O Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo é uma delícia. Saudável e leve, é uma ótima opção de lanche prático ou de café da manhã.
Preparos com aveia, em suas mais diversas formas, são muito comuns aqui em casa há alguns anos. Desde que publiquei a receita de Muffins de Banana com Aveia Simples, apelidado de "Bolinho Mágico" pela facilidade enorme de preparo com ingredientes simples, acessíveis e saudáveis, fiquei muito feliz com o tanto de gente que já replicou a receita e que, agora, faz semanalmente, tem sempre no congelador e compartilha com os amigos. Mas devo confessar que não foi uma surpresa, já que, desde que fiz ela pela primeira vez, o mesmo acontece aqui em casa. 🙂
Eis que, agora, temos uma versão salgada com a mesma proposta. É um pouco mais demorada de fazer, já que exige alguns preparos adicionais (da abóbora e também do cogumelo), mas ainda assim é super simples. E vale muito a pena! Esses muffins ficam molhadinho por dentro, mas ainda firmes. Não são do estilo fofo - eles ficam mais densos, o que eu, particularmente, adoro. E são muito saborosos.
Fazer esse Muffin de Aveia Salgado é muito fácil
Tudo se dá em 3 etapas simples:
- Refogamos o "recheio" - cogumelo e cebola com folhas de tomilho, que deixam o sabor dos muffins mais especial.
- Misturamos os ingredientes da "massa", incluindo o refogado.
- Assamos os muffins até ficarem firmes e dourados.
E é só isso. Você pode conferir o passo a passo da receita no vídeo abaixo, a partir do minuto 0:40. Ela também está escrita em detalhes no final do texto.
Aproveite e se inscreva no canal do Plantte no Youtube clicando aqui.
Não precisa de acompanhamentos, mas também fica ótimo com eles
Ele é ótimo por si só, sem adição de mais nada. Porém, como eu sempre tenho um pouco de Maionese de Castanha de Caju pronta na geladeira, não posso deixar de recomendar. Fica uma delícia!
E, por mais que eu tenha focado mais nesses muffins como uma opção de café da manhã ou lanche, saiba que eles também combinam muito bem com um prato de salada ou como acompanhamento de almoço ou janta. São bem versáteis.
Outras receitas relacionadas:
- Muffin de Legumes
- Muffin de Grão de Bico com Batata e Tofu Defumado
- Mingau Salgado de Aveia e Lentilha Vermelha
Receita de Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo
Print📖 Receita completa
Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo
- Tempo Total: 35 min
- Rendimento: 6 muffins 1x
Descrição
O Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo é uma delícia. Saudável e leve, é uma ótima opção de lanche prático ou de café da manhã.
Ingredientes
Refogado:
- 1/2 cebola pequena picada
- 1 xícara de cogumelos crus cortados em pequenos pedaços
- fio de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco
- 1/4 de colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino a gosto
Massa:
- 1/2 xícara (130 gramas) de purê de abóbora (ver notas)
- 2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
- 1 xícara de caldo de legumes caseiro (ou água)
- 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1/4 de colher (chá) de alho em pó
- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça
- 1 xícara de aveia em flocos grossos (sem glúten se necessário)
Instruções
- Em uma panela, adicione um fio de azeite de oliva, a cebola picada, os cogumelos, o sal, as folhas de tomilho. Refogue em fogo médio até que os ingredientes fiquem macios. Tempere com pimenta-do-reino e reserve.
- Preaqueça o forno a 180 graus e prepare uma forma de muffins ou cupcakes com 6 cavidades de tamanho médio. Reserve.
- Em uma vasilha grande, adicione o purê de abóbora, o tahine e o caldo de legumes caseiro e misture bem. Adicione, então, o fermento em pó, o sal, o alho em pó e a farinha de linhaça e misture novamente.
- Incorpore a aveia em flocos grossos e o refogado reservado.
- Distribua a massa igualmente nas 6 cavidades da forma de muffins preparada.
- Leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que os muffins fiquem firmes e com as bordas douradas. O tempo varia de forno para forno, então preste atenção.
- Espere esfriar antes de desenformar para não quebrar. Transfira para uma grade de resfriar para que os bolinhos esfriem completamente. Eles ficam mais firmes com o tempo.
Notas
Purê de abóbora: para fazer, basta assar a abóbora ou cozinhar no vapor e bater até virar um creme liso.
O tahine (pasta de gergelim) é a gordura da nossa receita e fornece um sabor característico. Você pode fazer em casa (clique no nome para ver a receita). Caso não tenha ou não queira usar, substitua por pasta de amendoim (que também combina com preparos salgados) ou qualquer outra pasta de sementes ou oleaginosas.
Farinha de linhaça: faça em casa batendo sementes de linhaça em um liquidificador, processador ou moedor de café e temperos até que fique com textura de farinha.
Para armazenar e congelar: armazene os muffins em um pote fechado na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses. Para descongelar, basta aquecer no forno ou no microondas.
- Tempo de preparo: 15 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Categoria: Café da Manhã, Lanche
- Método: Assado
- Cozinha: Vegano, Vegetariano
Keywords: muffin salgado, muffin de aveia, abóbora, cogumelos, tomilho, saudável, fácil, simples, acessível
Espero que você goste da receita! Se testar, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou dela. Caso queira me mostrar uma foto dela, vou adorar ver como ficou! Nos marque no Facebook ou no Instagram @plantt.e e use a hashtag #planttereceitas.
Quer salvar a receita desse Muffin Salgado de Aveia com Abóbora e Cogumelo para fazer mais tarde? Use o Pinterest!
Para isso, basta clicar no ícone vermelho que aparece no canto da foto. Aproveite e siga o Plantte lá! Assim você não perde nenhuma atualização.
Bea
sempre tenho congelado por aqui e troco o cogumelo pelo que tem na geladeira (brócolis, espinafre, pedaços de tofu)!
★★★★★
Helena
Amei a receita!!! Porém tenho duas dúvidas:
Daria para substituir o purê de abóbora por um de batata?
A massa fica maleável ou é parecida com a de bolo?
★★★★★
Bruna
Oi Helena. Fico feliz, muito obrigada!! Pode usar batata sim. O sabor vai ficar diferente, mas é uma ótima opção para variar. Quanto à textura da massa, ela é um pouco diferente porque não usamos farinha, então fica mais líquida. Se quiser, tu pode ver a textura dela no vídeo indicado aqui na publicação. Talvez fique mais fácil, hehe. 🙂