Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo

O Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo é uma delícia. Saudável e leve, é uma ótima opção de lanche prático ou de café da manhã.

muffin salgado de aveia com abóbora e cogumelo

Preparos com aveia, em suas mais diversas formas, são muito comuns aqui em casa há alguns anos. Desde que publiquei a receita de Muffins de Banana com Aveia Simples, apelidado de “Bolinho Mágico” pela facilidade enorme de preparo com ingredientes simples, acessíveis e saudáveis, fiquei muito feliz com o tanto de gente que já replicou a receita e que, agora, faz semanalmente, tem sempre no congelador e compartilha com os amigos. Mas devo confessar que não foi uma surpresa, já que, desde que fiz ela pela primeira vez, o mesmo acontece aqui em casa. 🙂

muffin salgado de aveia com abóbora e cogumelo

Eis que, agora, temos uma versão salgada com a mesma proposta. É um pouco mais demorada de fazer, já que exige alguns preparos adicionais (da abóbora e também do cogumelo), mas ainda assim é super simples. E vale muito a pena! Esses muffins ficam molhadinho por dentro, mas ainda firmes. Não são do estilo fofo – eles ficam mais densos, o que eu, particularmente, adoro. E são muito saborosos.

ingredientes para fazer muffin salgado de aveia com abóbora e cogumelo

Fazer esse Muffin de Aveia Salgado é muito fácil

Tudo se dá em 3 etapas simples:

  1. Refogamos o “recheio” – cogumelo e cebola com folhas de tomilho, que deixam o sabor dos muffins mais especial.
  2. Misturamos os ingredientes da “massa”, incluindo o refogado.
  3. Assamos os muffins até ficarem firmes e dourados.

E é só isso. Você pode conferir o passo a passo da receita no vídeo abaixo, a partir do minuto 0:40. Ela também está escrita em detalhes no final do texto.

Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.

Não precisa de acompanhamentos, mas também fica ótimo com eles

Ele é ótimo por si só, sem adição de mais nada. Porém, como eu sempre tenho um pouco de Maionese de Castanha de Caju pronta na geladeira, não posso deixar de recomendar. Fica uma delícia!

E, por mais que eu tenha focado mais nesses muffins como uma opção de café da manhã ou lanche, saiba que eles também combinam muito bem com um prato de salada ou como acompanhamento de almoço ou janta. São bem versáteis.

muffin salgado de aveia com abóbora e cogumelo

Outras receitas relacionadas:

Receita de Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo

Print
clock clock icon cutlery cutlery icon flag flag icon folder folder icon instagram instagram icon pinterest pinterest icon facebook facebook icon print print icon squares squares icon

Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo


  • Author: Bruna Plantte
  • Prep Time: 15 min
  • Cook Time: 20 min
  • Total Time: 35 min
  • Yield: 6 muffins 1x

Description

O Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo é uma delícia. Saudável e leve, é uma ótima opção de lanche prático ou de café da manhã.


Scale

Ingredients

Refogado:

  • 1/2 cebola pequena picada
  • 1 xícara de cogumelos crus cortados em pequenos pedaços
  • fio de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino a gosto

Massa:


Instructions

  1. Em uma panela, adicione um fio de azeite de oliva, a cebola picada, os cogumelos, o sal, as folhas de tomilho. Refogue em fogo médio até que os ingredientes fiquem macios. Tempere com pimenta-do-reino e reserve.
  2. Preaqueça o forno a 180 graus e prepare uma forma de muffins ou cupcakes com 6 cavidades de tamanho médio. Reserve.
  3. Em uma vasilha grande, adicione o purê de abóbora, o tahine e o caldo de legumes caseiro e misture bem. Adicione, então, o fermento em pó, o sal, o alho em pó e a farinha de linhaça e misture novamente.
  4. Incorpore a aveia em flocos grossos e o refogado reservado.
  5. Distribua a massa igualmente nas 6 cavidades da forma de muffins preparada.
  6. Leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que os muffins fiquem firmes e com as bordas douradas. O tempo varia de forno para forno, então preste atenção.
  7. Espere esfriar antes de desenformar para não quebrar. Transfira para uma grade de resfriar para que os bolinhos esfriem completamente. Eles ficam mais firmes com o tempo.

Notes

Purê de abóbora: para fazer, basta assar a abóbora ou cozinhar no vapor e bater até virar um creme liso.

O tahine (pasta de gergelim) é a gordura da nossa receita e fornece um sabor característico. Você pode fazer em casa (clique no nome para ver a receita). Caso não tenha ou não queira usar, substitua por pasta de amendoim (que também combina com preparos salgados) ou qualquer outra pasta de sementes ou oleaginosas.

Farinha de linhaça: faça em casa batendo sementes de linhaça em um liquidificador, processador ou moedor de café e temperos até que fique com textura de farinha.

Para armazenar e congelar: armazene os muffins em um pote fechado na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses. Para descongelar, basta aquecer no forno ou no microondas.

  • Category: Café da Manhã, Lanche
  • Method: Assado
  • Cuisine: Vegano, Vegetariano

Keywords: muffin salgado, muffin de aveia, abóbora, cogumelos, tomilho, saudável, fácil, simples, acessível

Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.

Quer salvar a receita desse Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo para fazer mais tarde? Use o Pinterest!

Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.

muffin salgado de aveia com abóbora e cogumelo

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*