A vitamina de manga com leite de coco na tigela é refrescante, deliciosa e nutritiva. Naturalmente adoçada, é perfeita para o café da manhã ou como lanche a qualquer hora do dia. Cremosa e versátil, pode ser servida com uma variedade de acompanhamentos, como granola e coco em fitas. É fácil de preparar e fica pronta em minutos!

Tópicos abordados no artigo
Vitaminas na tigela são muito parecidas com as vitaminas de beber, com a diferença de que levam menos líquido (normalmente leite) e, assim, ficam com a textura mais espessa e cremosa, ótima para ser consumida como um creme.
E uma das coisas que eu mais gosto de preparar para doce ou lanche no verão é um creme de fruta gelado, refrescante e delicioso. Essa receita combina manga com leite de coco e gengibre e, além de deliciosa, é simples de preparar.
Notas sobre os ingredientes
Para fazer essa vitamina de manga na tigela, você vai precisar de:
- Manga: É importante usar a fruta congelada. A manga congelada proporciona maior cremosidade para o preparo, além de deixar o creme bem geladinho, ótimo para refrescar no calor. Você pode comprar ela já congelada ou congelar em casa, abrindo a fruta, tirando o caroço e, se quiser, a casca, e cortando em pedaços menores para facilitar na hora de usar.
- Leite de coco: Eu gosto de usar o leite de coco caseiro, mas você também pode usar o industrializado se preferir. Iogurte de coco, creme de coco ou polpa de coco verde batida também funcionam.
- Gengibre em pó: O gengibre traz um toque de sabor sutil, porém distinto, que complementa a doçura natural da manga. Fica muito melhor com ele!
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer vitamina de manga na tigela
Fazer esse creminho é muito fácil. Basta colocar todos os ingredientes no processador de alimentos e bater até obter um creme liso.
Se necessário, desligue o aparelho de vez em quando e raspe as laterais com uma espátula para ajudar a misturar os ingredientes. Continue batendo até ficar homogêneo. Ajuste a quantidade de leite conforme a textura desejada.
Observação sobre o utensílio usado
Para vitaminas na tigela, recomendo o uso de um processador de alimentos, pois ele é ideal para preparos como esse, que levam pouco líquido em comparação aos demais ingredientes (como as frutas congeladas). Ele torna o processo mais prático e rápido, permitindo maior controle sobre a textura espessa e cremosa, característica dessa receita. Além disso, o processador aquece menos, ajudando a manter a textura ideal da vitamina.
Se você não tiver um processador de alimentos, pode usar um liquidificador. Nesse caso, uma dica é adicionar o líquido aos poucos e ir ajustando até obter a textura desejada. Outra opção é dar uma pausa durante o preparo para raspar as laterais do liquidificador, ajudando a misturar tudo de forma mais uniforme.
Se o seu liquidificador for de alta velocidade, comece na velocidade baixa e depois vá aumentando gradualmente para a alta. Isso ajuda a misturar bem os ingredientes, especialmente quando você está usando uma quantidade menor de líquido em relação aos outros ingredientes.
Armazenamento e conservação
Vitaminas na tigela são mais saborosas quando consumidas frescas, logo após o preparo, quando ainda estão bem espessas e cremosas. Caso sobre, guarde em um recipiente hermético na geladeira por até 2 dias. Nesse caso, ela pode ser consumida como uma vitamina no copo. Note que, após esse tempo, ela ficará menos cremosa, perderá um pouco do sabor fresco e pode sofrer alteração na cor.
Se for armazenar por mais tempo, congele a vitamina. Uma dica é usar uma forma de gelo para facilitar o descongelamento. Ao consumir, basta bater os cubos de vitamina congelada com um pouco de líquido adicional (como seu leite preferido ou água) no processador de alimentos para retornar à textura cremosa.
Sugestões de consumo e acompanhamentos
A vitamina de manga na tigela é uma opção deliciosa e versátil, ideal para o café da manhã ou como lanche a qualquer hora do dia. Para deixá-la ainda mais completa e saborosa, aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos:
- Granola: A granola adiciona crocância e deixa a refeição mais nutritiva. Confira algumas opções de receitas abaixo.
- Coco: O coco em fitas ou o coco ralado (fresco ou desidratado) dá um toque tropical e é uma excelente fonte de fibras e gorduras boas.
- Nibs de cacau: Para um toque de chocolate com bastante crocância e um sabor marcante.
- Pastas de oleaginosas e sementes: Pastas integrais, como a de amendoim ou amêndoas, são ótimas opções para adicionar sabor e gorduras saudáveis.
Confira algumas das receitas sugeridas para acompanhar:
Variações
Você pode personalizar sua vitamina com alguns ingredientes extras ou substituições, de acordo com suas preferências. Essas são algumas sugestões:
- Proteínas: Aumente o teor de proteína da vitamina adicionando sua proteína em pó preferida (ou whey), um pedaço de tofu macio ou algumas colheres de iogurte proteico. Você pode bater tudo junto no processador de alimentos ou misturar depois (com exceção do tofu, que precisa ser batido).
- Fibras: Para mais fibras, você pode incluir aveia em flocos ou farelo de aveia ou sementes variadas, como sementes de chia ou hemp seeds.
- Nutrientes: Se quiser adicionar mais nutrientes, experimente colocar um punhado de couve ou espinafre-baby (escaldados ou branqueados). O sabor não muda muito, tornando essa uma boa opção para incluir facilmente na rotina, mas a cor da vitamina ficará diferente. Bata bem para evitar grandes pedaços no creme.
- Doçura: Eu acho a vitamina doce o suficiente por conta das frutas maduras, mas se você preferir um toque mais doce, pode adicionar adoçantes líquidos como melado de cana ou mel (se não for vegano).
Em todos os casos, lembre-se de que ajustes na receita podem ser necessários para atingir a textura ou sabor desejado.
Receba os novos conteúdos do Plantte no seu email!
Cadastre-se na nossa newsletter para receber novas receitas e ficar por dentro das novidades.
Receita completa
Vitamina de Manga com Coco na Tigela
Ingredientes
- 3 xícaras manga (em cubos, congelada)
- ½ xícara leite de coco caseiro ((ou outro))
- ⅛ colher (chá) gengibre em pó
Modo de Preparo
- Separe e prepare todos os ingredientes conforme indicado na lista.
- Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos e bata até obter um creme liso. Se necessário, desligue o aparelho de vez em quando e raspe as laterais com uma espátula para ajudar a misturar os ingredientes. Continue batendo até ficar homogêneo. Ajuste a quantidade de leite conforme a textura desejada. Sirva em seguida.
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Algo incrível está chegando!
Em breve, uma nova maneira de ter receitas exclusivas e cardápios semanais práticos e deliciosos! Fique por dentro de tudo e aproveite conteúdos exclusivos para facilitar sua rotina na cozinha.
Cadastre-se na nossa lista de e-mails para ser avisado da novidade!
Camila says
Acabei de ver a receita e já fiz porque tinha manga congelada (sempre tenho) e leite de coco. Ficou muito gostoso!! Misturei bastante coco ralado depois de pronto e estou comendo sem parar.
Bruna says
Que bom que gostou, Camila! Ótima ideia misturar o coco ralado no creme. Que delícia!! Obrigada pela mensagem!