O muffin de aveia com abóbora e cogumelos é um muffin salgado sem farinha, feito com aveia em flocos e abóbora e recheado com cogumelos. Fica bem saboroso e molhadinho. Pode ser consumido no café da manhã, como lanche ou nas refeições principais.
Preparos com aveia, em suas mais diversas formas, são muito comuns aqui em casa há alguns anos. Overnight oats variados e essa panqueca de aveia simples são os mais repetidos, mas os muffins ganham em praticidade, já que podem ser congelados para mais tarde.
Desde que publiquei a receita dos muffins de aveia e banana (que, inclusive, é uma das receitas mais famosas do Plantte), percebi que uma versão salgada precisava ser compartilhada. Estes muffins de abóbora com cogumelos têm a mesma proposta. São um pouquinho mais demorados pra fazer, pois precisamos cozinhar previamente os cogumelos, mas ainda muito simples.
É importante notar que, por não levarem farinha e usarmos aveia em flocos grossos como base, a textura dos muffins fica molhadinha e mais densa (não são muffins do estilo fofo).
Tópicos abordados no artigo
Notas sobre os ingredientes & substituições
- Aveia em flocos grossos: É a base dos muffins. Os flocos hidratam na mistura líquida e enquanto os bolinhos assam, mas permanecem com textura após o cozimento.
- Purê de abóbora: É adicionado na massa para deixá-la mais gostosa e, ao mesmo tempo, adicionar fibras e nutrientes. Para fazer, basta assar a abóbora ou cozinhar no vapor ou no micro-ondas e bater, sem a casca e as sementes, até virar um creme liso. Gosto de usar a abóbora japonesa (cabotiá).
- Cogumelos: Nesta receita, qualquer tipo de cogumelo fresco comumente vendido funciona. Particularmente, adoro usar shitake, mas paris e portobelo também são boas opções. Se for usar cogumelos shimeji, descarte sua base dura e fibrosa (meça sem ela).
- Tahine: A pasta de gergelim é a gordura da receita (não usamos outro tipo de óleo) e fornece sabor para os bolinhos. Recomendo usar tahine puro, feito apenas com sementes de gergelim e sem a adição de outros ingredientes. Eu costumo fazer tahine em casa.
- Farinha de linhaça: As sementes de linhaça trituradas absorvem umidade e ajudam a dar liga da receita. Ela também pode ser feita em casa.
- Caldo de legumes: Gosto de usar caldo de legumes caseiro como líquido da receita, pois ele fornece mais sabor para os muffins. Água filtrada pode ser usada como substituto.
- Temperos: Cebola refogada com tomilho, sal e alho em pó complementam os sabores. Você pode temperar os muffins da maneira que mais gostar, experimentando novas combinações de temperos.
- Fermento químico em pó: É usado como agente de crescimento e ajuda na estrutura.
Obs: A lista completa de ingredientes e quantidades usadas está localizada no final do artigo, em 'Receita completa'.
Passo a passo da receita com fotos
Fazer a receita de muffin é muito simples! Para assar, você vai precisar de uma forma de muffin com 6 cavidades de tamanho médio. Antes de preparar, lembre-se de preaquecer o forno em temperatura média.
- Passo 1: Prepare o recheio. Em uma panela, adicione um fio de azeite de oliva, a cebola picada, os cogumelos, o sal, as folhas de tomilho. Refogue em fogo médio até que os ingredientes fiquem macios. Tempere com pimenta-do-reino e reserve.
- Passo 2: Misture os ingredientes úmidos. Em uma vasilha grande, adicione o purê de abóbora, o tahine e o caldo de legumes caseiro e misture bem. Adicione, então, o fermento em pó, o sal, o alho em pó e a farinha de linhaça e misture novamente.
- Passo 3: Junte a aveia e o refogado. Incorpore a aveia em flocos grossos e o refogado reservado na mistura líquida preparada. Misture bem, garantindo de que todos os flocos de aveia estejam bem cobertos pelos líquidos.
- Passo 4: Asse. Distribua a massa, igualmente, nas 6 cavidades da forma preparada. Leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que os muffins fiquem firmes e com as bordas douradas.
Observação sobre o cozimento
É muito importante esperar os muffins esfriarem antes de tentar retirá-los da forma. Quando recém saídos do forno, eles ainda estão num estado delicado e podem quebrar (como acontece com muffins e bolos tradicionais). Por isso, para melhores resultados, não apresse essa etapa.
Quando você notar que eles estão mais firmes, desenforme, com cuidado. Se achar que ainda precisam de um tempo para esfriar, deixe-os por alguns minutos em uma grade de resfriamento.
Vídeo da receita
Assista ao vídeo da receita aqui (a partir do minuto 0:40) e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube para receber as últimas novidades.
Dicas adicionais
- Todos os ingredientes da receita podem ser consumidos crus. Fique à vontade para provar a massa para ver a necessidade de ajuste nos temperos.
- O ideal é fazer o purê de abóbora assada ou cozida em algum meio sem contato direto com a água, como no vapor ou no micro-ondas. Caso seu purê de abóbora esteja muito líquido, reduza a quantidade de caldo de legumes (ou água) na receita.
Armazenamento e conservação
- Guarde os muffins em um pote fechado na geladeira, por até 5 dias, ou congele, por até 3 meses.
- Para descongelar, retire do congelador no dia anterior e deixe na geladeira até o consumo. Alternativamente, você pode aquecer os muffins no forno, na air fryer ou no micro-ondas. Use a temperatura média para que dê tempo de o interior dos muffins aquecer de forma adequada, sem comprometer a parte de fora.
Sugestões de consumo e de acompanhamentos
Eu adoro ter os muffins de aveia como uma opção salgada para o meu café da manhã, mas eles também são ótimos como um lanchinho da tarde (vai bem na marmita!) ou acompanhamento de pratos principais, no almoço ou no jantar.
Experimente servir com essas receitas:
Ou sirva com folhas frescas, ou uma salada simples, para uma refeição leve.
Todas as receitas que você precisa para o seu dia a dia em um lugar só!
Encontre 150+ opções veganas e sem glúten, fáceis e saudáveis, no nosso livro digital.
Muffin de Aveia Salgado com Abóbora e Cogumelos
- Tempo Total: 40 min
- Rendimento: 6 muffins
- Dieta: Vegano
Descrição
O muffin de aveia com abóbora e cogumelos é um muffin salgado sem farinha, feito com aveia em flocos e abóbora e recheado com cogumelos. Fica bem saboroso e molhadinho. Pode ser consumido no café da manhã, como lanche ou nas refeições principais.
Ingredientes
Refogado:
- ½ cebola pequena picada
- 1 xícara de cogumelos crus cortados em pequenos pedaços
- fio de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco
- ¼ de colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino a gosto
Massa:
- ½ xícara (130 g) de purê de abóbora
- 2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
- 1 xícara de caldo de legumes caseiro
- ½ colher (chá) de fermento químico em pó
- ¼ de colher (chá) de sal
- ¼ de colher (chá) de alho em pó
- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça
- 1 xícara de aveia em flocos grossos
Instruções
- Em uma panela, adicione um fio de azeite de oliva, a cebola picada, os cogumelos, o sal, as folhas de tomilho. Refogue em fogo médio até que os ingredientes fiquem macios. Tempere com pimenta-do-reino e reserve.
- Preaqueça o forno a 180 graus e prepare uma forma de muffins com 6 cavidades de tamanho médio. Reserve.
- Em uma vasilha grande, adicione o purê de abóbora, o tahine e o caldo de legumes caseiro e misture bem. Adicione, então, o fermento em pó, o sal, o alho em pó e a farinha de linhaça e misture novamente.
- Incorpore a aveia em flocos grossos e o refogado reservado.
- Distribua a massa, igualmente, nas 6 cavidades da forma preparada.
- Leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que os muffins fiquem firmes e com as bordas douradas. Espere esfriarem antes de desenformar para não quebrarem. Transfira para uma grade de resfriar para que os bolinhos esfriem completamente. Eles ficam mais firmes com o tempo.
Notas
Informações adicionais, como notas sobre os ingredientes e possíveis substituições, detalhes do passo a passo, armazenamento, sugestões para consumo ou variação da receita, são fornecidas no artigo completo que acompanha a receita.
- Tempo de preparo: 15 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Categoria: Muffins
- Método: Assado
- Cozinha: Vegetariano
Experimentou a receita? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Vou adorar saber o que você achou! Avalie a receita e deixe um comentário contando como ficou. Seu feedback é muito importante.
Não se esqueça de acompanhar o Plantte no YouTube, no Instagram, no TikTok, no Facebook e no Pinterest. Você também pode se inscrever na nossa lista de e-mail para não perder nenhum conteúdo novo!
Receitas relacionadas
Procurando mais receitas como essa? Experimente também:
Bea says
sempre tenho congelado por aqui e troco o cogumelo pelo que tem na geladeira (brócolis, espinafre, pedaços de tofu)!
Helena says
Amei a receita!!! Porém tenho duas dúvidas:
Daria para substituir o purê de abóbora por um de batata?
A massa fica maleável ou é parecida com a de bolo?
Bruna says
Oi Helena. Fico feliz, muito obrigada!! Pode usar batata sim. O sabor vai ficar diferente, mas é uma ótima opção para variar. Quanto à textura da massa, ela é um pouco diferente porque não usamos farinha, então fica mais líquida. Se quiser, tu pode ver a textura dela no vídeo indicado aqui na publicação. Talvez fique mais fácil, hehe. 🙂