Os bolinhos de grão-de-bico com amendoim são deliciosos, práticos, versáteis e fáceis de preparar. Podem ser servidos como prato principal, petisco ou parte de um bowl completo, sendo perfeitos para variar os preparos com leguminosas no dia a dia.

Tópicos abordados no artigo
Comentário da Bruna
Se você ainda não usou amendoim em bolinhos salgados, chegou a hora. Fica bom demais! A combinação de grão-de-bico com amendoim foge do tradicional e é deliciosa. Traz um sabor marcante, uma textura única e ainda é super nutritiva.
Faço bastante essa receita aqui em casa quando quero variar os preparos com leguminosas ou preciso de algo prático para a semana, mas com uma carinha diferente e especial.
Os bolinhos são bem simples de preparar e você pode moldar em diferentes formatos. Eles ficam ótimos no pão, servidos como hambúrguer, mas também vão super bem com saladas ou bowls. E se quiser um petisco diferente, é só fazer em tamanho menor e servir com um molho cremoso. Sempre funciona!
Notas sobre os ingredientes
Para fazer essa receita, você vai precisar de:
- Grão-de-bico: É a base dos bolinhos. Precisa estar cozido, de preferência sem sal adicionado, com o caldo escorrido e bem seco. Você pode cozinhá-lo em casa. Caso use o enlatado, enxágue e seque bem antes de usar.
- Pasta de amendoim: Oferece um sabor rico que complementa o umami do molho de soja, além de contribuir com umidade e liga. Escolha uma pasta de amendoim pura, sem aditivos como óleos ou açúcares. Você pode prepará-la em casa, se preferir. Certifique-se de que esteja bem misturada e com consistência cremosa.
- Quinoa: Deve estar cozida e com sabor neutro (sem temperos fortes). Pode ser branca ou tricolor. Contribui para a textura e torna a refeição mais completa e satisfatória. Gosto de usar quinoa porque seus grãos são pequenos e se integram bem na massa. Se quiser substituir por arroz cozido, que é maior, pode ser interessante adicioná-lo ao processador para quebrar um pouco os grãos.
- Amendoim torrado: O ideal é utilizar amendoim torrado e sem sal. Se estiver com casca, retire antes de processar. Ele adiciona textura e sabor marcante à receita.
- Temperos: A salsinha fresca traz um toque de frescor, e o molho de soja fornece o sal e umami. Alguns molhos de soja são mais salgados do que outros. Eu uso um suave, com menos sódio. Recomendo que você adicione o molho aos poucos para não correr o risco de deixar os bolinhos muito salgados.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Como fazer bolinhos de grão-de-bico com amendoim
Estes bolinhos são muito fáceis de preparar! O processo acontece em algumas etapas simples:
- Triture o grão-de-bico e o amendoim em um processador de alimentos até que eles estejam quebrados em pedaços menores, mas sem transformar em uma pasta.
- Combine o restante dos ingredientes, transferindo a massa triturada para uma vasilha com os demais ingredientes da receita. Misture bem até obter uma massa firme, que forme bolinhos com facilidade. Se necessário, ajuste com um pouco mais de pasta de amendoim.
- Modele no formato desejado e asse.
As instruções detalhadas estão no cartão da receita, no final do artigo.
Observação sobre os utensílios usados
- Processador de alimentos: Ideal para bater o grão-de-bico junto com o amendoim torrado, pois permite um controle melhor do nível de trituramento, evitando que a mistura vire uma pasta. Caso não tenha um processador, você pode usar o liquidificador na função “pulsar”, mas com mais cuidado. Um mixer de mão também é uma alternativa, oferecendo maior controle da textura, mas pode dar um pouco mais de trabalho.
- Assadeira: Para assar os bolinhos, prefira uma assadeira grande com bordas baixas, pois isso ajuda a garantir um assado mais uniforme e facilita o monitoramento enquanto assam. Se possível, use uma assadeira antiaderente para evitar que grudem, ou forre-a com papel antiaderente para um resultado similar.
Para sugestões de produtos, confira nossos itens recomendados para fazer bolinhos e hambúrgueres.
Dicas adicionais
- Mexa bem a pasta de amendoim: A pasta de amendoim natural tende a separar, com o óleo subindo para o topo. Certifique-se de misturá-la bem no recipiente antes de medir a quantidade necessária para a receita. A consistência ideal é cremosa e fluida, não seca como o fundo do pote.
- Textura da massa: Por não levar ovo nem farinha, pode ser um pouco mais difícil encontrar a textura certa da massa dos bolinhos, especialmente se a pasta de amendoim não estiver muito cremosa. Use as mãos limpas para misturar e vá pressionando com os dedos até que tudo fique bem unido. Se precisar, adicione mais um pouco de pasta de amendoim.
- Tamanho uniforme: Para porções mais uniformes, use uma xícara medidora ou uma balança de cozinha para dividir a massa em partes iguais.
- Evite assar demais: O tempo de forno pode variar. Retire os bolinhos assim que estiverem firmes e dourados. Assar por tempo demais pode deixá-los secos e quebradiços.
Armazenamento e conservação
- Geladeira: Os bolinhos assados podem ser armazenados em um recipiente fechado na geladeira por até 5 dias.
- Congelamento: Os bolinhos de grão-de-bico podem ser congelados por até 3 meses. Para isso, molde-os e coloque sobre uma assadeira ou prato raso forrado com papel antiaderente. Leve ao congelador até que fiquem firmes e, então, transfira para um recipiente ou saco próprio para freezer. Recomendo usar sacos de silicone reutilizáveis ou sacos tipo ziploc com fechamento hermético para economizar espaço no freezer. O descongelamento pode ser feito diretamente no forno ou na air fryer se for assar. Nesse caso, o tempo de cozimento será um pouco mais longo.
- Reaquecimento: Para manter a textura crocante, recomendo reaquecer no forno, na air fryer ou em frigideira com um pouco de óleo. Também é possível usar o micro-ondas, embora a textura fique mais macia.
- Massa crua: A massa dos bolinhos pode ser preparada com antecedência e moldada apenas no momento de cozinhar. Muitas vezes faço isso para adiantar o preparo em um dia e finalizar no outro. A massa crua pode ser mantida na geladeira por até 5 dias.
Sugestões de consumo e acompanhamentos
Estes bolinhos são bem versáteis e podem ser usados de várias formas: como prato principal, lanche ou aperitivo. Aqui vão algumas ideias para incluir no dia a dia:
- No pão, como hambúrguer, com seus acompanhamentos preferidos. Eu gosto de servir com maionese de tofu e alguns vegetais ou folhas verdes. Para completar, uma porção de batatas assadas ou chips de leguminosas deixa tudo ainda mais gostoso.
- Com salada, se quiser uma refeição mais leve. Fica ótimo com salada verde, salada de repolho ou salada de grãos.
- Como petisco, em versão menor, servido com algum molho cremoso ou pastinha, como uma maionese temperada, molho de iogurte ou até mesmo pesto.
- Com componente de um bowl completo, junto com legumes e outros acompanhamentos da sua preferência. Os bolinhos funcionam bem como fonte de proteína vegetal em uma refeição equilibrada.
Confira algumas das receitas sugeridas:
Variações
- Cozimento: Além de assar os bolinhos no forno, você também pode assá-los na air fryer ou fritá-los. Para a air fryer, recomendo assar a 180°C por cerca de 20 minutos, conferindo na metade do tempo, que pode variar de acordo com seu aparelho.
- Formato: A mesma massa pode ser moldada de outras formas. Faça bolinhas para usar como almôndegas ou molde no formato de hambúrgueres para servir com pão. Só lembre de ajustar o tempo de cozimento conforme o tamanho e o formato.
- Temperos: Varie os sabores da receita adicionando temperos e ervas diferentes, como cominho, curry, za'atar ou coentro. Assim, mesmo com a mesma base, o resultado final ganha novas camadas de sabor.
Receba os novos conteúdos do Plantte no seu email!
Cadastre-se na nossa newsletter para receber novas receitas e ficar por dentro das novidades.
Receita completa
Bolinhos de Grão-de-Bico com Amendoim
Ingredientes
- 2 ½ xícaras (375 g) grão-de-bico cozido (escorrido)
- ½ xícara (70 g) amendoim torrado
- ½ xícara (70 g) quinoa cozida
- ¼ xícara (60 g) pasta de amendoim (natural, sem sal)
- 2 colheres (sopa) (30 ml) molho de soja (shoyu, tamari ou aminos de soja)
- 1 xícara salsinha fresca (picada)
- sal (a gosto)
Modo de Preparo
- Prepare os ingredientes: Separe e meça todos os ingredientes da receita conforme indicado na lista. Certifique-se de que a pasta de amendoim esteja bem misturada e com a consistência cremosa. Para um melhor resultado, utilize medidores-padrão de culinária.
- Preaqueça o forno e prepare a assadeira: Aqueça o forno a 180 °C. Forre uma assadeira grande com papel antiaderente.
- Processe o grão-de-bico e o amendoim: Seque bem o grão-de-bico cozido com um pano limpo ou papel toalha. Coloque no processador de alimentos junto com o amendoim torrado. Pulse algumas vezes até obter uma textura quebrada, com pequenos pedaços dos alimentos. Evite triturar demais, tomando cuidado para não é formar uma pasta.
- Prepare a massa: Transfira a mistura processada para uma tigela grande e junte a quinoa cozida, a pasta de amendoim, o molho de soja e a salsinha picada. Misture bem com as mãos, pressionando com os dedos até formar uma massa bem incorporada. Prove e ajuste os temperos, adicionando sal se achar necessário. Se a massa estiver seca ou sem liga, adicione um pouco mais de pasta de amendoim até atingir o ponto ideal.
- Modele os bolinhos: Com as mãos levemente úmidas, modele a massa em formato de bolinhos ou hambúrgueres do tamanho que preferir. Para facilitar, use uma xícara-medidora ou balança de cozinha para porcionar de forma uniforme. Se quiser, pincele azeite ou outro óleo vegetal ao redor dos bolinhos já posicionados na assadeira.
- Asse: Leve ao forno por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo para dourar por igual. Quanto mais tempo no forno, mais crocantes por fora eles ficarão. Sirva em seguida com os acompanhamentos de sua preferência.
Vídeo
Notas
©Plantte
O conteúdo e as fotografias são protegidos por direitos autorais. Compartilhar o link para esta receita é incentivado e apreciado. No entanto, a reprodução integral de receitas completas (cópia e/ou colagem) e o uso de fotografias em redes sociais ou outros sites sem permissão são estritamente proibidos.
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Algo incrível está chegando!
Em breve, uma nova maneira de ter receitas exclusivas e cardápios semanais práticos e deliciosos! Fique por dentro de tudo e aproveite conteúdos exclusivos para facilitar sua rotina na cozinha.
Cadastre-se na nossa lista de e-mails para ser avisado da novidade!
Maria Vieira says
Adorei a sua explicação do passo a passo para esta receita do hambúrguer vegano, Brunna. Já fiz hoje e todos adoraram cá em casa. Parabéns!!
Bruna says
Que bom saber disso, Maria! Muito obrigada pela mensagem!
Viviani says
Fiquei com vontade de fazer! Quais temperos posso usar no lugar do shoyu?
Bruna says
Oi Viviani. Não tem um substituto direto, mas você pode simplesmente omitir e adicionar os temperos que você gosta. Minha sugestão é tentar com páprica defumada e alho em pó, por exemplo.
Elaine says
Divinos esses hamburgers! Eu simplesmente amei! E também já fiz a pasta de amendoim🥰
Bruna says
Fico tão feliz em saber que gostou, Elaine! E que legal que você preparar a pasta de amendoim também! Adorei saber. Muito obrigada pela mensagem! 🙂
Arita Rocha Navarro says
Posso trocar a pasta de amendoim por tahine? Obrigada!
Bruna says
Pode sim! Só, claro, o sabor do hambúrguer muda. Eu gosto bastante com tahine também! 🙂
Alice says
Oi Bruna! O meu ficou quebradiço quando assou...
Fiz com a quinoa da receita de quinoa soltinha, nesse caso ela tinha de ser mais úmida?
O sabor é mesmo incrível!
Bruna says
Aaah que pena, Alice. Eu uso a quinoa cozida soltinha também, então acredito que não seja isso. Você acha que pode ter sido a textura da pasta de amendoim? O grão de bico estava bem macio? Ele tinha liga antes de assar? Que bom que mesmo assim você gostou do sabor!
Camila says
Nunca tinha pensando em combinar grão de bico com amendoim, mas desde que provei essa receita achei bom demais! Uma delícia!! Melhor hambúrguer de grão de bico que já comi. Obrigada pela receita, Bruna!
Bruna says
Que bom saber que tu gostou desse hambúrguer tanto assim, Camila! Amendoim e grão de bico combinam super bem né! 🙂 Obrigada pela mensagem e também por avaliar a receita! Abraços
Dalila says
Essa receita é incrível! O sabor fica muito maravilhoso. Eu substitui o amendoim por semente de abobora com casca porque era o que eu tinha e adoramos. Obrigada!
Bruna says
Fico super feliz em saber disso, Dalila! Obrigada pela mensagem, por avaliar a receita e também por compartilhar tua adaptação! Um abraço!
Maria Luiza Sobreira says
Podemos congelar após assado?
Bruna says
Pode sim, mas eu recomendo moldar e congelar antes de assar.