A Manteiga de Coco é uma pasta feita 100% da polpa de coco seco. Uma delícia para consumir por si só, acompanhar frutas e pães e incrementar vitaminas. Fazer em casa é muito fácil e barato!
Já ouviu falar em Manteiga de Coco? Ela é nada mais é do que uma pasta cremosa feita com um único ingrediente: o coco seco. Eu me apaixonei por ela na primeira colherada. É suave e com uma doçura natural, muito gostosa! Combina super bem com frutas, como acompanhamento para e mingau bolachas, para passar no pão, incrementar vitaminas ou, ainda, usar como ingrediente de de diferentes preparações, como é o caso dessa Panqueca de Coco e Painço. É um ingrediente muito versátil.
Porém, se você quiser comprar pronta, provavelmente vai ter que pagar bem caro por isso. A boa notícia é que fazer em casa é muito simples. Você só precisa ter um processador de alimentos (minha preferência) ou um liquidificador.
Mas atenção: Manteiga de Coco não é a mesma coisa que óleo de coco. No óleo temos apenas a gordura do coco. Já a manteiga de coco é um alimento integral, e temos nela, além do óleo, fibras, vitaminas e proteínas. Ela também não é aquela manteiga vegetal feita a partir da gordura do coco e aromatizantes, comercializada como um substituto para a manteiga de origem animal. Nossa Manteiga de Coco é 100% polpa de coco.
Qual é o coco que devemos usar?
É muito importante que você use o Coco Seco Ralado, Integral, Não Desengordurado e Sem Açúcar. Qualquer coisa diferente disso não vai funcionar. Ele pode ser facilmente encontrado em supermercados, empórios naturais e lojas a granel.
O processo para fazer a Manteiga de Coco em casa está descrito em detalhes abaixo, mas também pode ser conferido no vídeo abaixo (é só dar o play).
Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.
Algumas observações sobre a Manteiga de Coco e seu preparo:
- Use no mínimo 300 gramas de coco seco ralado. Se você usar uma quantidade menor, provavelmente seu processador ou liquidificador não vai conseguir dar conta. Isso porque o volume da manteiga é bastante reduzido em comparação ao do coco ralado. Cada 100 gramas de coco seco ralado rende em média 1/2 xícara de manteiga de coco.
- Dependendo do aparelho que você estiver usando, é normal demorar de 10 a 20 minutos para a manteiga de coco ficar pronta. É preciso de paciência, mas dá certo.
- Quando você terminar seu preparo, a manteiga de coco estará com uma consistência bem líquida. Isso porque o movimento de rotação do processador ou do liquidificador faz com que seu conteúdo esquente. E, assim como acontece com o óleo de coco, a manteiga de coco fica líquida em temperaturas altas e solidifica em temperaturas abaixo de 25ºC. Ou seja, a manteiga de coco vai engrossar e ficar mais consistente em temperatura ambiente.
- Você não precisa armazenar a manteiga de coco na geladeira. Pode deixar em temperatura ambiente por 1 a 2 meses. Mas cuide para que ela não estrague. Caso você não consuma nesse período, guarde na geladeira. Ela vai endurecer bastante, mas, quando precisar, você pode derreter em banho-maria e usar normalmente.
Como Fazer Manteiga de Coco em casa:
Print📖 Receita completa
Manteiga de Coco
- Tempo Total: 15 minutes
- Rendimento: 1 xícara e meia 1x
Descrição
A Manteiga de Coco é uma pasta feita 100% da polpa de coco seco. Uma delícia para consumir por si só, acompanhar frutas e pães e incrementar vitaminas. Fazer em casa é muito fácil e barato.
Ingredientes
- 300 gramas de coco seco ralado, não desengordurado e sem açúcar
Instruções
- Coloque o coco seco ralado em um processador de alimentos e bata até obter uma pasta homogênea e cremosa. Dependendo da potência do processador, pode levar um tempinho para isso. Nesse caso, desligue o processador, raspe as laterais com uma espátula e espere um tempo para que o óleo do coco seja liberado. Bata novamente e repita o processo até obter a textura de sua preferência.
- Armazene em um pote de vidro fechado por até 2 meses em temperatura ambiente ou por 6 meses na geladeira.
- Tempo de preparo: 15 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Mixer
- Cozinha: Vegana, Vegetariana
Keywords: pasta de coco, manteiga, coco seco ralado, cremoso, barato, fácil, simples, sem açúcar
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita dessa Manteiga de Coco para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Aline Martins
Olá! posso substituir o côco industrial pelo fresco?
Bruna
Oi Aline! Caso você queira usar o coco fresco de casca marrom, é necessário secar ele antes porque qualquer umidade vai impedir que ele vire essa manteiga. Para secar, o ideal é usar um desidratador, mas também é possível fazer secar em uma temperatura bem baixinha do forno, preferencialmente com a porta entreaberta, para não correr o risco de perder a gordura. Como esse processo é demorado (leva boas horas para secar sem queimar), eu recomendo já comprar ele prontinho para evitar erros e excesso de trabalho.
Ana Carolina
Olá!
Adorei a receita. Posso usar o coco fresco para fazer essa manteiga?
O coco seco é aquele que normalmente encontramos nos supermercados?
Qual coco seco você recomenda?
Muito obrigada!
Bruna
Oi Ana Carolina! O coco ideal para usar nessa receita é o coco seco ralado que encontramos em pacotinho no supermercado. Existem de diferentes tipos, então também é necessário se atentar para que, além de seco, ele seja integral, sem açúcar e não desengordurado, já que precisamos de gordura para transformar em uma pastinha. Caso você queira usar o coco fresco de casca marrom, é necessário secar ele antes porque qualquer umidade vai impedir que ele vire essa manteiga. Para secar, o ideal é usar um desidratador, mas também é possível fazer secar em uma temperatura bem baixinha do forno, preferencialmente com a porta entreaberta. Como esse processo é demorado (leva boas horas para secar sem queimar), eu recomendo já comprar ele prontinho para evitar erros e excesso de trabalho.
Michelly
Dá certo com coco seco in natura? Ou só com coco de pacote?
★★★★★
Bruna
Oi Michelly! Se usar o coco in natura (o "seco", da casca marrom), é necessário desidratar ele antes, cuidando para não desengordurar ao mesmo tempo. No caso, o ideal seria usar um forno desidratador, ou um forno normal com a temperatura mais baixa possível e, até mesmo, com a porta entreaberta. Não é algo muito prático, por isso eu sugeri o uso do coco de pacote, com as especificações certinhas, para facilitar o processo de fazer essa pasta. É muito importante que o coco esteja seco, sem nada de umidade, mas ainda com uma boa quantidade de gordura.
Alexandre
E com o coco fresco? Aquele que ainda tem a casca verde, "viva", por fora? É possível fazer com ele?
★★★★★
Bruna
Oi Alexandre. O resultado não é o mesmo, já que o coco verde é bem úmido. Se usar a polpa dele, vira um creme de coco. A manteiga precisa ser com o coco desidratado, mas não desengordurado.
Anna
Adorei a receita! Quero mesmo um complemento para acompanhar o café. Para fazer a manteiga posso usar o coco seco resultante do leite de coco que fiz? Obrigada!
★★★★★
Bruna
Oi Anna. Que bom que gostou! Infelizmente não dá para usar o resíduo do leite de coco porque ele já não tem mais a gordura suficiente para ser transformado em manteiga.
Maíra
Oi Bruna!
Adorei a receita e vou testar aqui em casa, mas uma dúvida...
Podemos adicionar sal e temperinhos na hora de bater, para ficar uma manteiga temperada? Ou ela fica meio esquisita se formos adicionando essas coisas?
Bruna
Pode sim, Maíra. Recomendo fazer primeiro sem os temperos para que eles não influenciem na textura da manteiga/pastinha. Daí, quando estiver pastoso assim, adiciona sal e temperos e bate novamente, ajustando como preferir.
Vivian
Olá
Se eu bater com açúcar e água pode virar um “leite condensado” de coco? Fica com a consistência parecida?
Bruna
Oi Vivian. Nunca testamos, mas acredito que não fique muito parecido com leite condensado. Mais com uma calda...
ANABEL
Posso usar coco fresco, natural?
Bruna
Teria que secar ele, mas em temperatura bem baixa para manter a gordura. No texto expliquei mais sobre isso! 🙂
CARIM CRISTINA
Qual a marca do seu processador de alimentos? Vc acha a potência dele Boa?
Bruna
Oi! Atualmente eu uso um processador da KitchenAid e acho ele maravilhoso em todos os sentidos 🙂 Por ele ser mais caro, também costumo recomendar o modelo que eu tinha anteriormente, um Walita. Aqui nesse post eu falo mais sobre a questão da escolha de processadores (e outros eletroportáteis): Utensílios Domésticos: Eletroportáteis
Gabriela
Oie, vc pode me recomendar alguma marca por favor? Nenhuma das que estou habituada atende a todos os requisitos
Bruna
Oi Gabriela! A flococo (da sococo) é uma das mais fáceis de encontrar em supermercado e que funciona para essa receita. 🙂
Flávia
Bruna fiquei com um dúvida regional rsrs aqui no Nordeste chamamos coco seco aquele que muito maduro resseca e naturalmente cai do pé. Nessa receita posso usa-lo? Me pareceu que na receita o côco é desidratado? Por isso surgiu a dúvida.
Bruna
Oi Flávia! Realmente tem uma questão complicadinha quanto à nomenclatura do coco hehe, mas normalmente o coco que chamamos de coco seco (aquele com a casca marrom bem dura e polpa branca grossa, dura também) é o coco maduro, que ainda é fresco. Para fazer a manteiga de coco ele não pode estar úmido, porque isso vai impedir que vire uma pasta. Então é necessário usar ele desidratado pra essa receita. Você pode desidratar em casa, com um desidratador ou em forno em temperatura bem baixa e de preferência com a porta entreaberta pra que não queime (ele não pode desengordurar). Por isso tudo acho mais fácil já comprar ele prontinho, dentro das especificações.
Qualquer dúvida a mais que tiver pode perguntar. 🙂
Um abraço.
Bruna
Daniela de Oliveira
Acabo de fazer e ficou maravilhosa! Acrescentei 1 colher de sopa de óleo de coco para ajudar a bater, pq não estava virando pasta… meu processador tb é Kitchenaid, mas tem apenas 250W de potência, talvez seja muito fraco para q receita. Qual a potência do seu, por gentileza?
Bruna
Oi Daniela. O meu tem 240W de potência. Talvez possa ter sido a quantidade de coco usada? Ou quem sabe a marca? O % de gordura pode variar... De qualquer maneira, que bom que encontrou uma solução e funcionou! 🙂