Brownie de Feijão

O Brownie de Feijão é um doce nutritivo e delicioso. Com casquinha por fora e molhadinho por dentro, é fácil de fazer. É também vegano, sem glúten e sem farinha.

3 pedaços de brownie de feijão empilhados

Brownie é certamente o meu doce preferido. Eu amo esse bolinho denso, bem molhadinho por dentro e com uma casquinha crocante por fora. E eu amo também adicionar mais nutrientes nas receitas que faço, por isso, o feijão entrou nessa receita no lugar da farinha. Se você nunca provou um doce com feijão, confia em mim e experimenta essa receita. Fica uma delícia!

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Além da adição do feijão, eu também optei por deixar esse brownie mais saudável usando pasta de amêndoas caseira como gordura e umidade da receita, ou seja, temos um brownie sem óleo, sem leite e sem ovos. Você pode substituir ela por pasta de amendoim ou pasta de castanha de caju, por exemplo, caso prefira. Também temos zero necessidade de adicionar um substituto para leite e ovos aqui, já que a combinação de ingredientes cumpre a função dos mesmos na receita.

Também não adicionamos farinha, e a estrutura dos brownies é graças à aveia, ao açúcar e ao cacau em pó. Eu gosto muito de usar o açúcar demerara em brownies porque ele ajuda a deixar a casquinha mais crocante, e também fornece doçura sem marcar o sabor.

ingredientes do brownie de feijão fit

E para fazer é muito simples!

Eu gosto de usar o processador de alimentos pra isso. Começamos transformando o açúcar e a aveia em flocos em uma mistura bem fininha, como uma farinha. Em seguida, adicionamos o feijão preto cozido (e sem o caldo), o sal e o cacau em pó (sempre de boa qualidade) e batemos até a mistura ficar bem homogênea. Não queremos nenhum pedacinho de feijão, então pare o processador e raspe das laterais dele algumas vezes, caso seja necessário. Você também pode fazer tudo isso até aqui usando o liquidificador.

Adicionamos agora a pasta de amêndoas, o extrato de baunilha e o bicarbonato de sódio no processador de alimentos e batemos até tudo ficar bem misturado. É bem rápido. Como a massa fica bem densa e pesada, é importante cuidar para não exigir demais do seu aparelho. Se preferir ou estiver usando o liquidificador, transfira a massa para uma vasilha e misture esses ingredientes com uma colher.

Por fim, retiramos a lâmina do processador e misture o chocolate em gotas e as nozes picadas. Distribuímos em uma forma ou assadeira (eu uso de 18×18 cm) e levamos para assar. No meio do tempo, recomendo tirar do forno, bater na bancada ou numa tábua e levar para assar novamente por mais alguns minutinhos. Isso faz com que ele fique mais molhadinho e denso. O tempo para assar varia de acordo com o seu forno, no meu leva cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito: quando inserido no brownie, deve sair úmido, enquanto a casquinha por fora deve estar firme e crocante.

massa de brownie de feijão no processador e na forma

Espere alguns minutos antes de desenformar (pois ele continua cozinhando por um tempo fora do forno) e deixe esfriar completamente antes de cortar. Com isso, evitamos que o brownie quebre. Corte em quantos pedaços preferir e sirva.

Ele é muito gostoso por si só, mas você também pode incrementar com uma calda de chocolate ou sorvete de baunilha, por exemplo. Fica uma delícia de qualquer maneira.

brownie de feijão desenformado e cortado

Outras receitas relacionadas:

3 pedaços de brownie de feijão empilhados

Receita de Brownie de Feijão:

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Brownie de Feijão


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 10 min
  • Cook Time: 25 min
  • Total Time: 35 min
  • Yield: 9 pedaços médios 1x
  • Diet: Vegan

Description

O Brownie de Feijão é um doce nutritivo e delicioso. Com casquinha por fora e molhadinho por dentro, é fácil de fazer. É também vegano, sem glúten e sem farinha.


Scale

Ingredients

  • 1 + 1/2 xícara de feijão preto cozido, sem o caldo (apenas os grãos)
  • 1 xícara de açúcar demerara (ou outro)
  • 1/3 de xícara de aveia em flocos
  • 1/4 de xícara de cacau em pó
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 1/3 de xícara de pasta de amêndoas (de amendoim, castanha de caju ou outra)
  • 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de chocolate em gotas ou picado (opcional)
  • 1/2 xícara de nozes picadas (opcional)

Instructions

  1. Preaqueça o forno a 200 graus. Unte uma forma ou assadeira de 18×18 cm e reserve.
  2. Em um processador de alimentos, bata o açúcar e a aveia em flocos até que fiquem bem fininhos, com a textura de uma farinha.
  3. Adicione o feijão, o sal e o cacau em pó e bata novamente, até que a mistura fique bem cremosa e você não consiga ver nenhum pedaço de feijão (ou sua casquinha).
  4. Adicione a pasta de amêndoas, o extrato de baunilha e o bicarbonato de sódio e bata rapidamente, até misturar todos os ingredientes. A massa fica bem densa e pesada.
  5. Retire a lâmina do processador e incorpore o chocolate em gotas e as nozes picadas.
  6. Distribua bem a massa na forma preparada e reservada e leve para assar por 10 a 15 minutos. Retire do forno, bata a forma em uma bancada ou tábua, e leve para assar novamente por mais 5 a 10 minutos, até que o brownie tenha uma casquinha por fora, mas ainda esteja úmido por dentro.
  7. Espere alguns minutos antes de desenformar e deixe esfriar completamente antes de cortar.

Notes

O brownie pode ser armazenado em um pote fechado e mantido fora da geladeira por 3 dias, dentro da geladeira por 1 semana e congelado por até 3 meses.

  • Category: Doces
  • Method: Assado
  • Cuisine: Americana

Keywords: brownie de feijão, feijão preto, saudável, vegano, sem glúten, fit, sem farinha, aveia, funcional, casquinha crocante, molhadinho, fácil, simples

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Brownie de Feijão Fit para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

3 pedaços de brownie de feijão empilhados

9 Comments

  1. Ariane Bettim

    Adorei a receita! Ansiosa por esse brownie com casquinha e saudável! só esperando a colheita de feijões orgânicos, pra eu ficar mais feliz! ^^ obrigada!

  2. Anna Cristina

    Oi Bruna. Que delicia saber que este doce é nutritivo, alem de gostoso
    Vou fazer
    So uma pergunta
    Por que tem que bater na tabua depois de 10 minutos de forno?
    Parabens pelas receitas!

    • Oi Anna. Muito obrigada!! 🙂
      Bater na tábua ajuda a tirar qualquer ar que possa ter aparecido enquanto assava. Isso faz ele ficar mais “molhadinho” e com a textura densa, assim como nas fotos. É uma técnica que gosto de usar quando quero brownies desse jeitinho.

  3. Esse brownie é simplesmente maravilhoso!! Já fiz três vezes e em todas ficou simplesmente perfeito. Obrigada pela receita!!

  4. Posso usar adoçante no lugar do açúcar ?

    • Não sei dizer, Amanda, nunca testei. Mas certamente vai mudar um pouco a estrutura e não vai ficar com a mesma casquinha. Quanto ao sabor, imagino que fique ok! 🙂

  5. Oi Bruna, a receita parece incrivel e as fotos lindissimas! Sobre a possibilidade de congelar o brownie, como voce
    descongela ele?

    • Oi Bia. Muito obrigada!! Eu descongelo tanto colocando direto do congelador pro forno, como também colocando na geladeira na noite anterior caso já esteja no meu plano comer no dia seguinte, hehe. Só não gosto de usar o microondas nesse caso porque altera a textura do brownie. 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*