O homus de pimentão vermelho assado, feito com base de grão-de-bico, é muito saboroso. Fácil de fazer, leva ingredientes simples e nutritivos. É ótimo para servir com palitos de legumes frescos, para passar no pão ou para acompanhar refeições diversas.

Tópicos abordados no artigo
Eu adoro pastinhas de leguminosas. Elas são práticas, nutritivas e super versáteis, perfeitas para o dia a dia. O homus de grão-de-bico tradicional é um dos preparos mais repetidos aqui de casa, mas preciso confessar que meu sabor preferido é esse de pimentão vermelho assado. Sempre que como, fico querendo distribuir para todo mundo de tão gostoso que ele é.
Por que você vai adorar esta receita
O homus de grão-de-bico com pimentão vermelho assado é:
- Delicioso: A doçura dos pimentões vermelhos assados combina perfeitamente com o sabor do grão-de-bico, o toque de tahine e a acidez do limão, criando um sabor único e delicioso com pouco esforço.
- Fácil de fazer: A receita é fácil de seguir e não requer técnicas culinárias avançadas. Basta assar os pimentões (ou comprá-los já assados) e bater todos os ingredientes em um processador de alimentos ou liquidificador.
- Prático: Pode ser preparado com antecedência e armazenado na geladeira, tornando-o conveniente para lanches rápidos e complemento de refeições diversas.
- Saudável: O homus é uma excelente fonte de proteínas vegetais, fibras, vitaminas e minerais. O grão-de-bico fornece proteínas e fibras, enquanto o pimentão vermelho é rico em vitamina C e antioxidantes e o tahine é uma excelente fonte de gorduras boas e cálcio. Além disso, é naturalmente vegano e sem glúten, adequado para pessoas com diferentes preferências ou restrições alimentares.
- Versátil: A receita pode ser ajustada facilmente para diferentes gostos, adicionando mais ou menos temperos. Além disso, a pasta pode ser usada de diferentes maneiras, desde o café da manhã até o jantar (sugestões estão listadas a seguir).
Notas sobre os ingredientes
- Grão-de-bico: Para esta receita, é importante usar a leguminosa já cozida. Você pode cozinhar o grão-de-bico em casa ou usar grão-de-bico em conserva (preferencialmente sem adição de sal e outros ingredientes).
- Pimentão vermelho: O pimentão vermelho é assado para intensificar seu sabor e reduzir a quantidade de umidade. Você pode assá-lo em casa (no forno ou na air fryer) ou, caso queira encurtar o tempo de preparo, usar pimentões vermelhos assados comprados prontos (nesse caso, descarte o caldo e passe o pimentão na água corrente por alguns segundos antes de adicionar na receita).
- Tahine: A pasta de gergelim é um ingrediente típico do homus e combina super bem com o sabor dos pimentões. Ela fornece gorduras boas e deixa a pasta mais cremosa e aveludada. Não indico substitutos. Você pode comprar pronto ou fazer tahine em casa.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer homus de pimentão vermelho assado
Passo 1: Assar os pimentões
Comece assando os pimentões vermelhos. Para isso, coloque-os inteiros em uma assadeira e asse em forno preaquecido até que fiquem murchos e a pele tenha partes pretas. Leva cerca de 30 minutos.
Retire-os do forno e coloque-os em um recipiente fechado para que esfriem um pouco. Em seguida, abra o recipiente, descasque os pimentões e retire os talos, os miolos e as sementes.
Passo 2: Misturar todos os ingredientes
Adicione os pimentões assados em um processador de alimentos junto com o tahine, o suco de limão e o azeite de oliva. Processe rapidamente até que todos os ingredientes estejam incorporados.
Adicione, então, o grão-de-bico, o sal, o alho em pó e a pimenta-do-reino. Bata até obter uma pasta homogênea. Caso seja necessário, adicione um pouco de água (ou caldo de cozimento do grão-de-bico) para ajudar a bater e ajuste os temperos.
Observação sobre o aparelho usado
Eu gosto de usar o processador de alimentos para fazer pastinhas do tipo, mas, se preferir, ela também pode ser preparada usando um liquidificador. Siga as etapas da maneira indicada e raspe as laterais do aparelho com uma espátula para garantir que tudo fique bem misturado.
Vídeo da receita
Assista ao vídeo da receita aqui e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube para receber as últimas novidades.
Dica adicional
- Não é necessário retirar a casca do grão-de-bico para fazer a receita, como no preparo tradicional. Elas costumam ficar bem batidas. Caso você queira retirá-las, siga as dicas fornecidas na receita de homus de grão-de-bico tradicional, em que cozinhamos o grão-de-bico com bicarbonato de sódio por alguns minutos para deixar os grãos mais macios ainda.
Armazenamento e conservação
Guarde o homus em um recipiente fechado na geladeira por até 1 semana.
Para congelar, separe em porções individuais (do tamanho que você costuma consumir) e congele, em um recipiente fechado, por até 3 meses. Para descongelar, transfira o recipiente para a geladeira na noite anterior ao consumo.
Sugestões de consumo e de acompanhamentos
Tem muitas maneiras de consumir o homus de pimentão vermelho assado. As minhas preferidas são como:
- Acompanhamento para pães e torradas, com uma camada generosa espalhada por cima. Se quiser crocância adicional, nossa receita de granola salgada vai super bem com ele.
- Recheio de sanduíches e wraps, como alternativa mais saudável e nutritiva para molhos como maionese.
- Dip ou petisco para croquetes ou bolinhos vegetais, como bolinhos de lentilha ou falafel.
- Complemento para as refeições principais do dia a dia, como o tabule de quinoa, o mingau de aveia salgado ou como base para batatas assadas ou outros tubérculos e legumes assados ou grelhados.
Estas são algumas das nossas receitas que combinam super bem com o homus:
Receba os novos conteúdos do Plantte no seu email!
Cadastre-se na nossa newsletter para receber novas receitas e ficar por dentro das novidades.
Receita completa
Homus de Pimentão Vermelho Assado
Ingredientes
- 2 unidades pimentões vermelhos (grandes)
- ¼ xícara tahine (pasta de gergelim)
- ¼ xícara suco de limão
- ¼ xícara azeite de oliva
- 2 xícaras grão-de-bico cozido (escorrido)
- 2 colheres (chá) sal
- 1 colher (chá) alho em pó
- pimenta-do-reino moída (a gosto)
Modo de Preparo
- Comece assando os pimentões vermelhos. Para isso, coloque-os inteiros em uma assadeira e asse em forno preaquecido até que fiquem murchos e a pele tenha partes pretas. Leva cerca de 40 minutos. Enquanto isso, separe e prepare o restante dos ingredientes da lista.
- Quando os pimentões estiverem assados, retire-os do forno e coloque-os em um recipiente fechado para que esfriem um pouco. Em seguida, abra o recipiente, descasque os pimentões e retire os talos, os miolos e as sementes.
- Adicione os pimentões assados em um processador de alimentos junto com o tahine, o suco de limão e o azeite de oliva. Processe rapidamente até que todos os ingredientes estejam incorporados.
- Adicione, então, o grão-de-bico, o sal, o alho em pó e a pimenta-do-reino. Bata até obter uma pasta homogênea. Caso seja necessário, adicione um pouco de água (ou caldo de cozimento do grão-de-bico) para ajudar a bater e ajuste os temperos.
Vídeo
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Algo incrível está chegando!
Em breve, uma nova maneira de ter receitas exclusivas e cardápios semanais práticos e deliciosos! Fique por dentro de tudo e aproveite conteúdos exclusivos para facilitar sua rotina na cozinha.
Cadastre-se na nossa lista de e-mails para ser avisado da novidade!
Brenda says
Sensacional! Melhor sabor de hummus que já provei!
Bruna says
Que bom saber disso, Brenda! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente!