Aprenda a fazer um Caldo de Legumes Caseiro! Receita base ideal para acrescentar sabor e nutrientes em grãos e leguminosas, como base para risotos, sopas, caldos e cremes, entre outras finalidades.

Se tem uma coisa que eu gosto de ter sempre na geladeira ou congelador (além do Molho de Tomate Assado, hehe) é um Caldo de Legumes Caseiro, também chamado de Fundo de Legumes. Ele é um ingrediente bem interessante de ser incorporado em vários tipos de preparações, comumente no lugar da água, pois fornece mais sabor e, além disso, nutrientes (afinal, é feito de vegetais).
O processo de fazer o Caldo de Legumes é bem simples: cozinhar legumes selecionados em água, com a infusão de alguns ingredientes aromáticos como ervas e temperos. O tempo de cozimento pode variar, mas, como utilizamos apenas legumes, fica em torno de 45 a 60 minutos.
Além disso, ele pode ser feito de diferentes maneiras, variando os legumes de acordo com a sua preferência ou o que você tiver em casa. Inclusive, pode ser feito com restos de vegetais que sobram de outras preparações, por exemplo. Tudo o que queremos aqui é o sabor. 🙂
Ingredientes ideais para fazer o caldo
Como eu mencionei anteriormente, você pode utilizar os mais variados legumes. Entretanto, alguns deles são extremamente recomendados, como a tradicional combinação de cebola (50%), cenoura (25%) e aipo (25%), também chamada de mirepoix.
Para aromatizar, recomenda-se o uso do, também tradicional, bouquet garni, que nada mais é do que um conjunto composto de diferentes ervas e temperos, como salsinha, tomilho, folhas de louro, grãos de pimenta e outros.
Caso você queira um caldo levemente adocicado, adicione mais cenouras, abóbora e milho, por exemplo. Caso queira um caldo mais terroso, use batatas, cogumelos e tomates.
Atenção: Nossa sugestão de ingredientes e quantidades está no final da publicação.
O que evitar no preparo do Caldo de Legumes
Algumas folhas verde escuras, como as de espinafre, podem influenciar na textura do caldo, além de deixar o sabor mais amargo. Dessa forma, é preferível evitar seu uso. Outros vegetais que devem ser preferencialmente evitados são os da família das crucíferas, como brócolis e couve flor. Entretanto, é só uma recomendação para o uso geral do caldo de legumes. Caso você vá fazer uma sopa deles, por exemplo, fique à vontade para usar o vegetal que quiser.
Como Fazer Caldo de Legumes Caseiro
Fazer caldo de legumes é muito simples: você só precisa separar os ingredientes, cortá-los em pedaços menores (o que for possível), adicionar em uma panela com água e deixar cozinhar por 45 a 60 minutos, dependendo do quão concentrado você deseja que ele fique.
Quando o caldo estiver pronto, é só coar e transferir para garrafas ou potes de vidro esterilizados.
Como Conservar
O Caldo de Legumes pode ser armazenado na geladeira por até 5 dias e no congelador por até 6 meses. Congelar o caldo é uma ótima maneira de diminuir o trabalho: você pode fazer em grandes quantidades de uma só vez para que dure por mais tempo. Uma dica é congelar em forminhas de gelo ou em potes pequenos, pois, assim, você pode descongelar somente a quantidade que precisar.
O que fazer com os legumes cozidos
Os legumes cozidos que ficam na peneira após você coar o caldo, na maioria das vezes, já não têm mais sabor, já que ele é transferido para o caldo. Caso você não queira compostar, uma boa alternativa é descartar os aromáticos e bater os vegetais usados no liquidificador ou usando um mixer de mão e usar para engrossar sopas e cremes, por exemplo.
Receitas usando o Caldo de Legumes Caseiro
- Arroz de Forno com Feijão e Vegetais
- Estrogonofe de Cogumelos e Legumes
- Risoto de Açafrão e Legumes
- Escondidinho de Lentilha
📖 Receita completa
Como Fazer Caldo de Legumes Caseiro
- Tempo Total: 70 min
- Rendimento: 3 litros 1x
Descrição
Ingredientes
- 3 litros de água
- 3 cebolas médias
- 2 cenouras grandes
- 2 talos de aipo
- 10 ramos de tomilho
- 10 talos de salsinha
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho
- 1 cravo
- 1 colher (sopa) de grãos de pimenta preta
- sobras de legumes diversos, como cascas e pedaços não utilizados em outras receitas
Instruções
-
Corte as cebolas, as cenouras e os talos de aipo (salsão) em pequenos pedaços. Adicione-os em uma panela grande junto com o restante dos ingredientes do caldo e aqueça em fogo alto. Quando ferver, reduza para fogo baixo, tampe a panela e cozinhe por 45 minutos a 1 hora.
-
Desligue o fogão e coe o caldo. Armazene em garrafas ou potes esterilizados e fechados por até 5 dias na geladeira ou congele por até 6 meses.
Notas
Os legumes cozidos que ficam na peneira após você coar o caldo, na maioria das vezes, já não têm mais sabor, já que ele é transferido para o caldo. Caso você não queira compostar, uma boa alternativa é descartar os aromáticos e bater os vegetais usados no liquidificador ou usando um mixer de mão e usar para engrossar sopas e cremes, por exemplo.
Para mais informações, leia a publicação na íntegra.
- Tempo de preparo: 10 min
- Tempo de cozimento: 60 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Cozido
- Cozinha: Vegetariana, Vegana
Keywords: caldo de legumes caseiro, fundo de legumes, caldo de legumes
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Salve a receita para mais tarde
Além de imprimir a receita, você pode usar o Pinterest para salvar ela online. Bata clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte por lá!
Camila
Esse é um daqueles preparos que parece difícil e trabalhoso, por isso demorei para testar em casa. Fiquei surpresa com a facilidade! É só cortar os legumes usados e adicionar com os aromáticos em uma panela, colocar água e deixar cozinhando. Pouquíssimo tempo de trabalho ativo. Adorei! Hoje já faço em 3 ou 4 panelas grandes para ter bastante para congelar. Congelo em potes de 1 litro. Nunca mais usei aqueles cubinhos de supermercado! Obrigada pela receita e por mostrar como é simples!
★★★★★
Bruna
Que bom saber disso, Camila! Obrigada por compartilhar a sua experiência por aqui também!!
Simone
Olá, Bruna:
Muito obrigada por compartilhar este caldo maravilhoso.
Eu fiquei interessada em fazer esta receita, só que não como alho e nem cebola. Qual orientação você me daria?
Bruna
Oi Simone. Você pode simplesmente omitir! Caso possa consumir alho-poró, é uma ótima alternativa para incrementar o caldo também, na falta dos outros ingredientes.
Natália
Oi Bruna! Nessa receita, você usa as folhas do aipo também? Ou só o talo mesmo?
Bruna
Oi Natália. Normalmente só os talos, por preferência e por gostar de usar as folhas em finalizações de pratos, hehe.
Antonio
É uma pena que o caldo de legumes industrializado seja tão venenoso. Esse caseiro é demorado e trabalhoso! Sempre que vejo receita de algum, fico me perguntando como aproveitar os vegetais que foram utilizados no preparo. Alguma dica nesse sentido?
Bruna
Oi Antonio. Realmente é uma pena o industrializado ser tão ruim. O caseiro é demorado mesmo, mas eu particularmente não acho trabalhoso porque você só precisar separar os ingredientes, cozinhar e depois coar. Com o tempo pega o jeito e fica mais natural, hehe. Quanto aos vegetais que foram usados, como eles ficam muito tempo cozinhando, todo o sabor deles é transferido para o caldo. O que eu costumo fazer para não jogar fora é usar logo em seguida em uma sopa, por exemplo, para engrossar um pouco ela. Só que é importante adicionar vegetais a mais (ou leguminosas e cereais) para o sabor.
Antonio
Obrigado pela resposta, Bruna! Eu não sabia que todo o sabor dos ingredientes era transferido para o caldo. Nesse caso, fica mais fácil descartá-los sem dó ao fim do preparo, pois já cumpriram integralmente seu papel... Mas a idéia de usar para dar uma engrossada em uma sopa é válida também. Valeu, vou tentar fazer! 🙂
Alessandra
Oi, Bruna. Fiz o caldo, realmente não é trabalhoso, só é demorado. Coloquei em forminhas de gelo e congelei. Só fiquei com uma dúvida quando for usar para fazer um risoto, quantos cubos de caldo usaria para fazer 1 litro de caldo?
Bruna
Oi Alessandra. Depende do tamanho dos seus cubos de caldo! Eu não costumo diluir para usar em preparos como o de risoto, já que a concentração de sabor é maior, mas eu diria que até a metade é seguro para ainda ficar muito bom.