado. Isso por causa da maneira que preparamos ele, deixando de molho, adicionando óleo vegetal e coando. Você pode conferir o modo de preparo em vídeo aqui:

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Por ser caseiro e não levar conservantes, é também saudável. Além disso, é totalmente apto para quem tem restrições ao leite, pois é sem lactose.

Ele rende bem e pode ser utilizado como substituto para o creme leite de vaca de 1:1 em preparos doces, como mousses e cremes, e salgados, como em estrogonofes e lasanhas e também para dar uma cremosidade a mais em sopas e ensopados.

creme de leite de aveia vegetal em um pote de vidro

Como Fazer Creme de Leite de Aveia Vegano:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Creme de Leite de Aveia Vegano


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 5 min
  • Total Time: 5 min
  • Yield: 600 ml 1x

Description

Esse Creme de Leite de Aveia é um ótimo substituto vegano para o creme de leite tradicional. Caseiro, é bem fácil de ser preparado, leva apenas ingredientes simples, é bem acessível e em conta e fica com uma textura ótima.


Scale

Ingredients

  • 1 + 1/2 xícara de aveia em flocos finos
  • 3 xícaras de água, divididas
  • 2 colheres (sopa) de óleo de semente de uva (ou outro óleo vegetal neutro)
  • 1/8 de colher (chá) de sal

Instructions

  1. Coloque a aveia em flocos finos em uma tigela e cubra com 1 xícara de água quente por 2 horas ou durante a noite.
  2. Coloque a aveia hidratada no liquidificador junto com o restante da água, com o óleo e com o sal. Bata por 3 a 5 minutos, até ficar bem homogêneo.
  3. Com o auxílio de um voal ou pano limpo, coe o creme de leite. Você pode adicionar o resíduo que sobre em outros preparos (ver notas).
  4. Use nas mais diversas receitas. Armazene o creme de leite de aveia em um pote fechado na geladeira por até 5 dias a uma semana. Quanto mais fresco, melhor para uso.

Notes

A adição de óleo vegetal é necessária nesse Creme de Leite de Aveia porque a aveia em flocos não contém uma quantidade boa de gordura, o que é necessário para um creme de leite. O óleo de semente de uva é o meu preferido por ser bastante neutro, mas você pode substitui-lo por óleo de girassol ou óleo de soja, por exemplo. Se você for usar o creme de leite apenas para preparações salgadas, o azeite de oliva é uma ótima opção. Não recomendo substituir por óleo de coco, pois ele se comporta diferente dependendo da temperatura, o que vai influenciar na textura do creme de leite vegetal.

Deixar a aveia de molho previamente influencia tanto no sabor como na textura do creme de leite. Para facilitar, você pode deixar de molho na noite anterior ao preparo.

Se você prefere um creme de leite mais grosso, basta adicionar menos água na hora de bater no liquidificador.

Dica Lixo Zero: não jogue fora o resíduo que sobrou ao coar o creme de leite de aveia. Ele pode ser usado para enriquecer massas de pães, bolos e bolachas ou ainda como componente para o preparo de um mingau salgado.

  • Category: Receitas Básicas
  • Method: Mixer
  • Cuisine: Vegana, Vegetariana

Keywords: creme de leite, aveia, vegetal, vegano, vegetariano, cremoso, versátil, simples, fácil, rápido, barato

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vamos adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Creme de Leite de Aveia Vegano para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

creme de leite de aveia vegano em um pote de vidro

21 Comments

  1. Na primeira receita aí (1x) são 11/2 xícaras msm ? Fiquei em dúvida se seria apenas 1/2 ou se é a quantidade descrita msm

  2. Oi Eduarda. Infelizmente não sei te dizer porque nunca testei dessa forma na batedeira 🙁 Mas ele costuma funcionar como o creme de leite tradicional mesmo!

  3. Heheh tudo bem! Fico feliz que tu tenha gostado! 🙂

  4. Tatiana Landi

    ola! excelente receita! ja fiz 2 vezes e usei em diversos pratos! todos ficaram ótimos!!! Queria um dica de como usar a aveia no donut de chia! é possível?

    • Oi Tatiana. Fico muito feliz em saber que tu gostou da receita do creme de leite! Eu nunca testei fazer os donuts com esse bagaço. Como ele é mais molhado, se tu usar ele vai ter que ajudar a massa com alguma farinha, já que nos donuts a aveia é usada na forma de farinha.

  5. Olá Bruna! Boa tarde! Estou adorando seu site! Parabéns! Já fiz duas vezes essa receita e estou amando! Uso em tudo agora! Mas queria uma dica de como usar a massa de aveia que sobra. Queria fazer aquele “donuts veganos de aveia e chia” é possível?

    • Tatiana, desculpa a demora pra responder. Sobre o donuts eu acabei respondendo na outra mensagem, mas tu também pode usar esse resíduo que sobra como parte de massas de pães, misturar num mingau de aveia salgado, em tortas salgadas ou até no recheio para elas…

  6. Sabe se dá para fazer ganache com chocolate para rechear bolo?

    • Dá sim! Eu adoro fazer com ele. Normalmente derreto o chocolate em banho maria e adiciono esse creme de leite de aveia em seguida. 🙂

  7. Olá! Pode ser feito com aveia em flocos grossos?
    Obrigada! 🙂

    • Oi Maíra! Pode usar aveia em flocos grossos sim 🙂

    • Alguma dica para minimizar o gosto da aveia? Fiz a receita, mas ficou muito com o gosto de aveia ainda.

      • Oi Dayane. Sinto muito em saber disso. Eu não sinto o gosto forte de aveia dessa forma, então nunca tentei de outra forma, mas talvez você pode tentar escorrer bem a água do demolho (e descartar) e ajustar a quantidade de líquido no liquidificador.

  8. Mariana Lopes Kramar

    Acordei inspirada hoje pra fazer várias receitas. Não sou vegana, porém, fiz algumas metas para reduzir o consumo de carne e alimentos de origem animal no próximo ano, por esse motivo eu quero ir adaptando meu paladar com o tempo. Amei todas as receitas que vi até agora aqui e hoje ja quero testar algumas. Pra essa receita de creme de leite eu gostaria de saber se o óleo de soja deixaria um gosto estranho no creme. Vi que algumas pessoas fizeram com óleo de girassol e disseram que ficou bom.

    • Oi Mariana. Que legal saber disso! Feliz que tu tenha gostado das receitas até então e queira testar elas. Sobre o creme de leite, o óleo de soja costuma deixar o sabor neutro. É uma boa opção, na minha opinião, até porque a quantia pro creme de leite não é muita. O óleo de girassol é outra ótima opção. Espero que goste! 🙂

  9. Otheliany

    A água do demolho da aveia tem que ser descartada ou bate junto com O restante da água no liquidificador?

  10. Carmem Sílvia Machado Mercado Bonfim

    Fiz e ficou excelente! Fiz com óleo de girassol! Muito bom mesmo! O gosto, textura muito parecido com o de leite! Facílimo, rápido, barato e sem crueldade! Amei! Gratidão pela receita!

  11. Solange Nunes Osório

    Ja vou colocar a aveia de molho pra fazer amanhã ????

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*