Os palitos de polenta de painço são uma delícia. Saudáveis e nutritivos, são feitos com grãos de painço descascados. Ótimos como petiscos ou aperitivos, podem também ser servidos como acompanhamento de refeições diversas.
Polenta... Quem não ama? Agora me diz uma coisa: você já experimentou Polenta de Painço? Caso a resposta seja negativa, não perca tempo e experimenta logo esta receita!
Ela é uma versão alternativa para a polenta tradicional, feita com painço no lugar do milho, e tão gostosa quanto.
- Confira também: O que é painço + como cozinhar soltinho
Onde comprar painço
O painço descascado pode ser encontrado em supermercados (normalmente na área de alimentação saudável), em empórios naturais ou lojas a granel. Clique aqui para ver uma boa opção online.
Como fazer Polenta de Painço
O modo de preparo é bem parecido com o da receita tradicional, facílima de ser feita, com a única diferença que usamos os grãos de painço descascados, e não a farinha.
A técnica usada aqui é basicamente o cozimento constante do painço até que o amido dos grãos seja quebrado e se obtenha uma textura de purê grosso (igualzinho ao da polenta feita de milho). Sem mistério algum!
Atenção: a lista de ingredientes e o modo de preparo escrito em detalhes se encontra mais abaixo.
Mais receitas com painço
Talvez o uso do painço seja novidade para você, mas ele é um cereal incrível e que pode ser usado em muitos preparos.
- Painço Cozido Soltinho
- Bolinho de Painço
- Panqueca de Coco e Painço
- Pão de Painço e Trigo Sarraceno (Sem Glúten)
Polenta de Painço em Palitos
- Tempo Total: 40 min
- Rendimento: 6 porções
Descrição
A Polenta de Painço, feita com os grãos de painço, é uma alternativa à polenta tradicional de milho. Deliciosa, nutritiva e fácil de fazer.
Ingredientes
- 1 xícara de painço cru descascado
- 4 a 6 xícaras de caldo de legumes caseiro ou água filtrada
- ¼ de xícara de levedura nutricional em flocos (opcional)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- sal a gosto
Instruções
- Aqueça o azeite em uma panela média em fogo alto. Adicione os grãos de painço descascados e reduza o fogo para médio. Toste os grãos por aproximadamente 3 minutos ou até que que eles fiquem levemente dourados. Mexa sempre para que os grãos não queimem ou não grudem na panela.
- Adicione, aos poucos, o caldo de legumes caseiro (ou a água), de meia em meia xícara. Mexa e, quando o líquido secar, adicione mais meia xícara. Continue mexendo sempre. Esse processo leva em torno de 20 minutos e, ao fim, você deverá obter uma consistência cremosa, similar a da polenta tradicional.
- Por fim, adicione a levedura nutricional em flocos e o sal a gosto. Você pode provar a mistura e ajustar os temperos conforme seu paladar.
- Distribua a massa em uma travessa (untada com papel manteiga ou plástico filme) de forma homogênea. É interessante que a altura seja de aproximadamente 2 centímetros. Cubra a travessa e coloque na geladeira por algumas horas ou durante a noite.
- Uma vez que a mistura tenha firmado na geladeira, remova da travessa e posicione-a em uma tábua de cortar. Corte no formato de sua preferência.
- Você pode comer assim, fritar ou selar em uma frigideira. Para selar, adicione um pouco de óleo em uma frigideira antiaderente e, quando ele estiver quente, posicione as polentas. Sele cada um de seus lados por aproximadamente 3 a 5 minutos.
Notas
Como conservar: sobras podem ser armazenadas em um pote fechado na geladeira por até 5 dias.
Se quiser consumir a polenta cremosa, finalize o preparo na etapa 3 e sirva em seguida.
A levedura nutricional que usamos e recomendamos é a em flocos, Caso use em pó, diminua consideravelmente a quantidade usada. Se não tiver ou não quiser usar, você pode ajustar o sabor com temperos como alho ou cebola em pó.
- Tempo de preparo: 10 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Categoria: Acompanhamentos, Lanches
- Método: Cozido
- Cozinha: Vegetariana
Deixe um comentário