Aprenda como fazer leite de arroz em casa. Ele requer apenas dois ingredientes para ficar pronto e pode ser usado nos mais diversos preparos doces e salgados.

Um dos primeiros leites vegetais que eu vi no supermercado, a muitos anos atrás, foi o leite de arroz. Assim como o leite de aveia, ele é uma opção de leite vegetal preparada com cereal e, por isso, costuma ser uma das opções mais baratas e acessíveis, especialmente quando preparado em casa.
Se quiser testar, basta pegar o arroz na despensa e separar um pouco de água. Você só precisa desses dois ingredientes para fazer seu leite de arroz.
Como Fazer Leite de Arroz
A maioria das receitas de leite de arroz que eu encontrei na internet são preparadas com o arroz cozido e ainda quentinho. A minha versão é diferente e mais prática.
Aqui, usei o arroz branco, que demanda um tempo de preparo mais curto e, na minha opinião, proporciona um resultado melhor. Você também pode usar o arroz integral, caso prefira.
Deixe o arroz de molho em água quente
A primeira etapa do preparo é colocar o arroz em uma vasilha e cobrir com água bem quente (você pode ferver logo antes). Deixe de molho por 2 horas, no caso do arroz branco, ou por 6 horas, no caso do arroz integral.
Esse processo requer um planejamento prévio, mas faz com que o arroz hidrate e fique mais macio, sem cozinhar até o fim. O ponto é você conseguir quebrar o grão de arroz com as unhas, mas ainda sentindo certa resistência.
Bata no liquidificador
Passado o tempo do demolho, escorra a água usada para hidratar o arroz e transfira os grãos escorridos para um liquidificador. Adicione água filtrada nova, em temperatura ambiente, e bata bem, de forma a quebrar os grãos de arroz.
Recomendo usar a proporção de 3 partes de água para 1 parte de arroz, medido cru, para usos em geral. Entretanto, caso queira um leite mais ralo, use mais água. Para um leite mais grosso, use menos água.
Coe o leite
Depois de batido, basta coar o leite de arroz. Para isso, recomendo usar um coador de voal, que é de fácil manuseio e deixa o leite fininho, sem nada de pedaços de arroz. Você também pode usar um pano de prato limpo ou uma peneira fina.
O leite de arroz caseiro está pronto para uso!
O resíduo (ou polpa) que sobra no coador pode ser usado como componente de sopas ou mexidos.
Como conservar e quanto tempo dura
O leite de arroz feito em casa deve ser armazenado em um recipiente limpo (preferencialmente esterilizado) e com tampa na geladeira. Particularmente, gosto de usar recipientes de vidro. Pode ser potes ou garrafas herméticas (como a da foto). Dessa forma, ele conserva bem por cerca de 4 a 5 dias.
É normal que ocorra uma separação. Basta agitar a garrafa ou recipiente para misturar novamente antes de usar.
Como consumir e usar o leite de arroz
O sabor do leite é característico e, definitivamente, você vai sentir que ele é feito de arroz. Porém, ele pode ser disfarçado nos preparos com o uso de mais elementos e de temperos. Confira abaixo algumas ideias.
- Faça vitaminas de frutas. Bata o leite de arroz com frutas, como banana congelada, morangos e abacaxi para um lanche rápido e nutritivo.
- Use como ingrediente líquido em receitas de bolos, muffins, panquecas, pães, entre outros preparos.
- Faça molhos diversos para consumir com massas e lasanhas. Lembre-se de que, como o arroz não tem quantidade significativa de gordura, dependendo da aplicação do leite em alguma receita, torna-se necessária a adição de alguma fonte de gordura, como o azeite de oliva, por exemplo.
O leite de arroz não é a minha recomendação de leite vegetal para beber, mesmo quando batido com outros ingredientes, como café, cacau em pó e adoçantes. Mas, é claro, você pode testar para provar e ver o que acha.
Para mais opções de leites veganos e sem lactose, confira o nosso Guia Completo do Leite Vegetal.
Print📖 Receita completa
Como Fazer Leite de Arroz Caseiro
- Tempo Total: 15 min
- Rendimento: 750 ml 1x
Descrição
Aprenda como fazer leite de arroz em casa. Ele requer apenas dois ingredientes para ficar pronto e pode ser usado nos mais diversos preparos doces e salgados.
Ingredientes
- 1 xícara de arroz branco ou integral
- 3 xícaras de água filtrada
Instruções
- Adicione o arroz em uma vasilha e cubra com água bem quente (você pode ferver logo antes). Deixe de molho por 2 horas, no caso do arroz branco, ou por 6 horas, no caso do arroz integral. O ponto é você conseguir quebrar o grão de arroz com as unhas, mas ainda sentindo certa resistência.
- Passado o tempo do demolho, escorra a água usada para hidratar o arroz e transfira os grãos escorridos para um liquidificador. Adicione água filtrada nova (medida da receita), em temperatura ambiente, e bata bem, de forma a quebrar os grãos de arroz.
- Coe o leite de arroz sobre um recipiente utilizando um coador de voal, um pano limpo ou uma peneira bem fina. Esprema bem para extrair todo o leite. Você pode utilizar o resíduo (ou polpa) em diversas receitas (veja abaixo).
- Armazene em um recipiente fechado (preferencialmente de vidro) na geladeira por até 5 dias.
Notas
A quantidade de água utilizada pode ser alterada de acordo com a sua preferência. Gostamos de fazer na proporção de 1:3 pela versatilidade de usos. Você pode adicionar mais ou menos água.
O resíduo (ou polpa) que sobra no coador pode ser usado como componente de sopas ou mexidos.
O tempo de preparo não leva em conta o tempo de demolho.
- Tempo de preparo: 15 min
- Categoria: Bebidas
- Método: Batido
- Cozinha: Vegetariana
Keywords: leite de arroz, arroz branco, arroz integral, leite vegano, leite vegetal, leite de cereal
Experimentou a receita?
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Eu vou amar saber o que você achou! Por favor, avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante. Obrigada por estar aqui e apoiar o meu trabalho!
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Ediléa
A agua que foi usada para hidratar é dispensada?
Bruna
Sim, Ediléa. Você pode usar em outro preparo ou, ainda, regar as plantas com ela. Mas, para o leite, recomendo a água nova para uma melhor textura e sabor.