O Molho de Tomate Assado é o melhor molho de tomate caseiro que você vai experimentar! Além disso, é muito simples e prático de fazer: você só precisa temperar e deixar o forno fazer o trabalho. Os sabores são intensificados e ele fica uma delícia. Use como molho para macarrão ou lasanhas e também para compor outros preparos, como ensopados e tortas salgadas.

Essa receita de Molho de Tomate Caseiro é, sem dúvida alguma, o preparo que mais fazemos em casa. Nunca falta na geladeira ou no congelador: é um item básico por aqui.
Ele fica incrível por si só compondo pratos como macarrão, molho de pizza ou lasanha, mas também pode ser adicionado em preparos como ensopados, no arroz com feijão e curries para dar um toque todo especial. Use nas mais diversas receitas, tenho certeza de que você vai se apaixonar também.
Como fazer molho de tomate caseiro
Existem muitas maneiras de fazer molho de tomate em casa, mas eu garanto que essa é a melhor por dois principais motivos: o molho fica super delicioso e demanda pouquíssimo trabalho. É um molho de tomate caseiro simples de fazer. Você vai apenas:
- Selecionar os ingredientes para o molho: tomates, cebola, dentes de alho, sal, azeite de oliva (minha recomendação, mas também pode ser outro óleo vegetal) e os temperos da sua preferência. Indico páprica defumada e pimenta-do-reino como temperos secos.
- Preparar os ingredientes: corte os tomates, a cebola, descasque os dentes de alho, regue com azeite e misture bem os temperos. Você pode fazer isso em uma vasilha ou diretamente na forma ou assadeira.
- Distribuir os ingredientes na assadeira, tentando não sobrepor um ao outro, e deixando o lado aberto dos tomates virado para cima.
- Levar para assar até que tudo fique cheiroso e murchinho, como na foto.
- Bater ou pulsar no liquidificador ou processador de alimentos até obter a textura desejada (pode ser mais liso ou com pedaços de tomate, cebola e alho). Além disso, caso queira, nesse ponto você também pode adicionar temperos frescos, como manjericão.
E é isso, está pronto. Sem mistérios e qualquer pessoa consegue fazer, mesmo quem não costuma cozinhar. 🙂
Por causa da adição de azeite de oliva, quanto mais você bater o molho, mais alaranjado ele vai ficar. Caso queira um molho com tom vermelho, use a função "pulsar" do liquidificador ou processador e faça o processo mais rapidamente. Apesar da mudança na cor, o sabor é o mesmo.
Você também pode conferir o processo de fazer o molho de tomate caseiro assado em vídeo, clicando para assistir aqui:
Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.
Algumas considerações sobre esse Molho de Tomate:
- Como ele é assado, os sabores do tomate (e seu umami natural) e dos outros ingredientes são intensificados. Não precisa se preocupar em como temperar molho de tomate - ele já fica perfeito e bem temperado pela forma de preparo. Confia em mim.
- Outra coisa com a qual você não precisa se preocupar é com como engrossar molho de tomate, já que esse fica grossinho por essência. Isso porque não usamos líquidos adicionais (como água, normalmente usada quando o molho de tomate é cozido) e também porque os ingredientes são reduzidos no forno, ficando mais secos e concentrados.
- Como tirar a acidez do molho de tomate: se quiser, adicione uma pitada de açúcar na hora de assar, ou então acrescente um pedaço de cenoura. Eu particularmente não sinto a necessidade de corrigir a acidez do molho por causa da forma com a qual o tomate é preparado (assado).
- Sobre as sementes dos tomates: para facilitar o preparo, deixo os tomates com as sementes. Elas não amargam o preparo, na minha opinião. Não sinto diferença no sabor e não me incomodo em ver elas no molho. Entretanto, caso você não possa consumir as sementes ou prefira tirar, faça o processo antes de assar.
- Não é necessário retirar a pele do tomate. Você só vai cortar e levar para assar. Sem complicação!
Como armazenar, conservar e congelar o molho de tomate caseiro
Depois de pronto, você pode armazenar o molho de tomate em potes, preferencialmente esterilizados. Pode ser de vidro ou de plástico, em qualquer formato.
Conserve na geladeira em pote fechado por até uma semana.
Para congelar, sugiro usar potes menores ou sacos do tipo ziplock, medindo por porção o tanto que você costuma usar em um preparo ou no período de até uma semana (que é o tempo em que ele fica bom na geladeira). Outra boa opção é congelar em forminhas de gelo (como mostramos no vídeo), especialmente se você usar o molho como um ingrediente adicional em preparos. Em qualquer situação, pode ficar congelado por até 6 meses. Para descongelar, você pode subir o recipiente para a geladeira ou aquecer no fogão ou no microondas.
Use em tudo!
Nosso Molho de Tomate Caseiro pode ser usado para macarrão, para pizza, lasanhas, arroz de forno, escondidinhos e qualquer preparo que leve molho de tomate. Ele substitui bem e deixa um sabor muito gostoso. É melhor do que qualquer molho de tomate pronto!
Como já mencionei, ele também compõe outros preparos. Experimente adicionar algumas colheres na sopa, por exemplo. Fica muito especial!
Algumas receitas com nosso Molho de Tomate Caseiro Assado:
- Escondidinho de Lentilha e Legumes
- Estrogonofe de Grão de Bico
- Arroz de Forno com Feijão e Vegetais
- Curry de Grão de Bico e Couve Flor
- Macarrão de uma Panela Só com Vegetais
Receita de Molho de Tomate Caseiro:
Print📖 Receita completa
Molho de Tomate Caseiro Assado
- Tempo Total: 60 min
- Rendimento: aproximadamente 750 ml 1x
Descrição
O Molho de Tomate Assado é o melhor molho de tomate caseiro que você vai experimentar! Além disso, é muito simples e prático de fazer: você só precisa temperar e deixar o forno fazer o trabalho. Os sabores são intensificados e ele fica uma delícia. Use como molho para macarrão ou lasanhas e também para compor outros preparos, como ensopados e tortas salgadas.
Ingredientes
- 1 kg de tomates*
- 1 cebola grande, sem casca
- 4 dentes de alho
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1/2 colher (chá) de açúcar ou uma rodela de cenoura (opcional)
- ervas frescas (opcional)
Instruções
-
Preaqueça o forno a 180 graus. Prepare uma assadeira e reserve.
-
Corte cada um dos tomates em quatro partes iguais (ou em duas, caso eles sejam menores). Descasque a cebola e corte em partes iguais. Descasque os dentes de alho.
-
Em uma tigela, junte os tomates, a cebola, os dentes de alho, o sal, a páprica defumada, o azeite de oliva e o açúcar ou cenoura (caso opte por usar). Misture tudo e, em seguida, distribua na assadeira previamente reservada. Cuide para deixar a parte aberta dos tomates virada para cima.
-
Asse por 40 minutos a 1 hora, até que os tomates estejam murchos.
-
Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e, depois, bata tudo no liquidificador ou processador de alimentos. Caso resolva usar ervas frescas (como manjericão e orégano), adicione-as à assadeira pouco antes de tirá-la do forno. É importante para que elas não queimem. Quanto mais você bater, mais liso o molho vai ficar. Caso queira um molho de tomate com pedaços, use a função "pulsar".
-
Está pronto. Guarde o molho de tomate em um pote de vidro fechado na geladeira por até 10 dias ou no congelador por até 6 meses.
Notas
Caso precise de mais instruções sobre o preparo ou armazenamento, leia o texto na íntegra.
Você pode usar qualquer tipo de tomate. Gostamos de tomates do tipo italiano ou roma, pois eles contêm menos água.
A adição de açúcar ou cenoura na receita é opcional, no caso de você sentir a necessidade de corrigir a acidez do molho. Sugiro testar sem, pois o método de preparo (assado) do molho tende a resolver a questão por si.
- Tempo de preparo: 10 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Categoria: Receitas Básicas
- Método: Assado
- Cozinha: Saudável
Keywords: molho de tomate, tomate assado, molho de tomate assado, molho de tomate caseiro, como fazer, natural, simples, fácil, no liquidificador
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita desse Molho de Tomate Caseiro para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Andrea
Olá! Obrigada pelo artigo mas eu tenho uma pergunta ⁉️
Como posso fazer para que a conserva do molho de tomate 🍅 dure uns 3 meses? 🤔 Existe alguma coisa que eu possa adicionar? Obrigada desde já 🙏
Bruna
Oi Andrea. Infelizmente eu não tenho muito conhecimento em conservas, por isso, vou ficar devendo a resposta. Porém, como uma alternativa para fazer durar mais, você pode congelar esse molho de tomate por até 6 meses! Basta adicioná-lo em um pote fechado apto para freezer ou usar saquinhos herméticos. Quando quiser usar, é só descongelar na geladeira ou diretamente na panela. Desculpa por não conseguir ajudar mais!
Gil Carlos
Farei amanhã este molho.
Mas me conta, onde compro esta firma de gelo com tampa?
Rsrsrs
Obrigado
Bruna
Oi Gil. Espero que goste do molho assim! 🙂 Sobre a forma de gelo, comprei em um supermercado há alguns anos já, mas sei que tem algumas opções online também como essa. O preço varia demais, é bom dar uma pesquisada!
Sonia Rodrigues
Bruna Abençoada! Gratidão por compartilhar essa preciosidade!
Eu sempre faço no forno o tomate seco. O procedimento é o mesmo, mas nunca havia me atentado em transformá-lo em molho. Vou fazer em breve.
Deus te abençoe!!!
Sonia Rodrigues
Bruna
Fico muito feliz em saber disso, Sonia! Espero que você goste do molho assim também. Obrigada pela mensagem e pelo carinho!!
nanda
combina com tudo de tão delicioso que é!!! perfeito e prático
★★★★★
Julia
Simplesmente perfeita essa receita! Super fácil de fazer e fica dilicinha!
★★★★★
Bruna
Fico muito feliz que tu gosta do molho! Obrigada pela mensagem, Julia! 🙂
Júlia
Fiz pra família e ficou um sucesso! Usamos inclusive como molho pra pizza e pro macarrão. Aprovadíssimo!
★★★★★
Bruna
Fico tão feliz em saber que vocês gostaram, Júlia! Muito obrigada pelo comentário e pela avaliação da receita 🙂 Um abraço!
Aline
Esse molho é sensacional! serve pra tudo, e nenhum molho pronto se compara em sabor. Nem fazendo o molho na panela com tomate pelado ou passata fica tão bom.
★★★★★
Bruna
Fico tão feliz que tu tenha gostado tanto assim do molho, Aline! Muito obrigada pelo comentário! 🙂
Clarissa Boaventura
O molho foi rápido de fazer e ficou delicioso! E rendeu muito!
Bom trabalho !!!
Obrigada
★★★★
Bruna
Fico feliz que tenha gostado, Clarissa! Obrigada pelo feedback 🙂
Mariluce Magnani
Você tira a semente do tomate para fazer o molho ou não?
Bruna
Oi Mariluce! Não tiro as sementes. Só tiro aquela parte branca onde ficava o cabinho do tomate e de resto uso ele todo. 🙂
Rosimary
Olá Bruna.
Gostaria de saber a quantidade de tomate e cebola.
Bruna
Oi Rosimary! As quantidades de cada ingrediente foram fornecidas na publicação. 🙂